5 FATOS QUE COMPROVAM O QUANTO A RELIGIÃO CATÓLICA É MACABRA
Sendo a promessa de vida eterna uma das ideias fundamentais da religião católica, é de esperar que muitos de seus cultos foque na experiência da morte, como uma espécie de lembrete da brevidade da vida humana, terminando por fazer da morte um elemento fundamental de seus cultos. Disso resultou inúmeros elementos macabros que foram incorporados aos cultos católicos, que a maioria das pessoas tendem a não notar o quanto são macabros simplesmente por já estarem bastante habituados a eles. Por isso, este pequeno artigo tentará mostrar, por meio de 5 cultos da igreja católica, o quanto a religião católica é macabra.
Cristo Crucificado
Um dos mais importantes símbolos do catolicismo (quiçá o mais importante), presente em hospitais, repartição pública e escola, o Cristo crucificado, mostra a imagem de um homem morto, com os pés e mãos pregados a uma cruz de madeira, de onde jorra sangue em abundância de suas feridas, por todo seu corpo.
É estranho que, em vez de terem escolhido cultuar a imagem de Cristo vivo em contemplação e alegria, tenham escolhido popularizar um momento de extrema dor e sofrimento. Sem dúvida, foi devido a seu apelo trágico, que torna-se ainda mais trágico quando unem a ela a frase “Ele sofreu e morreu por seus pecados”, mergulhando o devoto em um profundo sentimento de culpa.
![]() |
Obra Feita Pelo Artista Paul Fryer, Retratando Cristo Morto em um Aparelho Moderno de Morte: Cadeira Elétrica |
Não menos macabro, é a ideia de ter transformado um antigo instrumento de tortura e morte em símbolo de adoração e salvação. Para se ter uma ideia de quanto isso é bizarro, substitua a cruz por outro instrumento de tortura e morte. Digamos, uma cadeira elétrica. E você verá o quanto parecerá macabro Cristo morto sentado em uma cadeira elétrica e adorado.
Relíquias de Santos
Santos e santas são também importantes elementos de adoração de devotos católicos, sendo bastante comum que não apenas objetos que pertenceram a estes santos sejam expostos em igrejas para ser cultuado, mas também partes de seus corpos mumificados, em uma espécie de culto fúnebre macabro, expondo de crânio, fêmur, coração, sangue, mãos, cabeças mumificadas, expostos à adoração pública.
![]() |
Cabeça Mumificada de Catarina de Siena |
![]() |
Acima, Suposto Crânio de Maria Madalena |
Corpos de Santos
Como uma variante das relíquias de santos, corpos inteiros de santos e santas são comumente vestidos e condicionados em espécies de caixões de vidro e expostos para a adoração pública em igrejas. Estes corpos mumificados, em geral, recebem camadas de cera para reconstrução das partes já destruídas pelo tempo.
![]() |
Acima, o Corpo Mumificado de Irmã Dulce |
Igrejas Feitas de Ossos Humanos
Seguindo o princípio católico de cultuar a morte, como forma de lembrar aos seus devotos a brevidade da vida, em contraste com a vida eterna, prometida pelo catolicismo, algumas igrejas católicas, adornam suas paredes com milhares de ossos humanos em arranjos macabros, compostos por crânios, fêmures, tíbias, etc. Ossos retirados de cemitérios das próprias igrejas. Ao entrar em tais ambientes, o devoto tem a macabra impressão de estar sendo observado pelos milhares de crânios.
![]() |
Imagens de Interiores de Igrejas de Portugal |
Pinturas dos Feitos dos Santos
Em geral, santos possuem histórias de vida com terríveis provações. Assim não seria de surpreender que tenha se criado pinturas bizarras, feitas pelos mais geniais pintores retratando cenas macabras das histórias destes santos, com imagens dignas dos mais macabros filmes de terror, que servem de inspiração para devotos católicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário