segunda-feira, 3 de junho de 2024

RELATO do LEITOR: A Sereia




RELATO do LEITOR: A Sereia

Há alguns anos, eu acolhi atrás do meu bar um velhinho abandonado por seus familiares, ele estava com graves problemas de saúde. Em nossas conversas, ele me confidenciou que todo dia, às 14h mais ou menos, um pretinho vinha chamar ele pra ir ao encontro de uma sereia em baixo do Trapiche Municipal, era uma mulher de cabelos longos, nua da cintura pra cima e seios pequenos, eles conversavam dentro da água, ela oferecia um líquido para ele tomar. Ele ficou com medo e então foi atrás de um benzedor, que disse pra ele não tomar esse líquido, se não ele ia vê o que ia acontecer com ele, ela ia levar ele pro fundo. Ela sempre pedia pra ele não contar nada pra ninguém a respeito da sua aparição. O velhinho acha que devido ele ter me contado tudo, ela parou de mandar o pretinho chamar ele. Eu nunca fui atrás pra vê se a história era real, mas estranhava o fato dele sumir de repente e voltar todo molhado*.


* Relato de moradora da cidade de Breves, colhido da tese de mestrado Cosmologias da Encantaria no Marajó-Pa, de Dione Leão, que mostra toda a beleza do imaginário amazônico, um verdadeiro Realismo Mágico real. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário