segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A.I. E SUA VERSÃO PARA A DISPUTA ENTRE HUMANOS E MÁQUINAS







A.I. E SUA VERSÃO PARA A DISPUTA ENTRE HUMANOS E MÁQUINAS

Filmes como O Exterminador do Futuro e Matrix nos ensinaram que no futuro seremos escravos da Inteligência Artificial e que robôs tomarão nossos lugares e empregos. O que parece se confirmar a cada nova versão de programas de Inteligência Artificial, tais como Chat GPT e Midjourney.


Mas em 2001, o filme Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, fugiu de todas essas regras e propôs uma nova visão sobre o tema.


Em Inteligência Artificial são as máquinas que possuem bons sentimentos: amor, companheirismo e amizade, enquanto os humanos possuiriam apenas ódio, desprezo e orgulho em seus corações.




O filme conta a história de David, um menino-robô, comprado pelo marido com a finalidade de preencher o tempo de sua esposa com uma criança-robô enquanto o único filho do casal se encontra inconsciente em um hospital devido a uma doença.




David começa a desenvolver sentimentos de amor por sua mãe adotiva, e passa a disputar com o filho biológico, após sua melhora, a atenção de sua mãe adotiva. David passa a ser alvo de bullying de seu “irmão” biológico, e ao lhe devolver inocentemente as brincadeiras, o machuca sem querer. O que leva David a ser abandonado pela sua família adotiva.


A partir daí, o filme se desenrola com David tentando se tornar humano para que possa ser amado por sua mãe adotiva como um filho biológico.




O filme Inteligência Artificial é uma nova versão de Pinóquio --- um Pinóquio dos tempos modernos.


Inteligência Artificial, em suas entrelinhas, propõe um desfecho bem diferente da disputa entre humanos e máquinas, propondo que não apenas seremos substituídos por máquinas, que terão o melhor de nós --- inteligência, poder de criar e bons sentimentos ---, mas que ainda estarão a existir muito tempo depois que os seres humanos tiverem sido extintos, seja por epidemias ou por guerras travadas entre nós mesmos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário