quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PERDEDOR? (de Haroldo Brandão)




(ao som de "Ripples" do Gênesis, com Phil Collins no vocal. Vinil " A trick of the tail")

Feito um perdedor te deixei na tua casa e segui rumo ao Mauro, a turma estava lá, era quase uma da manhã, cedo para os meus padrões, me receberam alegremente (não no sentido gay), tiramos fotos e em seguida me isolei em uma cadeira ao ar livre, na parte do asfalto, acabrunhado pensei: perdeu campeão. Pedi uma long neck daí, as fotos ("inédito: Harold tomando cerveja? vamos registrar") click do Maurício, click do Matias Lemos, pose com Salvatore, Fábio Castro e Bud, cerveja pra turma, então me isolei de novo, um punk pediu para eu pagar uma cerveja, o atendi e despachei, só queria ficar sozinho com meus secretos segredos. Pedi a segunda long neck, fui ao balcão, me distraí com a Lu e  eram duas horas quando adentrei no apê. Boa noite querida! As cervejas me relaxaram e eu estava em meu habitat, em mi casa, foi deitar e bateu a energia, corpos se encostaram, fizemos um belo sexo, o bastante para chegarmos ao orgasmo, antes de desmaiar pensei: "que ironia". Foi aí que o grilo bateu: por quê?

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sobre Ausências. (De ReNê Romana)


Sou mais que carne, ossos, veias, unhas, sexo.
Sou feita de ausências...
Ausência pontuda, as vezes longas e doloridas.
Minha extensão é toda espinhos rompendo a pele
Vindos dos meus escombros, debaixo da alma.
Não há calma, sempre taquicardia.
Nunca é dia, ninguém se aproxima
Do breu, da noite que me tornei.
Me arrasto no movimento quase intangível dos meus passos,sobre o chão liso demais, das faltas mais fundas.
Dentro da minha noite aguda todos dormem pra sempre,
Mudam de posição, sofrem seus espasmos noturnos,
Sonham descaradamente.
Diante de meus olhos insones.
Diante da minha fome
Da minha estranha arquitetura,
Chamas, incêndio, sirenes...
E aqui no peito a solidão, e lá fora só o silêncio!

(somente um texto que me leva a um tempo de estio, ou texto sobre a solidão noturna, poderia ser também"um achado pelas gavetas das memórias esquecidas".)

Carta para um velho safado ( de ReNê Romana)


Prezado Charles,

Escrevo-te porque me preocupo contigo. 
Mentira. Escrevo-te porque preocupo-me comigo e sinto por ti um desprezo que me incomoda mas me atrai. Mal nos conhecemos, já li algumas coisas suas. Gosto, mas não muito. Confesso que isso tudo pode estar alojado em um violento asco pela maneira como você se refere às mulheres, mas acho que compreendo tal necessidade. Fato é que me parece apelativo esse seu caminho escatológico de lidar com a vida, com o amor e o sexo (Aliás, acreditas no amor?). Você parece fazer questão de expressar as palavras mais grotescas e chulas, achando que isso o torna um pessimista profundo? Desculpe, mas a mim não convence. Acho que você não sofre como faz parecer que sofre. Por exemplo, se eu escrever, no meio dessa minha carta, um "Hank, seu grande filho da puta. Por que não podes suportar me comer direito?"
todo mundo olharia diretamente para essa frase e interessar-se-ia por essa carta pelo simples fato de ver uma palavra suja, e consequentemente achar que algo desse teor estaria envolvido nela. As pessoas precisam que alguém extravase no lugar delas não é mesmo? Talvez você me ache uma romântica idealista e boba, e que meus textos cativam mulheres solitárias e mal amadas, apenas. Até pode ser. Eu sou uma solitária. Se não fosse, porque diabos estaria eu escrevendo uma carta a alguém que eu supostamente desprezo? Às vezes tenho pena de mim, ao contrário do que transpareço em minhas ultimas entrevistas na TV. Talvez não sejamos tão diferentes, afinal. Eu, fingindo uma profundidade atrás dessa rudeza e pequeneza feminina, e tu fingindo boemia e transgressão atrás dessa insegurança masculina.

A verdade é que hoje percebo que existem os homens, as mulheres e os escritores. Talvez a gente não tenha as habilidades normais das pessoas para nos relacionar. Eu não descobri o mundo através de uma barata como minha personagem Joana, e você, velho safado, não me parece ter comido tantas bundas como escreves. Somos mentirosos muito bem sucedidos, não lhe parece? E as pessoas nos adoram por acharem que somos verdadeiros e expressamos desejos que são ocultos em todos e que todos gostariam de colocar em palavras. 

Não sei, Buk (permita-me tal intimidade. Comecei essa carta para achincalhar-te e agora tenho em ti um rápido amigo) mas talvez meu sentimento de desprezo por ti esteja me atrapalhando e fazendo com que eu esteja te desrespeitando. Mas acho que isso não te preocupa nem um pouco, certo? Talvez eu precise fazer as mulheres me amarem, ao passo que tu necessita fazer com que elas te odeiem. Somos farsantes solitários.

Paro por aqui desculpando-me pelo desabafo, e agora não mais secretamente desejando que um dia quem sabe ainda possamos nos sentar juntos, depois de uma noite de amor, fumando um cigarro e tomando um bom whisky, para que tu me digas quem sou eu em teus olhos e me ensine um pouco mais sobre nossos podres todos.

Clarice. 







Sem mais delongas, um achado nas minhas "viagens" pela internet!!

Tão surreal que nem fiz questão de ver a veracidade, visto que lemos por ai tantas baboseiras que alguém supostamente registra como se fosse obra da grande Clarice Lispector, mas ao ler essa "Carta para um velho safado" não tenho dúvidas que só uma mente tão linda quanto a de Clarice poderia ousar, e quem em sã consciência não gostaria de escrever o mesmo ao grande Bukowski??

(ando meio desligada e sem inspirações, mas em breve apareço com meus escritos por essas bandas, sinceramente aqui no meu território emocional as coisas estão meio nubladas, e a lua não apareceu pra me trazer inspirações pelas madrugadas. Em breve numa esquina qualquer eu ressuscitarei e me encontrarei com meu lado notívaga e encantada de ver  a vida.)

sábado, 24 de novembro de 2012

A PEGADINHA DE DEUS E A PELEJA DOS ANJOS (de Bosco Silva)



DEUS, MAIS UMA VEZ, HAVIA DECIDIDO DESTRUIR O MUNDO, argumentando que o mundo não tinha mais jeito, que tinha se entregado a mais extrema maldade e a todas as formas de pecado; chamou então dois anjos a fim de concretizar sua vontade. Porém estes intercederam a favor dos homens, dizendo a Deus que nem tudo estava perdido. Deus então lhes propôs um desafio: se em mil anos, encontrassem um único homem santo, que pudesse ser convencido por eles de sua santidade, o mundo, então, seria por Deus poupado e pertenceria aos dois anjos; do contrário, que fosse por eles, imediatamente, destruído.
E após aceitarem o desafio, os dois anjos, desconfiados da proposta de Deus, puseram a conversar entre si, no alto de uma nuvem, bem longe dos ouvidos do Todo-Poderoso:
- Bem que Deus em vez de se preocupar com o mundo poderia deixá-lo logo para nós. Teríamos então alguns bons lugares para passarmos alguns anos calmos de férias, hein?
- Calmos?! Não sei não, lembre-se que é a Terra, a coisa lá embaixo não está tão calma assim. Talvez fosse melhor outro planeta; quem sabe, com menos gente.
- Mas gosto da Terra, com todas essas mulheres gostosas vestidas de freiras, são minhas preferidas; sabe como é, me amarro em mulheres discretas e de uniformes.
- Sim, mas você sabe como é Deus: você acha que Ele irá perder a chance de ter mais gente para bajulá-Lo. Com certeza irá destruir este velho mundo e criar um novo mundo com muito mais gente pronta a cultuá-Lo sem a menor crítica, como sempre fez; porque você sabe, Deus gosta bem mais de destrui-lo do que consertá-lo: não tem muita paciência mesmo. Lembre-se do dilúvio e de Sodoma e Gomorra.
- É. E, se Ele quer mesmo ser mais cultuado, então para isso terá que diminuir ainda mais a inteligência que deu ao homem.
- Eles já possuem tão pouco.
- Você sabe que Deus odeia uma crítica.
- Sei, Ele possui um ego infinito.
- Mas são mil anos. E convencer alguém santo de sua santidade parece ser tarefa fácil – disse o otimista anjo Rafael.
- Sim, mas você também sabe como são os homens: será difícil encontrar alguém santo neste mundo cheio de maldades e pecados sem fim de hoje, com toda essa música que chamam de funk e essas mulheres-frutas e todas essas periguetes também, Rafael – comentou o exigente anjo Gabriel, olhando o povo do alto.
- E não esqueça também dessa tal de internet.  
- Claro, um verdadeiro portal pro inferno.
- Mas será que não encontraremos unzinho sequer?
- Sei não – disse o desconfiado anjo Gabriel.
- Notei algo de estranho na proposta de Deus, Ele me pareceu tão seguro!
- Sim. Lembro-me de tê-lo visto assim apenas na idade média, quando foi defendido por São Tomás de Aquino.
- Também pudera com aquele livro de mais de mil páginas dele; todos concordavam com ele, só por que não tinham saco de lê-lo por inteiro.
- Não esqueça também da Inquisição.
E após o anjo Rafael balançar a cabeça em afirmativo, disse:
- Bem, Gabriel, apesar do ego infinito do Todo-Poderoso, Ele não é tão bobo assim.
- É. Mas também pudera com todos esses milhares de teólogos a defendê-Lo!
- O que Deus estará aprontando, hein Rafael? O que Ele estará aprontando agora? – ficaram a pensar os anjos Gabriel e Rafael com expressão de dúvida em seus rostos.



Puseram-se então a examinar, anos após anos, décadas após décadas, séculos após séculos, atos sinceros de bondade, que pudessem definir alguém como santo, porém, após todos estes anos, nem um ato sequer de bondade havia sido, por eles, encontrado. Até que uma noite, desanimados, ao passarem por uma rua, viram um carro chocar-se a um poste, e três pessoas correrem em direção ao veículo, despertando assim a atenção de ambos:
- Veja Gabriel, ainda há bondade nos corações dos homens. Veja quantos estão indo ajudar! – exclamou Rafael.
- Bem, não tomemos decisões precipitadas, Rafael. Vejamos o que isso dará – respondeu o precavido anjo Gabriel.
Os três homens chegaram ao carro destroçado, carregaram o motorista sangrando para fora do veículo, e um pôs-se a vasculhar seus bolsos, enquanto os outros entravam no veículo.
Rafael, sempre otimista, comentava: “Isso, isso, isso, procurem por seu endereço e telefone, sua família precisa ser avisada”. Calando-se, em seguida, para ouvir seus diálogos.
- E aí, encontraram algo? – disse o sujeito ao lado do motorista aos dois homens que haviam acabado de sair do carro.
- Sim, um celular e o aparelho de som – respondeu um deles, com os objetos nas mãos.
“Aparelho de som?” – repetiu o anjo Rafael, já desconfiado, mudando imediatamente sua expressão de alegria para perplexidade.
- E você? – perguntou um dos homens que havia saído do carro.
Nesse momento, o homem que havia vasculhado os bolsos do condutor do veículo pôs-se a mostrar a carteira que havia encontrado nos bolsos do motorista, com gestos de alegria, gestos que aumentaram muito mais quando o sujeito mostrou o bolo de dinheiro que havia na carteira daquele. Em seguida, após um deles tirar, ainda, os sapatos da vítima, foram embora deixando o motorista do veículo em frangalhos, sangrando muito. Dizendo, entre si:
- Que noite de sorte, hein?
- E como!
“Hei, hei, voltem aqui, ele precisa de ajuda” – gritou Rafael, um grito inútil de quem não poderia ser ouvido.
- Tá vendo, Rafael, não lhe disse: a bondade parece ser rara entre os homens.
- Sim, mas ainda não percamos a esperança neles, Gabriel – disse Rafael com um grande brilho no olhar. - Há de encontrarmos um homem santo.
- Não temos toda a eternidade para isso, Rafael – respondeu-lhe o anjo Gabriel com ironia.
Ao passarem por um bar, viram um homem bêbado caído ao chão, e ficaram a examinar o ambiente.
- Vamos, vamos embora – sugeriu Gabriel. - Parece-me que aqui não encontraremos um ato de bondade.
- Calma, aguardemos. A bondade pode estar onde menos esperamos – disse Rafael, sempre complacente.
Minutos depois, um homem sóbrio levantou o bêbado do chão, e o pôs em uma cadeira.
- Veja! – exclamou Rafael com alegria –, encontramos, finalmente, um homem virtuoso.
- Calma Rafael, aguardemos, aguardemos... – disse Gabriel com o semblante sério.


Após alguns minutos, o bêbado, pouco a pouco, se pôs a inclinar-se na cadeira, até que finalmente caiu desta, indo com sua testa de encontro a uma tampa de cerveja que estava no chão, que lhe levou imediatamente à morte.
- Tá vendo, Rafael, o que sempre lhe digo: os homens sempre fazem o mal, até mesmo quando não querem – disse o sempre desconfiado anjo Gabriel, vendo a alma do bêbado desprender-se de seu corpo e maldizer aquele que lhe tinha ajudado.
- Sim, mas o gesto teve como origem um ato de bondade, de proteção.
- E o que adiantou se tal ato teve a morte como fim? Não teria sido melhor se ele tivesse continuado no chão?
- Sim, mas o que valeu foi a intenção.
- Para quê? Para levar-lhe a um caixão frio?
- Tomemos apenas sua intenção, Gabriel, apenas sua intenção – intercedeu o anjo Rafael em favor dos homens. - Ele jamais poderia prever seu ato.
- Então de que vale a eles a bondade, se não podem prever as consequências de seus próprios atos?
- Sei que bondade sem conhecimento não é nada, mas...
- Ora, ora, Rafael, não seja exageradamente otimista com eles; além de tudo, você viu que o bêbado só foi erguido por que impedia a passagem.
O anjo Rafael calou-se tristemente e, desapontado, seguiu com Gabriel até a frente de uma igreja. Lá, viram um homem jogar esmolas a um mendigo.
- Finalmente, um ato de bondade – comentou Gabriel, pela primeira vez otimista.
- Eu não seria tão otimista assim – disse Rafael, surpreendentemente, em um tom pessimista.
- Por quê? – inqueriu imediatamente um perplexo Gabriel.
- Porque não creio que seja virtuoso quem pratica o bem visando apenas o bem de si próprio.
- Como assim?
- Ora Gabriel, não há virtude em fazer o bem visando as delícias de um paraíso, assim como também não há virtude em deixar de cometer um crime por medo do castigo.
Gabriel ficou, por alguns instantes, pensativo, até que um diálogo chamou-lhes a atenção.
Um jovem pôs-se a discutir com o religioso que havia a pouco dado esmolas ao mendigo, dizia-se ser um ateu convicto. E quando o mendigo, sujo e assustado, escorregou a seus pés, este imediatamente levantou-o.
O anjo Gabriel, então, gritou: ”Eis nosso santo!”.
- Ele é um ateu, Gabriel!
- Claro, pois apenas um bondoso ateu poderia exercer a bondade pura: veja, ele nada tem a ganhar, nem paraíso ou favor de Deus.
E completou:
- É como sempre dizes, Rafael, “a bondade pode está onde menos se espera”.
Gabriel e Rafael, como pedia a proposta de Deus, tentaram várias vezes convencer o ateu de sua santidade, mas o que, a princípio, lhes parecia fácil demonstrou-se terrivelmente difícil, pois aquele, como era de se esperar, jamais acreditou neles.
- Sabia que haveria alguma sacanagem de Deus por trás de tudo isso – comentou Gabriel, enquanto Deus, bem longe dali, se pôs a rir, abafando o riso com as mãos.   
- É, Ele sabia que um homem santo só poderia ser um ateu.
- Sim, e que seria impossível convencê-lo de sua santidade também.
E assim, não tendo alternativa, os anjos tiveram, finalmente, que destruir o mundo.


BUUUUUMMMMM!!!



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

JANELAS DISCRETAS Nº 16 (de Marcos Salvatore)

Nada descreve o horror de Ageu Pazoud e o meu quando passamos pelo Portal, ontem à noite, e nos deparamos com os inéditos tambores evangélicos do espaço, furibundos em roda de desejo operário. Os bigodes peruanos da Tiazinha me desidratavam de desejo insuspeito: - "Voouu reezaar poor vooêê. Quaal éé´oo seeuu noomee?". Não passava uma agulha. Ruim era o medo de nos cercarem e gritarem: - "Pega". O Ageu tentava não gaguejar na esperança de convencer um garotinho inquisidor que insistia nebulosamente que ele aceitasse Jesus mais uma vez "só pra conferir se era verdade". Antes de sairmos correndo dali, a Tia pergunta o meu nome com a voz mais rouca, queria rezar muito por mim, mas só tenho culhão de responder: - "É Zenaldo".

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JANELAS DISCRETAS Nº 15 (de Marcos Salvatore)


O cadáver deixado para trás, pelo marido, ou amante, estava intacto. Quando chegamos ao necrotério pude notar uma certa alegria faunesca nos olhos dos médicos-legistas. Realmente ouvi o seguinte cochicho:
- Hoje tem “janta”.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FRESTAS INDISCRETAS Nº 5 (de Haroldo Brandão)


O relógio, o tempo
A vida é o que acontece
Enquanto tu fazes alguma coisa:
Olhar na fresta por exemplo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"AGORA, QUE TAL SEM AS DENTADURAS, HEIN?" (de Bosco Silva)



NAQUELA MANHÃ, ELE HAVIA ACORDADO, como todos os dias, no mesmo horário de sempre, porém um sentimento estranho de saudade lhe havia tomado a alma, que fez com que este ficasse alguns minutos a mais deitado na cama a reclamar da vida. Paulo, por fim, resolveu levantar-se; coçou as nádegas com os dedos; soltou gases que haviam se acumulado durante a noite, e foi para o banheiro.
Ao olhar-se no espelho, pôde ver, surpreso, centenas de cabelos brancos que despontavam de sua farta cabeleira. Cabelos que até pouco tempo não haviam aparecido, ou que Paulo se recusava em vê-los. Sentiu-se estranho. Recusava-se em acreditar que aquele em sua frente era ele mesmo. Sentia-se velho, ultrapassado. Paulo pensou então em sua idade: tinha 43 anos. Sim, era ele mesmo que estava em sua frente, não podia mentir, nem fugir de si mesmo.
Pôs-se então a pensar em sua juventude. Lembrou-se que quando era jovem, tinha verdadeira tara por mulheres mais velhas, bem mais velhas que ele. Quando tinha quinze, sonhava em ser chupado por alguém de trinta; quando tinha vinte, queria que alguém de quarenta lambesse suas bolas, e assim por diante. O que iria desejar agora? Pensou indignado consigo.
Contudo, o sentimento de saudade continuava forte nele. Pôs-se então a assoviar músicas que ouvia quando tinha vinte anos, enquanto tomava banho. Em seguida, pensou em suas namoradas de outrora, onde andariam elas? Deviam estar todas casadas e velhas como ele, com suas rugas e seus seios caídos.
Paulo vestiu-se depressa para o trabalho. Fechou a porta de casa, e pôs-se a andar na rua, enquanto continuava a assoviar as músicas de outrora, até que ao passar enfrente de um asilo de idosos teve uma ideia. Tomou coragem e entrou. E, minutos depois, se estivéssemos lá, poderíamos ouvi-lo, ofegante, a dizer:
- Agora, que tal sem as dentaduras?
Paulo havia, finalmente, descoberto um modo de voltar a juventude!!! 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

UM CASAL BEM DIFERENTE (por Bosco Silva)




Sempre me surpreendeu o poder da literatura: a capacidade que ela possui de antecipar situações reais, de lidar com questões éticas que só existirão realmente em um futuro longínquo (vide a Ficção Científica de um Júlio Verne ou um Isaac Asimov). E quando a realidade condiz com um texto que foi feito independente desta, é simplesmente maravilhoso. Veja, por exemplo, o caso, abaixo, de Katie Hill e Arien Andrews e compare com o final de um conto que eu já havia postado no BORNAL: A Lésbica.

KATIE E ARIEN: Um Casal Bem Diferente*

Katie Hill e seu namorado Arin Andrews formam um casal como qualquer outro, mas existe uma diferença bem interessante.
Katie passou 15 dos seus 18 anos como Lucas – e Arin nasceu uma menina chamada Esmerald. Após tratamento para mudança de sexo, o casal de Oklahoma (EUA) se conheceu e engatou um namoro.



De acordo com o Daily Mail, Katie iniciou um tratamento hormonal para desenvolver seios naturais sem precisar de implantes de silicone. 
Um doador anônimo ficou tão tocado por sua história que pagou US$ 40 mil para custear sua mudança de sexo quatro dias antes do seu aniversário de 18 anos, em 16 de maio de 2012.
“Mesmo quando tinha 3 anos de idade, eu sabia que, no fundo, eu queria ser uma menina. Tudo o que eu queria era brincar com bonecas. Eu odiava meu corpo de menino e numa me senti bem nele”, disse Katie.


Na esquerda, Emerald Andrews antes de se transformar em Arin e, na direita, Lucas Colina, com cinco anos, antes de se tornar Katie.


Arin teve uma experiência semelhante e diz que existia um menino dentro dele desde o primeiro dia de escola, com cinco anos.
“Os professores separavam os meninos das meninas. Não entendia por que me colocaram entre as meninas”, disse ele. 
Sua mãe arcou com o tratamento de testosterona e prometeu ajudá-lo a pagar uma cirurgia de remoção de mama se ele conseguisse levantar metade do dinheiro. 
Como ainda não conseguiu, Arin esconde os seios com cintas.
Depois de sofrer preconceito, Arin percebeu que não estava sozinho, depois de ler sobre a mudança de sexo de Katir através de um jornal local.
O casal se conheceu num grupo de de apoio para transexuais e começaram a namorar.
Agora, o casal está falando sobre suas experiências na tentativa de ajudar a aumentar a concientização sobre as questões que envolvem mudança de sexo.


“Somos perfeitos um para o outro, porque sofremos os mesmos problemas”, encerrou Katie.

* FONTE: http://comunidademib.blogspot.com.br

O CONTO:
A LÉSBICA
(UM CONTO AO MODO DO MARQUÊS DE SADE)

O rico e libertino Senhor de Mirvel, como a maioria dos homens, se orgulhava muitíssimo de sua virilidade, de sua imensa pica e de gozar feito um cavalo. Gabava-se também de ter passado noites inteiras fornicando com dezenas de mulheres, nos lugares mais inacreditáveis possíveis: estábulos, cemitérios, asilos, hospitais, hospícios e, claro, igrejas. Havia nisso, certamente, um gosto pelo perigo; e para ele, o perigo e o diferente, eram poderosos afrodisíacos.

Dizia-se ter fornicado com todos os tipos de mulheres, todas as formas modelares de vaginas e bundas. Porém, de todas as mulheres, uma parecia não ligar para seus encantos. Era a bela lésbica Juliette, que se trajava feito um homem.

Juliette era uma mulher de espírito independente, incapaz de trair seus desejos por valores sórdidos, econômicos ou mesquinhos. O que, certamente, mais o provocava, pois mesmo sua imensa riqueza não tinha nenhum poder sobre ela.

Com o passar do tempo, Juliette, tornou-se uma espécie de desafio, não apenas para ele, mas também para outros homens, o que, certamente, mais os excitavam ao vê-la passar pelas estreitas ruas de Paris; onde muitos homens ao ver sua beleza feminina sob trajes masculinos, ao passar, comentavam, com a mão em seus órgãos genitais, que isso se devia ao fato desta nunca ter sido penetrada por uma verdadeira pica, como as que estes supostamente possuíam; e entre eles estava o Sr. de Mirvel, que duvidava de tanta feminilidade, pois imaginava-a como um homem com um rosto e corpo femininos, que possuiria um pequeníssimo membro, como aqueles homens afeminados, que ele tanto odiava, que abundavam nos bordéis da cidade.

Curioso para saber como era o corpo de tal moça, seguiu-a inúmeras vezes, pelas redondezas que cercavam a cidade, em busca de um momento propício para desvendar tal mistério; porém, sem nunca conseguir. Até que, casualmente, ao passar de cavalo à beira de um rio, em meio a densas folhagens de árvores que abundavam em tal lugar, avistou, o que para ele era a mulher com o corpo mais belo que tinha visto, com as mais belas pernas, cintura, bunda e vagina que jamais havia visto em outra mulher. E esta ao virar, percebeu, então, ele, que era Juliette, despida de toda sua indumentária masculina.

Isto foi o bastante para que sua simples curiosidade tornar-se em obsessão. E, imediatamente, pôs-se a arquitetar um plano, para usufruir de tão belo corpo. Contratou, então, três homens para agarrá-la, encapuzá-la e despi-la, enquanto o poderoso Senhor de Mirvel pode-se estuprá-la.

Contudo, quando tudo estava pronto, com os homens prontos a agarrá-la, em mais um banho na doce água do rio, eis que nosso personagem, motivado por pensamentos que não devem ser tão constantes em víboras como estas, que inundam a humanidade com maldades sem fim, desiste de pensamentos tão atrozes; surpreendendo seus homens com socos e pontapés, expulsando-os aos gritos do lugar.

Sem sabermos se isto deveu-se a pensamentos premeditados ou a uma explosão de ira por ato de justiça momentânea, que o teria atacado, o certo é que Juliette agradeceu aquele que supostamente a teria salvo de tão humilhante ato, com abraços com seu corpo ainda nu. E ao apalpá-la e sentir seus seios nus sobre seu corpo, Mirvel pôde sentir o corpo que tanto desejava de um modo que jamais havia obtido com outra mulher: com sinceridade, carinho e gratidão. O que o fez mudar imediatamente seus interesses para com ela. Mirvel passou a olhá-la com outros olhos, não mais apenas com os olhos do desejo, mas com um misto de sentimentos que jamais havia sentido, não apenas por uma mulher, mas por qualquer outro ser: Mirvel passou a amá-la.

Juliette, por seu lado, passou também a tratá-lo de modo diferente, não mais com a indiferença de antes, mas com a gratidão de quem lhe devesse algo.

Mirvel passou a tentar ajudá-la, não apenas de forma econômica, que Juliette rejeitava, mas também de forma moral, defendendo-a perante aos que a criticavam; tanto, que muitos passaram a desconfiar de tão repentina demonstração de carinho; correndo o boato que Mirvel estava a amá-la.

Juliette, como prova de carinho, retribuiu-lhe os favores que tanto se acumulavam, entregando-se como amante, como alguém que lhe paga uma dívida.

Mirvel passou a não ser mais o mesmo, deixou de freqüentar os bordéis da cidade; de se encontrar com mulheres em seus encontros notívagos em seu quarto, ou nos cantos mais inconvenientes possíveis, que ele tanto se orgulhava.

Boatos se alastraram pela cidade, sobre sua nova amante; ao mesmo tempo que estranhos pensamentos passaram atormentá-lo: duvidou de sua própria masculinidade, pois o que o teria atraído em Juliette: sua impetuosa personalidade, ou sua imagem em trajes masculinos? Questões que se juntaram à impossibilidade de Juliette torna-se uma verdadeira amante, pois esta sempre lhe veria como um homem.

E disposto a resolver isso tudo, num ato súbito, apanhou um facão e pôs-se a mutilar-se, cortando seu pênis sob um terrível ataque de fúria; e, como um Van Gogh castrado, ofertou-o a sua amante...

E desde esse dia passaram a viver juntos, ela sob suas costumeiras roupas masculinas, e ele confortavelmente em seus belos trajes femininos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A PROMESSA



Poucas são as coisas tão valiosas quanto a amizade. Mantê-la é uma grande virtude. E realizar suas promessas é a maior expressão desta, pelo menos para os mais virtuosos. E alguns levam isso tão ao pé da letra, que a levam mesmo para o túmulo, como a história que vou lhes contar.
Quando jovens três amigas eram inseparáveis, sempre juntas estavam. Não apenas nos momentos alegres, felizes, como também nos mais tristes. Desde a infância foram, assim, unidas. Dividiam segredos, dos mais íntimos. Promessas sempre eram cumpridas. Ao ponto de fazerem a maior de todas elas: “Que a primeira a morrer venha dizer as outras onde está, se no céu ou no inferno.”
Os anos se seguiram, adultas se tornaram. E os afazeres da vida mantiveram-nas distanciadas. Tanto que entre si perderam o contato. E com a idade as memórias, enfim, se desbotaram. Mas não o suficiente...
Quando a primeira morreu, imediatamente, uma das amigas foi ao seu velório desfazer o trato. E ao ouvido da morta, disse:
Amiga querida, desfaço o trato, deixe que eu própria saiba do seu paradeiro após minha morte.
A segunda ao receber a notícia da morte de sua amiga, instantaneamente lembrou-se de seus anos de infância, e da maior de todas as suas promessas. Mas já era tarde...
Um dia, em uma noite das mais solitárias, sob a luz de vela, em meio a um silêncio sepulcral, ouviu passos em direção ao seu quarto. A casa estava fechada, como de costume, com a única chave em seu quarto. Seus filhos moravam em outra cidade. Seu marido se ausentara de casa, sem levar nenhuma das chaves.
Os passos seguiram-se em direção a porta do quarto. Com medo, pôs-se de baixo dos lençóis. Seu medo aumentou ao perceber que os passos não eram familiares. A porta, pouco a pouco, foi abrindo, demonstrando tal ato pelo ranger das dobradiças. Um vento frio inundou o quarto nesse instante, acompanhado de intensos calafrios, e de uma voz que lhe sussurrou ao pé do ouvido:
“Não posso lhe contar onde estou, mas posso lhe dizer que onde estou é assim...”
E o vento apagou a chama da única vela que estava no quarto. Inundando o quarto com uma escuridão inominável.

Gostou? Então comente.

sábado, 10 de novembro de 2012

9 DÚVIDAS SOBRE CHICO XAVIER (de Bosco Silva)



Sendo o BORNAL um blog que se dedica não apenas a literatura mas também a assuntos variados e polêmicos, e que tal versatilidade é seu principal atrativo, trago aqui algumas questões levantadas após a leitura do livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior (resenhado por mim neste blog), que julgo serem oportunas para se conhecer melhor e trazer uma visão mais humana sobre esta figura controvertida, amada por muitos e eleita, recentemente, como o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, visão que, muitas vezes, é tolhida em nome do mito de um homem infalível.
São nove questões, apenas para impor um limite:

CONTRADIÇÕES DE CHICO
1. Numa noite, conta o livro As Vidas de Chico Xavier, Chico sentia muita dor proveniente de seu olho doente, pediu então ajuda ao seu guia espiritual Emmanuel. Este apareceu e lhe disse:
“- Sua condição não exonera você da necessidade de lutar e sofrer, em seu próprio benefício, como acontece às outras criaturas.”
Por meio deste e de vários ensinamentos de seu guia - nos informa ainda sua biografia -, “em pouco tempo, Chico definiria a ‘enfermidade’ como a melhor ‘enfermeira’, agradeceria a Deus por suas dores e abençoaria o sofrimento como forma de evolução, uma maneira de resgatar dívidas de encarnações anteriores e de compensar escorregões da temporada atual”.
A pergunta então que surge é: Se para Chico o sofrimento era, de fato, tão importante como “uma maneira de resgatar dívidas de encarnações anteriores”, uma regra que, dentro de sua crença, vale para “outras criaturas” também, por que então ele se aplicava com tanto afinco em diminuir o sofrimento dos mais necessitados, se é justamente por meio deste que os espíritos evoluem? Não seria um erro tal ato? Não estaria ele sendo infiel a suas próprias crenças, impedindo que outros pudessem evoluir também?
Há uma boa explicação para tal contradição, ela se encontra na mistura entre reencarnação e cristianismo que em parte é a religião espírita.
A reencarnação é guiada por uma ideia fundamental que assim como esta é também estranha à religião cristã: a lei do karma. Esta é muitas vezes ilustrada por seus partidários pela afirmação de que toda ação tem uma reação, ou em outras palavras, todo ato feito em uma encarnação terá consequências na encarnação seguinte. Desse modo, um ato ruim feito em uma encarnação anterior terá um efeito ruim na seguinte, como forma de aprendizado. Assim esta ideia serve para explicar, por exemplo, por que muitos têm pouco dinheiro enquanto outros possuem bastante, por que alguns sofrem enquanto outros são felizes, por que alguns morrem jovens enquanto outros morrem com idade avançada, etc. Na Índia, país sem influencia da religião cristã, esta ideia é levada ao pé da letra, o que gerou as castas, espécie de classes sociais em que a sociedade indiana é dividida. Quem nasce, por exemplo, em uma casta inferior, pobre, miserável, nasceu nela por merecer, está pagando karma, está sendo castigado por falhas de outras encarnações, por isso o indivíduo não deve ser ajudado. Ao misturar esta crença com a crença cristã da caridade, que afirma a necessidade de ajuda mútua, a compaixão entre os indivíduos, surge a contradição de Chico Xavier. Uma contradição que é proveniente não apenas dele mas principalmente da doutrina que professava.

2. No final da década de 60, Chico adquiriu um tumor na próstata. A cirurgia tornava-se inevitável. “Zé Arigó, o médium que incorporava o Dr. Fritz e realizava cirurgia sem anestesia, se ofereceu para operar o colega. Chico recusou a oferta e preferiu se internar numa clínica de São Paulo”.
Muitos estranharam sua atitude: “Por que não aceitou a oferta do Dr. Fritz, tão requisitado na época? Ele duvidava do poder dos espíritos?” E ao ser perguntado sobre o fato, repetia a mesma resposta que tinha dado a Arigó:
“- Como eu ficaria diante de tanto sofredor que me procura e que vai a caminho do bisturi como o boi para o matadouro? E eu vou querer facilidades? Eu tenho que me operar como os outros, sofrendo como eles”.
Chico não foi muito convincente, não é mesmo? Porém, “anos mais tarde”, como nos conta Souto Maior, “num desabafo, Chico deixaria de lado a diplomacia e diria:
- Sou contra essa história de meter o canivete no corpo dos outros sem ser médico. O médico estudou bastante anatomia, patologia e, por isso, está habilitado a fazer uma cirurgia. Por que eu, sendo médium, vou agora pegar uma faca e abrir o corpo de um cristão sem ser considerado um criminoso?”
Esta resposta de Chico me lembrou da atitude de outro famoso médium brasileiro, Edson Queiroz, que nos anos 80 operava sem anestesia, supostamente, incorporado pelo espírito do médico alemão Dr. Fritz. Edson também era outro incoerente que em vez de operar seus filhos, quando estes precisavam, mandava-os se tratarem na medicina convencional.
Bem, em todo caso, a resposta de Chico não parece ser atitude de plena confiança em sua doutrina.

CHICO E A ÉTICA ESPÍRITA
3. O comportamento de amor, paz, carinho e de assistência aos necessitados sempre foram qualidades apontadas como pertencentes ao caráter bondoso de Chico Xavier. Porém estas qualidades poderiam ter outro significado!
No livro Nosso Lar, Chico Xavier descreve a vida em uma cidade espiritual, onde a tarefa fundamental de seus habitantes é a evolução espiritual fundamentada no auxílio a outros espíritos. Assim quanto mais dedicado for um espírito a outro mais rápido evoluirá ao cansando níveis cada vez mais alto na hierarquia espiritual. E para conseguir seu intento mais rápido, o espírito pode acumular os chamados “bônus-trabalho”, que é o tempo extra de assistência aos outros, que poderá ser trocado por provisão extra de pão e roupa, visitas a parentes ou amigos mortos, acesso a locais de lazer, ou a uma nova encarnação melhor que a anterior. Esta ética vigora também para os habitantes da Terra: quem ajuda alguém ajuda a si próprio também. Em suma, o que poderia estar por trás desta “ética do amor”, verdadeiramente, poderia ser o mais puro egoísmo, pois não há tanta diferença entre esta troca de favores espirituais, tendo como objetivo segundas intenções e a troca de auxilio tendo em vista dinheiro ou algo material. Por conseguinte, dentro desta forma de moral, o comportamento altruísta não seria evidência suficiente para julgar verdadeiramente o caráter de alguém como bondoso.

CHICO E O DINHEIRO
4. Volta e meia é tido como prova da honestidade de Chico Xavier o fato que este nunca ganhou nenhum dinheiro com seus livros, doando a renda da venda de seus livros a centros espíritas dedicados a caridade e a divulgação da doutrina espírita.
Que Chico Xavier nada tenha ganhado de dinheiro diretamente, disso não tenho a menor dúvida, mas mesmo que seu trabalho não tenha sido retribuído com dinheiro, Chico, no final das contas, teve a retribuição de ter sua obra e nome grandemente divulgados; e convenhamos, a afirmação de que tais livros sejam fruto de poetas mortos chama bem mais atenção, tanto antes quanto hoje, que a tese de que foram escritos por alguém vivo; como prova disso, podemos dar o exemplo de que os livros psicografados por Chico Xavier atribuídos ao espírito do jornalista e poeta Humberto de Campos, venderam mais que qualquer livro deste escritor em vida. Além disso, há coisas que o dinheiro não pode comprar, como o amor e o carinho sincero dos outros. É bem possível que Chico tenha preferido o amor e o carinho sincero ao dinheiro, independente da honestidade ou não de suas ações. Portanto, este argumento não prova o que pretende provar.

