MISTERIOSAS BOLAS DE LUZ E AS ENTIDADES DO FOLCLORE BRASILEIRO
Pesquisa recente feita por órgãos dos Estados Unidos, que tratam da segurança do espaço aéreo norte-americano, classificou como o objeto voador não identificado mais visto por testemunhas, as misteriosas esferas de luz --- também retratadas como bolas de fogo ---, conhecidas como orbs, que aparecem do nada, perseguem aviões, carros, pessoas e são vistas em florestas. A mesma pesquisa também relata certa relação entre estas esferas de luz e rios, lagos e oceanos, sendo comum serem vistas em regiões com bastante água.
Um dos primeiros registros feitos pela imprensa internacional desses estranhos objetos, foi durante a segunda guerra mundial, quando pilotos de bombardeiros americanos relataram que estranhas esferas de luz perseguiam seus aviões; elas ficaram conhecidas como Foo Fighters. Na época, não sabiam dizer do que se tratava (não tão diferente de hoje), especulava-se que eram alguma arma inimiga desconhecida, mas que não atacavam os aviões e se comportavam de forma bem diferente de tudo que então era conhecido.
Plasma Solar e as Esferas de Luz
Uma boa explicação para essas esferas luminosas surgiu através de uma pesquisa de 2004, feita por 11 cientistas de diferentes países. O estudo afirmou que estas esferas são plasmas produzidos por tempestades solares, quando o sol entra em grande atividade, produzindo jatos de plasma que podem alcançar nosso planeta.
Artigo Sobre Objetos Aero Não Identificados e Plasma Solar |
O plasma é conhecido como o quarto estado da matéria --- os outros três são: sólido, líquido e gasoso. Estas esferas já foram várias vezes vistas por astronautas, e filmadas por câmeras da Nasa, podendo tomar formas diferentes além da forma esférica, sendo relatado uma que tinha um quilômetro de diâmetro. E por serem feitas de plasma, seriam capazes de refletir campos eletromagnéticos, por isso seriam detectadas por radar e podendo produzir luz, e se alimentar de energia eletromagnética. Por isso “podem ser atraídos por energia nuclear, sinais de rádio e fontes de calor, como aeronaves a hélice e a jato”. O que, por sua vez, explicaria o caso de aviões perseguidos por estas estranhas bolas de luz, e também os inúmeros relatos destas coisas serem frequentemente vistas próximas de usinas e bases militares nucleares e perseguindo pessoas dentro de carros.
Mas o mais interessante da pesquisa ficou para último. O estudo dá a entender que estas luzes possuem comportamento inteligente como o de um ser vivo. Ou melhor, seriam uma forma de vida. Quanto a isso, o estudo ainda não é conclusivo.
Uma forma de vida baseada no plasma
Nada exclui que possam existir formas de vida baseadas em elementos diferentes da forma encontrada em nosso planeta. Podendo existir no universo formas de vidas tão absurdamente diferentes das que conhecemos que mal poderíamos reconhecê-las como seres vivos.
Esferas de Plasma, Fogo Fátuo e Raios Bola
Aqui, há a necessidade de se diferenciar esferas de plasma do fogo fátuo e também dos raios bola.
Fogo Fátuo |
O fogo fátuo surge da combustão espontânea em regiões onde há grande concentração de gás metano, que é produzido pelo apodrecimento de vegetais e de animais --- incluindo corpos mortos de seres humanos. Diferente das esferas de plasma, o fogo fátuo se mantém queimando fixo ao chão, não se locomovendo, nem possui o formato redondo.
Já os raios bola, são esferas de luz, criados por raios durante grandes tempestades. Duram menos de dois segundos, ou alguns poucos segundos. Se locomovem durante o curto período de sua duração por alguns metros. São capazes de atravessar vidros de janelas. São perigosos, já que ao se desfazerem liberam eletricidade e calor. Portanto, são diferentes das esferas de plasma, já que, ao contrário destas, aparecem apenas durante tempestades, duram apenas alguns segundos e não perseguem veículos de metais, nem se deslocam por longas distâncias.
Esferas de Fogo e as Entidades do Folclore Brasileiro
É curioso a associação que podemos encontrar entre estas esferas de luz que, ora são descritas como esferas luminosas, ora como bolas de fogo, e as misteriosas bolas de fogo que há séculos são relatadas tanto por indígenas brasileiros quanto por pessoas do interior de nosso país que, em algumas regiões, a chamam de Mãe do Ouro. Trata-se de uma bola de fogo, que é vista em regiões com jazidas de ouro. É comum também relatos destas misteriosas esferas flutuando em meio à floresta.
Mãe d' Ouro |
Não seria tão surpreendente se as esferas de plasma tivessem dado origem à algumas entidades do folclore brasileiro, que são descritas com labaredas de fogo --- é dito que o curupira possui uma cabeleira de fogo, já a mula-sem-cabeça possui labaredas de fogo em lugar de sua cabeça e o boitatá, uma a cobra de fogo.
Curupira |
Voltando à pesquisa que indica a associação destas misteriosas esferas de luz com rios e lagos, sem que se saiba uma explicação para isso, talvez esteja aí mais um motivo para o grande número de avistamentos destes objetos na região amazônica, já que contém inúmeros rios e lagos. E se forem, de fato, alguma forma diferente de vida inteligente, como parece indicar o referido estudo, então, de certa forma, seres do folclore brasileiro, existiriam, sim, e seriam seres vivos.
FONTE: Vida Plasmática uma Explicação Alternativa para a "Noite Oficial dos OVNIs"?