domingo, 17 de agosto de 2025

(RESENHA): “CASAS ESTRANHAS”, de Uketsu




(RESENHA): “CASAS ESTRANHAS”, de Uketsu 

Casas Estranhas é a mais nova sensação do terror japonês e mundial, do misterioso autor e youtuber Uketsu, que já vendeu mais de dois milhões de exemplares. Uketsu produz vídeos misteriosos para o youtube, sempre mascarado e vestindo roupas pretas. De modo que ninguém sabe sua identidade, nem sexo.


O livro conta a história de um casal que decide comprar uma casa, e desconfiados com a planta da casa, pede para um amigo examinar o desenho do interior da casa. Este, por sua vez, pede auxílio a um amigo arquiteto. Juntos, os dois começam a encontrar estruturas misteriosas dentro da casa, que sugere que ela foi construída para que lá se cometesse assassinatos.


"Esta é a planta baixa de determinada casa. Você percebe o que tem de anormal nela?

"À primeira vista, talvez pareça uma residência bem comum. Mas experimente apurar o olhar e observar com atenção cada canto e você notará por todo o imóvel uma sutil sensação de desconforto. Esse sentimento vai crescendo até que, finalmente, se vincula a um 'fato'."




Assim começa Casas Estranhas, que parte de uma premissa genial: com o auxílio de desenhos das estruturas internas das casas, o autor convida o leitor a analisar os desenhos e a descobrir fatos estranhos nas casas, mergulhando-o em um clima de mistério e terminando por descobrir uma terrível tradição familiar.


A escrita do autor é extremamente econômica, o que dá a ela bastante fluidez. O livro é quase que totalmente escrito em diálogos, se prendendo minimamente aos personagens, que assumem apenas a função de trazer informações à narrativa, o que os torna extremamente rasos, não se diferenciando por nenhuma característica, exceto os nomes.




Logo no começo, entre inúmeras explicações possíveis para um detalhe da casa, o autor escolhe a explicação mais absurda e estrambólica possível e a mantém até chegar a sua confirmação, com base em afirmações forçadas e coincidências convenientes demais, que faz seu começo genial perder a força ao longo da narrativa, até chegar a um final confuso.


Confesso que a presença de uma passagem secreta --- em tese, apenas conhecida pelos construtores da casa ---, presente na planta da imobiliária, me pareceu uma enorme incoerência.


Casas Estranhas vale o divertimento, se você se deixar levar por sua narrativa. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

FATOS SOBRENATURAIS NO INCÊNDIO DA BOATE KISS





FATOS SOBRENATURAIS NO INCÊNDIO DA BOATE KISS


Em 27 de janeiro de 2013, ocorreu na pequena cidade de Santa Maria (RS), o incêndio da boate Kiss, um dos piores incêndios em boates do mundo, que matou cerca de 242 pessoas.


O incêndio aconteceu devido a pura falta de cuidado com a segurança do público, desde a falta de extintores funcionando, falta de saídas de emergência e sinaleiros que apontassem as saídas, excesso de frequentadores e principalmente ao uso de revestimento inadequado e a queima de fogos de artifício durante show em local fechado.




Como sempre acontece em eventos trágicos e dramáticos, envolvendo inúmeras mortes, uma série de fatos misteriosos passaram a ser relatados envolvendo o incêndio da boate Kiss, que vão desde curiosas coincidências que fizeram com que alguns jovens não fossem à festa na boate, organizada por estudantes universitários, ao revoltante caso do rapaz que se aproveitou da ocasião para tirar fotos do corpo seminu de uma das jovens mortas, exposto em meio a outros mortos em um ginásio para reconhecimento, e também fatos verdadeiramente misteriosos.




Um desses fatos misteriosos, são os relatos supostamente feitos por sobreviventes que afirmaram que, durante a tentativa de saírem do local, muitos foram conduzidos à morte por uma misteriosa jovem vestida de vermelho, que acenava conduzindo-os para um caminho sem saída, que os levariam à morte certa. 




Boato? Alucinação produzida nos sobreviventes devido a fumaça ou medicamentos posteriores? O certo é que curiosas coincidências aconteceram, como a mensagem deixada por Rafaela Schmitt, uma das estudantes mortas no incêndio, em que três meses antes de sua morte, escreveu uma mensagem em seu blog “Reflexos Insanos”, intitulada “Morreremos Jovens”, em que ela afirma: 


Print Tirado do Blog de Rafaela Schmitt

“Nos finais de tarde, nas madrugadas de sábado, nós estaremos lá, e você? 

“Diremos adeus ao mundo muito jovens! Seremos jovens, e contaremos a todos…” 


E de fato, eles estavam lá, os jovens estudantes, no sábado para o domingo, do dia 27 de janeiro de 2013, e morreram juntos no incêndio da boate Kiss.