SOBRE A OBRA DE CHICO XAVIER


5. Uma das coisas que tem chamado atenção para Chico Xavier, do ponto de vista de sua obra, é a quantidade de livros psicografados por ele, 412 livros, que somado ao fato de que sempre foi rapaz pobre, dedicando grande parte de seu tempo ao trabalho, é muitas vezes demonstrado como prova de uma capacidade extra-humana para um pobre garoto do interior de Minas, e que mesmo grandes escritores, dedicando todo o tempo a suas obras, não conseguiram igualar tal quantidade. Provando que tal fato só poderia ser mesmo fruto da comunicação com mortos. Mas não poderia esta quantidade ser enganadora?
A verdade é que, como demonstra muito bem o leitor Gilberto, no site Obras Psicografadas, dedicado ao tema, destes 412 livros somente dez ou vinte livros possuem conteúdo extenso, o restante seria apenas títulos com pequeno conteúdo. Exemplo: “’Nosso Lar’, um dos livros mais extensos em número de palavras de Xavier, tem menos de 55.200 palavras. Mas ‘Vida no Além’, exemplo dos títulos prolíficos e corriqueiros de Xavier, tem menos de 6.000. Esses livros fininhos e com pouquíssimas palavras se tratam do corpo maior da obra de Chico Xavier” 1. “A esmagadora maioria dos 400 livros, juntos, pode ser menor que UM ÚNICO EXEMPLAR de um livro extenso de um escritor prolixo qualquer de romances, como Stephen King”2, em que apenas um livro deste, It, possui 460000 palavras. Portanto, o argumento acima é enganador. Além disso, há vários escritores, não-religiosos, sem os ditos poderes paranormais, que possuem um conjunto de obras com quantidade muito superior a de Chico. Exemplo:
Tellado Corin, escritora espanhola. Escreveu 4000 livros.
Charles Hamilton, este inglês escreveu 1200 livros.
Ryoki Inoue, brasileiro, escreveu 1099 livros.
E assim por diante...

6. O primeiro livro de Chico Xavier se chama Parnaso de Além Túmulo, de 1932. Trata-se de uma coletânea de poemas ditados por ilustres escritores mortos, tanto brasileiros quanto portugueses, obedecendo ao estilo dos poetas quando vivos, que, segundo muitos, demonstraria serem proveniente de seus alegados autores. Afirmação corroborada com a ideia, muitas vezes repetida, inclusive no prefácio do Parnaso, de que Chico era “filho de pais pobres, não pôde ir além do curso primário dessa pedagogia incipiente e rotineira [...] e (que) não vai, também em tese, muito além das quatro operações e da leitura corrida”. Levando muitos a argumentar: “Como seria possível que um ignorante e iletrado seja capaz de escrever tudo isso e em diferentes estilos?” Conduzindo muitos a encontrar a resposta nos fenômenos ditos mediúnicos. 
A tese de que Chico era um semi-analfabeto, um ignorante completo, que mal tinha tempo para dormir, dedicando-se demasiadamente ao ganha-pão diário, é infundada. Na verdade, Chico sempre teve um grande pendor para a literatura, como podemos ver através de um dos vários cadernos seus, datado de 1924 (Chico tinha então 14 anos), que contem matérias anteriores dessa data, desde 1904, que Chico mantinha em sua casa, recheado com recortes de jornais, revistas, que estampavam matérias sobre inúmeros poetas, contendo, inclusive, a reprodução de assinaturas de alguns poetas como Olavo Bilac e Camillo Castello Branco, é o que podemos ver através de um desses cadernos recuperado, em 1997, pela pesquisadora Magali Oliveira Fernandes.
“Magali informa que entre jornalistas, poetas e escritores (nacionais e estrangeiros), Chico reuniu nesse caderno cerca de 200 nomes! Entre as mulheres, podemos citar – dentre muitas outras – a romancista francesa Madame de Staël; a poetisa portuguesa Virgínia Victorino; as brasileiras Cecília Meireles, Gilka Machado, Auta de Souza, Rosalina Coelho Lisboa, Anna Amélia Carneiro de Mendonça, Carmen Cinira e Maria Eugênia Celso. Entre os homens, sobressaíam Olavo Bilac e Raul de Leoni, mas encontrava-se também Shakespeare, Jung, páginas textos de um poeta persa do século XII chamado Mioutchehz, Edgar Allan Poe, trechos de Cervantes, Balzac, versos de Victor Hugo, Catullo Cearense, João de Deus, Álvares de Azevedo, Eça de Queirós, Afonso de Carvalho, Paulo Gama, Vasmir Filho, Gastão Ribas, Higyno Braga, Luiz Delfino, Menotti Del Picchia e vários outros”3.

Acima, a imagem do caderno de Chico

Soma-se a isso o fato que Chico Xavier era um leitor voraz, capaz de ler um livro em questões de horas. Costume que manteve ao longo da vida, é o que afirma um amigo de Chico no livro As Vidas de Chico Xavier: “Devora os livros com fúria. Trouxe-lhe, há dias O Homem, Esse Ser Desconhecido, e ele não gastou mais de quatro horas e meia para ler o volume gordo” 4. Portanto, Chico Xavier possuía conhecimento sobre literatura bem maior do que supostamente era referido à época. Podendo muito bem ter sido usado, de modo consciente ou inconsciente, para a confecção de seu primeiro livro, posteriormente.

PSICOGRAFIA
7. Psicografia é o nome que espíritas dão ao suposto ato de passarem para o papel mensagens familiares de entes queridos falecidos ou trabalhos literários ditados por um espírito desencarnado. Chico é tido como o maior nome ligado a tal atividade, tendo, supostamente, posto no papel poemas e crônicas de ilustres poetas mortos, tanto brasileiros quanto portugueses. As questões que surgem são: Por que Chico psicografava apenas este tipo de escrito? Por que, se o objetivo era demonstrar que há vida após a morte, então não psicografou trabalhos científicos de grandes cientistas mortos, ou de filósofos como Platão, Aristóteles, Hegel, Spinoza, ou outro filósofo conhecido? Por que não, se o mecanismo psicográfico para os textos de um poeta ou de um filósofo seria o mesmo? No entanto, por que apenas uma forma literária que em tese é mais fácil de ser falsificada, basta para tanto ver os patiches? Será que por serem menos profundos e complexos? Ou será pelo fato que outros assuntos estariam fora dos conhecimentos de Chico, que era alguém que desde cedo teve grande pendor para a literatura, conhecendo os poetas psicografados a fundo?  

CHICO XAVIER E AS FRAUDES ESPÍRITAS
8. Em seu livro, Marcel nos conta que em fevereiro de 1948, Chico Xavier receberia em Pedro Leopoldo o médium Francisco Peixoto Lins, conhecido como Peixotinho, um médium que tinha o poder de materializar espíritos, através de seu ectoplasma, substância supostamente oriunda do próprio corpo do médium.
Os espíritos tomavam forma luminosa e, um por um, desfilavam enfrente dos presentes atônitos com tal visão. “Um dos perplexos na plateia era o delegado de polícia R.A. Ranieri. Naquela noite, ele foi surpreendido pela visita de uma réplica iluminada de sua filha, Heleninha, morta três anos antes, com dois anos de idade. A garota ‘saiu’ do corpo de Peixotinho e ‘ressuscitou’, quase em néon, com a mesma fisionomia e estatura dos tempos de viva e com a voz semelhante à original. Cumprimentou o pai e colocou nas mãos dele uma flor brilhante”.
Ranieri escreveria mais tarde um livro sobre suas experiências com a materialização de espíritos, chamado de Materializações Luminosas, de 1962, contendo fotos de tais fenômenos.
Abaixo, algumas fotos destas.



Pena que toda a maravilhosa descrição que Ranieri descreveu acima não foi capitada pelas lentes da máquina de fotografia. Tudo que vemos nestas são apenas pessoas ao lado do que aparenta ser lençóis ou um emaranhado de gazes. Porém, com os exemplos abaixo, saberemos melhor do que se trata.


Nestas fotos, pertencentes também ao livro Materializações Luminosas, vemos a figura do presidente americano John Kennedy, morto em 22 de novembro de 1963, que apareceu, acompanhado da irmã Rose, numa dessas seções de materialização promovidas por Chico.
Agora, vejam esta capa de revista da época:


Algo se assemelha com a foto anterior?
Sim, o que era dito como o fantasma de Kennedy não passa de truque de fotografia, em que a foto da capa de revista foi usada para criar o que seria seu fantasma. Veja:


Em 1964, tivemos outra surpresa.
O livro As Vidas De Chico Xavier conta-nos que “em fevereiro de 1964, às vésperas do golpe militar, Chico não resistiu e, seduzido pelas materializações promovidas pela médium Otília Diogo, de Campinas, se animou a exibir os poderes dela a um repórter e a um fotógrafo da revista O Cruzeiro. Tomou a decisão após participar de uma sessão privativa comandada pela moça”.
Amarrada em uma cadeira, Otília, por meio de seu ectoplasma, dava vida a fantasmas. Um deles era frequente, o fantasma de uma freira chamada de “irmã Josefa”. Porém, no dia de sua exibição perante jornalistas, nada deu certo, “a figura que apareceu, ‘saída’ de seu corpo, era a sua cara. Os repórteres exibiram fotos de Chico de braços dados com a visitante do além, a ‘irmã Josefa’, e destacaram a semelhança entre ‘espírito’ e médium. Chico calou-se sobre o assunto”.

Acima, Chico Xavier ao lado da suposta aparição de  Irmã Josefa

Anos depois veio a explicação. “Otília Diogo tinha sido presa com uma maleta recheada de roupas utilizadas em ‘materializações’. O hábito de irmã Josefa também estava lá. A transformista confessou até mesmo ter pago uma cirurgia plástica facial com exibições ‘espírita’ na casa do cirurgião”.


Irmã Josefa
Otília Diogo: compare seu rosto com a figura acima

A dúvida que fica é: Se Chico era amigo íntimo tanto de Ranieri e Otília Diogo, fazendo parte das exibições de materialização desta, bem como autenticando fotos claramente falsificadas do livro Materializações Luminosas, se isso é verdade, e é verdade, então ou ele era conivente com tais fraudes ou não sabia destas. Se era conivente, era também um fraudador; se ele nada sabia, então era tão ingênuo a ponto de ser enganado por qualquer um, inclusive por ele próprio, por seu inconsciente (leia texto abaixo).

CHICO XAVIER E A CRIPTOMNÉSIA
9. Criptomnésia é “um distúrbio de memória que faz com que as pessoas se esqueçam de que conhecem uma determinada informação”. Assim Chico Xavier poderia construir seus livros baseado apenas em lembranças inconscientes de suas leituras.
Um exemplo, entre vários outros dedicados a Chico, tirado do blog Obras Psicografadas (obraspsicografadas.org), em que a obra “Vida de Jesus”, do escritor francês Ernest Renan, de 1863, é comparada com a obra “Boa Nova” de Chico Xavier, de 1941. Reparem na semelhança entre ambas as obras.
Cores são utilizadas para ajudar a destacar trechos idênticos ou semelhantes.

Vida de Jesus (Ernest Renan)
Boa Nova (Chico Xavier)

Mesmo hoje em dia, é uma excelente estada, talvez o único lugar da Palestina onde a alma se sinta um pouco aliviada
(pág. 104)


Nazaré, com a sua paisagem, das mais belas de toda a Galiléia, é talvez o mais formoso recanto da Palestina
(pág. 07)


Nazaré era uma cidade pequena, situada numa dobra de terreno largamente aberto, no alto do grupo de montanhas que limita ao norte a planície de Esdrelão
(pág. 104)


Suas ruas humildes e pedregosas, suas casas pequeninas, suas lojas singulares se agrupam numa ampla concavidade em cima das montanhas, ao norte do Esdrelon
(pág. 07)


O horizonte da cidade é estreito, mas por pouco que se suba e que se atinja o planalto, fustigado poruma brisa perpétua, que se estende das casas mais altasa perspectiva é esplêndida
(pág. 105)


Seus horizontes são mesquinhos e sem interesse; contudo, os que subam um pouco além, até onde se localizam as casinholas mais elevadas, encontrarão para o olhar assombrado as mais formosas perspectivas.
(pág. 07)


Ao oeste, se desdobram as belas linhas do Carmelo, terminadas por uma ponta abrupta que parece mergulhar no mar. Depois se desenrolam o cume duplo que domina Magedo, as montanhas de Siquém, com seus lugares santos no tempo patriarcal; os montes Gelboé, o pequeno conjunto pitoresco ao qual se ligam as lembranças graciosas e terríveis de Sulém e Endor; o Tabor, com sua forma arredondada, que a Antiguidade comparava a um seio. Por uma depressão entre a montanha de Sulém e o Tabor se entrevê o vale do Jordão as planícies de Pereia, que formam uma linha contínua do lado leste. Ao norteas montanhas de Safed, inclinando-se para o mar, escondem São João de Acre, mas revelam o golfo de Caifa. Tal foi o horizonte de Jesus
(pág. 105)


Ante seus olhos surgiam as montanhas de Sarnaria, o cume de Magedoas eminências de Gelboéa figura esbelta do Tabor, onde, mais tarde, ficaria inesquecível o instante da Transfiguração, o vale do rio sagrado do Cristianismoos cumes de Safedo golfo de Khalfao elevado cenário do Pereu, num soberbo conjunto de montes e vales, ao lado das águas cristalinas



(pág. 07)


    
FONTES:
2. idem
4. AS Vária Vidas de Chico Xavier/ Marcel Souto Maior/Página 98