O TENEBROSO RETRATO DE REI CHARLES
Recentemente foi apresentado o primeiro quadro do ex príncipe Charles, agora como rei. O quadro chamou bastante atenção por ter um toque involuntário (será!) de terror, devido a cor vermelha dominar a imagem, dando a impressão de Charles banhado em sangue.
A pintura foi feita pelo pintor Jonathan Yeo que já pintou quadros de famosas personalidades britânicas, e que retratou Charles com o uniforme dos guardas galeses em cor vermelha (Charles é coronel), em um fundo também vermelho, com pinceladas brutas que dá a impressão de sangue espirrado. No quadro, Charles ostenta em seu ombro direito uma borboleta, símbolo de mudança e evolução.
A comparação com o famoso quadro do livro O Retrato de Dorian Gray foi inevitável. Nele o personagem Dorian, em troca de beleza e juventude eterna, faz um pacto misterioso, em que quem envelhece é sua imagem na pintura, não o próprio, e todo ato abominável de Dorian Gray é transmitido também à sua imagem em forma de horríveis deformidades.
Teria sido, de forma inconsciente, o Retrato de Dorian Grey uma inspiração para Jonathan Yeo? E o que o excesso de vermelho simbolizaria?
A verdade é que, apesar de toda as teorias conspiratórias sobre a presença de símbolos ocultos no quadro (que nunca faltam quando se fala da família real inglesa), a pintura segue o estilo do pintor, já aplicado também a outros retratos, em que o pintor usa a mesma cor dominante do retratado para colorir o fundo do quadro; e como o uniforme que Charles usou para posar para o quadro era vermelho, daí o excesso de vermelho no quadro.
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