segunda-feira, 13 de maio de 2024

AS FRUSTRAÇÕES DOS ESCRITORES NACIONAIS E INDEPENDENTES




AS FRUSTRAÇÕES DOS ESCRITORES NACIONAIS E INDEPENDENTES


Pesquisa afirma que 84% dos brasileiros não compraram um livro sequer em 2023. Do pequeno número de leitores, a maior parte leu autores estrangeiros, apenas um grupo ainda menor leu autores nacionais (Raphael Montes e Itamar Vieira); e apenas uma ínfima quantidade leu autores nacionais independentes.


As editoras de nosso país se dedicam a publicar autores estrangeiros, não investem em autores nacionais, criando a ideia de que “não há bons autores nacionais”. A solução para novos autores é publicar livros nas editoras que vendem livros por encomenda, livros com preço alto, com pequeno lucro para o autor, a menos que comprem uma grande quantidade de exemplares para barateá-los, com a  possibilidade de ter livros encalhados e prejuízo.


Assim, se você deseja publicar, aprenda a lidar com frustrações, pois você terá muitas; e se você deseja lucrar, jogue na loteria, pois, seguramente, você terá mais chances de ganhar na loto do que viver de livros no Brasil.


Um desabafo.


Recentemente, divulguei um resumo da história de uma personagem de um livro meu na internet, o resumo viralizou, compartilhado e curtido milhares e milhares de vezes; com postagens com mais de 500 mil visualizações e 175 mil curtidas no instagram. O resumo ganhou o mundo, com centenas de vídeos feitos nas mais variadas plataformas de vídeo da internet, em inglês, francês, italiano, espanhol, alemão… Eu nunca vi algo semelhante acontecer com a história de um livro durante todos os anos que uso a internet. 


Infelizmente, meu livro não teve a mesma acolhida. Meu romance não despertou o menor interesse das editoras nacionais. Entrei em contato com as editoras; a melhor resposta que recebi foi da Avec, que mandou um: “Gostei do tema. Me interessei. Você pode mandar em word?”... Para nunca mais me responder.


Se com toda a enorme viralização do meu livro, não consegui nada, imagine os autores que não tiveram a mesma sorte!


Então, se você quer escrever, faça porque gosta, não alimente grandes expectativas; evite frustrações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário