domingo, 28 de julho de 2024

RELATO do LEITOR: O Cheiro Fantasma (por HB Silva)




RELATO do LEITOR: O Cheiro Fantasma (por HB Silva)


(FANTOSMIA É O NOME DA SENSAÇÃO de sentir odores que não existem. Pode ter várias causas fisiológicas, mas também é vista por alguns cultos religiosos como manifestações espirituais)


A primeira vez que senti a sensação de fantosmia foi logo após o falecimento de minha mãe. 


Durante as madrugadas, passei a sentir cheiro de formol, como o que exalava do corpo dela durante o velório.  


A alucinação olfativa era acompanhada de alucinação auditiva: eu sentia o cheiro de formol e ouvia a voz dela me chamar pelo meu nome, como ela fazia quando viva.


Estas alucinações duraram apenas alguns dias. Mas, com os anos, uma outra forma de fantosmia se manifestou.


Passei a sentir um cheiro forte de fumaça de cigarro, como se alguém estivesse fumando por perto. E como não havia nenhum fumante em casa, ia pra frente de casa e não via ninguém por perto. Achava que tinha sido alguém que havia passado fumando e seguido seu caminho. E assim mantive essa crença.


Até que passei a sentir o mesmo cheiro de madrugada em meu quarto. Então percebi definitivamente que não poderia ser alguém fumando, pois não somente meu quarto estava fechado, mas também minha casa.


Até hoje eu ainda sinto o cheiro de cigarro.


Uma pequena busca na internet, encontram-se explicações religiosas. Em crenças de origem afro, é descrito como algo bom, o sinal de um protetor por perto; já para crenças pentecostais, é a manifestação de um espírito ruim, obsessor. Mas há também a explicação médica, que vê em causas corporais e psicológicas (ansiedade, traumas), a origem de tal sensação.


Mas sempre me pergunto: Será mesmo apenas alucinação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário