terça-feira, 22 de outubro de 2013

OS DOIS EXTREMOS DO MACHISMO (de Bosco Silva)



Abaixo dois exemplos extremos de machismo. 
O MACHISMO ISLÂMICO
Baseado na total falta de liberdade às mulheres do regime Taliban, em sua aplicação radical do Sharia (código de leis do islamismo), que degrada a mulher como indivíduo, como pessoa, que a marginaliza de forma tão bruta e desumana. Demonstrado nas 8 maiores proibições dadas a elas:
1 - Total proibição de qualquer atividade feminina fora de casa se a mulher não estiver acompanhada por um mahram (parente próximo do sexo masculino, como pai, irmão ou marido).
2 - Proibidas de estudar em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional (o Taliban converteu as escolas para meninas em seminários religiosos).


3 - Obrigação do uso da burca, vestimenta que as cobre da cabeça aos pés.
4 - As mulheres que não se vistam conforme as regras do Taliban ou que não estejam acompanhadas por um mahram são açoitadas, espancadas ou são ofendidas verbalmente.
5 - Apedrejamento público contra as mulheres acusadas de ter relações sexuais fora do casamento (muitas delas são apedrejadas até a morte).


6 - Proibição do uso de cosméticos (muitas mulheres que pintaram as unhas tiveram os dedos amputados).
7 - Alteração de todos os nomes de ruas e praças que tenham a palavra. "mulher”. Por exemplo, "Jardim das Mulheres" se chama agora "Jardim da Primavera".
8 - Proibidas de usar banheiros públicos.
O MACHISMO OCIDENTAL


E do outro lado, o machismo do ocidente, que dá a mulher total liberdade de expor sua figura muitas vezes em benefício deste próprio machismo que, na maioria das vezes, se transveste de liberdade, como no vídeo abaixo, em que uma fã é "feita de gato e sapato em um baile funk":


Duas formas de machismo, em comum a desvalorização da mulher, seja pelo excesso de liberdade ou pela falta desta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário