domingo, 30 de novembro de 2025

SAFARI URBANO — PAGANDO PARA MATAR INOCENTES





SAFARI URBANO PAGANDO PARA MATAR INOCENTES

Em 2006, o filme de terror estadunidense O Albergue (2006) trazia uma assombrosa história. O filme contava a história de que, na Europa oriental, turistas eram sequestrados por uma organização para serem torturados e mortos por pessoas que pagavam para se divertir cometendo as mais terríveis atrocidades neles.





Após assistirmos o filme O Albergue ficamos aliviados ao saber que tudo é mera ficção, nada daquilo aconteceu na realidade. Mas a realidade sempre supera a ficção em matéria de ruindade, pois não é que recentemente veio à tona a ocorrência de algo semelhante ao filme, acontecido na Europa oriental.


Várias testemunhas confirmaram uma história chocante ocorrida durante a guerra entre Bósnia e Sérvia, de 1992 - 1996, em que indivíduos ricos da Rússia, Itália, Estados Unidos e Canadá, pagavam grande soma de dinheiro para viajar para a Bósnia em plena guerra para matar civis.




Era uma forma de caçada, em que a caça era seres humanos. Estes milionários já entediados por matar animais, desejavam por algo mais emocionante. Então munidos de seus instrumentos de caça, aproveitavam da quebra de leis e regras, que sempre ocasionam as guerras, para viajarem para a cidade de Sarajevo para atirar e matar pessoas que cruzavam ruas em busca de sobreviver.


Havia até uma tabela de preços, em que crianças eram os alvos mais caros a ser pagos quando alvejadas e mortas. Logo depois, vinham homens adultos, depois, mulheres; já idosos eram inteiramente grátis.




O pacote do safari humano custava entre 80 a 100 mil euros, e os “caçadores” ficavam posicionados pronto para matar à tiro qualquer pessoa que se arriscasse a passar na linha de fogo. Isso aconteceu durante o cerco à cidade de Sarajevo, capital da Bósnia. O cerco não permitia que comida e medicamentos entrassem na cidade, obrigando os sobreviventes a se arriscarem para conseguirem encontrar alimento e medicamentos.


Estima-se que dez mil pessoas tenham sido mortos por snipes sérvios --- em que se devem incluir, também, as mortes provocadas pelos turistas do safari urbano.


Safari de Sarajevo, Documentário de 2022,
que Ajudou a Denunciara sua Existência

Testemunhas afirmaram que era bastante fácil reconhecer os turistas assassinos que se vestiam com roupas diferentes do exército e também possuíam armas distintas, eram sempre vistos sendo auxiliados pelos verdadeiros soldados.


Acredita-se que o dinheiro arrecadado era usado para benefício próprio dos organizadores do macabro safari.


Atualmente, o governo da Itália busca encontrar e penalizar os cidadãos italianos que praticaram tão sinistra e desumana atividade.


sábado, 1 de novembro de 2025

HALLOWEEN NO TUCUPI




HALLOWEEN NO TUCUPI

Há mais de um século, uma voz ecoava pelos salões do Theatro da Paz. A personagem do romance gótico “após a Chuva da Tarde, escrito por Bosco Chance, que escandalizou a conservadora sociedade da época por seu comportamento livre e por ter sido acusada de vampirismo.




Dizem que ela era apenas uma invenção literária… mas há quem jure ter  ouvido sua voz nas noites de chuva em Belém.


*Tirado do Estado do Pará (Instagram).


 

Para Adquirir o Livro, Clique Aqui: Após a Chuva da Tarde