O ROMANCE GÓTICO
Esta é a fórmula que desde então tem encantado o mundo até os dias de hoje. Estória que teve inicio com o romance O Castelo de Otranto, publicado em 1764, do escritor inglês Horace Walpole; que é apontado como o primeiro romance gótico; que marca o início da literatura de terror.
PESADELOS E ROMANCE GÓTICO
Horace Walpole
Horace Walpole (1717 – 1797), um escritor especialista na idade média, concebeu seu romance através de um sonho, ou melhor, de um pesadelo, em que uma gigantesca mão, revestida por uma armadura, o aguardava sobre a escada de um velho castelo. À noite, inspirado pelo pesadelo, pôs-se a escrever sem saber bem o que escreveria; seguia uma leitura automática; sua mão escrevia rapidamente como se fosse conduzida por algo desconhecido, e mais forte que ele: seu inconsciente; passando horas ininterruptas a escrever, só terminando quando seu corpo exausto era vencido pelo cansaço.
Ann Radcliff
Pesadelos passaram então a ser a principal fonte de inspiração para tais escritores. Ann Radcliff (1764 - 1830), famosa escritora gótica inglesa, costumava provocá-los por meio de pesados jantares. H. P. Lovecraft (1890 - 1937) costumava anotá-los imediatamente após acordar. O que explica em grande parte a atmosfera mórbida e noturna de tais escritos; mas certamente não tudo, pois falta a parte mística.
Para muitos escritores de romances góticos,
suas estórias cheias de fantasmas, demônios, vampiros, possessão, etc., não seriam
apenas ficção, mas estórias que contariam uma outra realidade, tão real quanto
a que supostamente vivemos. Alguns destes escritores pertenceram mesmo a
sociedades de magias, como a Ordem Hermética da Golden Dawn, como os escritores
Arthur Machen, Algenor Blackwood, Lord Dunsany.
Arthur Machen
Para o escocês Arthur Machen (1863 – 1947),
autor da famosa novela O Grande Deus Pan,
haveria uma outra realidade independente da que vivemos, e que seria a
verdadeira realidade, a que nós verdadeiramente pertenceríamos. Sua famosa
novela conta a estória de um cientista que busca uma forma de manter contato
com esta realidade paralela, por meio de uma desastrosa operação cerebral em
uma voluntária, que por meio desta cria uma passagem de contato entre o nosso
mundo e o mundo do “grande Deus Pan”.
O Necronomicon, o livro dos mortos, em Lovecraft é a passagem para um outro mundo
Já para muitos fãs do famoso escritor americano H. P. Lovecraft, seus textos esconde em si um conhecimento perdido, sobre as origens do homem. Ele nos conta dos antigos habitantes da Terra, que teriam vindo de outros planetas, e que seriam os verdadeiros criadores dos homens; nossa verdadeira história teria sido distorcida pelas antigas religiões, que passaram a interpretar estes antigos seres como deuses. Tais seres se comunicariam com os homens por meio de sonhos, ou por meio do antiquíssimo livro Necronomicon, o livro dos mortos, escrito por um dos últimos conhecedores da verdadeira história. A literatura de H.P. Lovecraft deu origem mesmo a algumas seitas religiosas, como a Cientologia. O engraçado é que misteriosos fenômenos atuais, captados por modernos meios tecnológicos, se assemelham bastante com algumas descrições dadas nas estórias de Lovecraft.
CINEMA E O ROMANCE GÓTICO
Com sua atmosfera sombria, mórbida e noturna,
com noites que pareciam ser eternas, com espessas neblinas, O Castelo de Otranto, publicado em 1765,
pelo escritor inglês Horace Walpole, influenciaria várias gerações de
escritores, influenciando mesmo o famoso romance Drácula, do escritor Bram
Stoker, com sua estória de um morto-vivo sugador de sangue que será
incansavelmente copiado no cinema e na literatura futura. O cinema será outro
meio de arte que sofrerá profundamente a influência do O castelo de Otranto, em
grande parte por meio do romance Drácula,
que terá sua versão cinematográfica, como um dos primeiros registros bem
sucedido da arte do cinema; dando inicio, por sua vez, a uma longa série de
filmes de terror, em especial ao filme “Black Sabbath – As Três Máscaras do
Terror”, que terá, por sua vez, profunda influência sobre a banda-tema do presente
texto ao ponto de rebatizá-la.
BLACK SABBATH – AS TRÊS MÁSCARAS DO TERROR
O SABÁ NEGRO
A palavra Sabbath, que tem origem no hebreu,
e que originou, por sua vez, a palavra sábado, significa na cultura judia o
sexto dia da semana, o dia que Deus descansou após criar o mundo; um dia
dedicado a oração e a meditação. Porém, em lendas medievais europeias
significava também a antiga reunião de bruxas, em que o próprio demônio
aparecia para ser cultuado por elas. Daí a origem de Black Sabbath, tendo a
palavra inglesa Black (negro), demonstrando se tratar de um Sabbath (Sabá) do
mal. O Sabá negro, portanto, seria um termo bastante conhecido da cultura
inglesa, um termo tradicional, ligado a estórias medievais, sobre contato com
Demônios, e etc.
Fato é que, a Inglaterra, ainda hoje, mantem
vivas muitas crenças pagãs, que tem influenciado muitíssimo sua literatura,
principalmente sua literatura de terror e de fantasia, tanto que não é exagero
afirmar que muito de Harry Potter é baseado em crenças religiosas pagãs.
GEEZER BUTLER E O NOME BLACK SABBATH
Por meio de Butler tanto a literatura gótica
quanto o cinema de terror teria uma profunda influência sobre sua banda, utilizando
mesmo o nome do filme Black Sabbath – As Três Máscaras do Terror, como nome
para o rebatismo de sua banda; influenciando também por meio de tais elementos
seu som e seus temas (veja a matéria: Black Sabbath e as estórias de terror).
O ROCK E A LITERATURA GÓTICA
Portanto, finalmente, por meio da banda
inglesa Black Sabbath, a literatura gótica, após influenciar profundamente a
arte do cinema, invadia, de forma mais completa, também o rock com sua
atmosfera noturna, mórbida, sepulcral, com seus temas falando sobre misteriosas
estórias de fantasma, possessão, anjos caídos, morte, deuses e religiões pagãs,
e um misticismo antigo, ou cultuando elementos que lembravam a idade média,
como textos e músicas antigas, e filiando o rock a estilos de músicas antigas
como a música celta, o canto gregoriano, etc., criando mesmo estilos diferentes,
como o Gothic Metal e o Black Metal.
E se a atmosfera noturna e misteriosa da
literatura gótica tinha definitivamente invadido o rock, seria natural a
criação de uma estética ligada a mesma, uma forma de se vestir ligada a esses
novos temas; e nada como a cor negra para transmitir a atmosfera de um Roman
Noir (Romance Negro), título original dado à literatura gótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário