segunda-feira, 1 de julho de 2019

PERSONAGEM DE QUADRO EM MUSEU DE BELÉM PARECE SEGUIR O VISITANTE COM O OLHAR

PERSONAGEM DE QUADRO EM MUSEU DE BELÉM PARECE SEGUIR O VISITANTE COM O OLHAR
Não raro, pessoas que visitam o Museu do Estado do Pará, localizado no antigo Palácio Lauro Sodré, ficam muito assustado, não apenas por essa antiga construção ter fama de assombrado, com inúmeros relatos de assombrações feitos por visitantes e funcionários, mas por se depararem com um curioso fenômeno que tem chamado a atenção de muitos visitantes. Trata-se de um dos quadros em exposição, em que um de seus personagens parece acompanhar com o olhar o visitante, mesmo que este mude de lugar.


Palácio Lauro Sodré



O quadro, um dos maiores quadros do Brasil, chama-se “A Conquista do Amazonas”, encomendado pelo então governador Augusto Montenegro, em 1907, a um dos maiores pintores nacionais da época, Antonio Parreiras, para homenagear a conquista do gigantesco Rio Amazonas pelo navegador Pedro Teixeira. Este quadro já foi estampado em cédula de dinheiro por muitos anos.



A pintura mostra um grupo de soldados portugueses, tendo à esquerda do visitante, um religioso de branco em meio a um grupo de índios. Curiosamente, a figura parece acompanhar com o olhar o visitante que contempla o quadro, mesmo que este mude de lugar.

O fato é percebido após alguns minutos, despertando de imediato a curiosidade do visitante que passa a mudar de lugar e olhar o quadro de vários ângulos diferentes, passando em seguida a compartilhar sua experiência com outros visitantes, e a perguntar “ele também te segue com o olhar?”.



Ao que tudo indica, se deve a uma curiosa ilusão de ótica produzida pela impressionante pintura de Antonio Parreiras.

Então quando você estiver em Belém, visite o histórico Palácio Lauro Sodré, visite o quadro “A Conquista do Amazonas” e experimente olhá-lo, mudando de ângulo, para se assustar com esse curioso detalhe.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário