“DEDOS DO HOMEM MORTO”: OS COGUMELOS MAIS ASSUSTADORES DO MUNDO
Imagine: você está perambulando, solitário, por um bosque ao entardecer. Resolve então sentar-se na grama para ouvir o canto dos pássaros e observar a beleza das árvores, quando, casualmente, você olha para o chão e vê algo escuro como dedos humanos enegrecidos surgindo do chão. Imediatamente você pensa que um corpo foi enterrado ali expondo seus dedos decompostos para fora da cova rasa. Mas ao desenterrar os supostos dedos, descobre que são apenas cogumelos, os mais assustadores que você já viu. Aposto que você se borraria de medo.
Devido a sua aparência o Xylaria polymorpha são conhecidos como “dedos do homem morto” (Dead Man’s Fingers), uma espécie de cogumelo comum na Inglaterra, Irlanda, e em algumas partes da Europa, e também em alguns lugares da América do Norte.
O Xylaria polymorpha não são considerados comestíveis, e seus cogumelos variam de 1 a 3 cm de diâmetro, com 2 a 8 cm de comprimento; são inicialmente brancos ou acinzentados; com o tempo passam do marrom ao preto com reflexos esverdeados ou azulados.
Eles ocorrem mais comumente, durante o verão ou outono. Mas alguns tipos podem ser encontrados ao longo dos anos.