terça-feira, 9 de junho de 2020

MISS MALÁSIA: FRASES RACISTAS DE MISS, CHOCA O MUNDO


MISS MALÁSIA: FRASES RACISTAS DE MISS, CHOCA O MUNDO
A Miss Malásia, Samantha Katie James, causou fúria recentemente ao postar mensagens no instagram contra as manifestações provocadas pela morte do segurança negro George Floyd pela polícia dos Estados Unidos. A miss chamou os manifestantes de “pessoas tolas”, escreveu ela:
Eu não moro nos Estados Unidos, isso não tem nada a ver comigo. Mas, para mim, parece que os 'brancos' venceram. Aos negros, relaxem, aceitem isso como um desafio, que isso os tornem mais forte.
Samantha justificou suas palavras:
Você escolheu nascer como uma pessoa de 'cor' nos Estados Unidos por algum motivo, para aprender uma certa lição. Aceite, a fome e a pobreza existem. É isso aí. O melhor que você pode fazer é manter a calma... Essa é sua responsabilidade.
Ela também comentou ter sido alvo de racismo por ser branca:
Fui insultada a vida toda por ser uma garota branca na escola. Falo por experiência própria, não pelo que li on-line.
Ao ser perguntada por uma seguidora sobre que quis dizer com “escolheu nascer 'de cor', a Miss respondeu: "Como nossas almas. Escolhi esta vida, este país, esta raça, esta forma humana. Sempre me pergunto por que nasci na Malásia como uma menina branca, com mãe chinesa, avós indianos e pai brasileiro. Mas eu escolhi tudo isso por uma razão".

É isso mesmo, Samantha é filha de pai brasileiro, e embora seja o fruto de várias misturas de raças, o que teria levado a moça a escrever frases com tons tão racistas?

Simples: o que para a maioria é apenas manifestação de racismo, para a Miss Malásia, é parte de sua concepção religiosa da vida. 

Sua religião  se baseia na crença de que a alma humana antes  de nascer, escolhe o local, os pais, a raça e o momento onde irá nascer, de forma que suas escolhas acarrete experiências que sua alma precisa para aprender e evoluir. Esta forma  de crença  está presente em religiões que acreditam em alguma forma de reencarnação. Na Índia esta forma de crença serve para explicar por que há pobres e ricos. Ricos são pessoas espiritualmente merecedoras de sua riqueza, enquanto pobres são pobres porque estão pagando dívidas passadas, de outras reencarnações.
 

Como podemos deduzir, esta forma de pensar, estimula a submissão e injustiça. Na Índia, onde a crença na reencarnação faz parte de suas religiões, pessoas que nascem nas classes mais baixas, mais miseráveis, não podem lutar por condições de vida melhores, já que sua pobreza tem como causa, não injustiças sociais, mas o destino escolhido para elas para que possam evoluir. Sendo assim, qualquer pessoa ou forma de melhorar suas vidas, será visto como formas de atrapalhar seu aprendizado, seu evoluir (conhecido pelo nome de Karma).
 
Dessa forma, podemos concluir que muito das religiões contribui para a manutenção das injustiças sociais, do racismo, mesmo que seus seguidores não vejam suas opiniões como manifestação de racismo ou de injustiça social.
Seja como for, até o momento mais de 105 mil pessoas já assinaram um abaixo assinado para que Samantha perca seu título de Miss Malásia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário