sexta-feira, 13 de julho de 2018

BLACK SABBATH: UM ÁLBUM LANÇADO EM UMA SEXTA-FEIRA 13


BLACK SABBATH: UM ÁLBUM LANÇADO EM UMA SEXTA-FEIRA 13
Conta-se que, no final da década de 1960, os membros de uma desconhecida banda inglesa chamada Earth, ao passarem enfrente de um cinema, e verem uma fila enorme de pessoas aguardando pacientemente sua vez de entrar para assistirem um filme de terror que estava sendo exibido, alguém exclamou “então há pessoas que pagam para sentirem medo!”, e ao ouvir isso, logo alguém do grupo teve uma ideia: “Que tal então se misturássemos terror e Rock’n’Roll?” Ao ser dito isso,  criou-se uma das mais frutíferas e duradouras ideias dentro do Rock.

E assim surgiu a banda Black Sabbath como conhecemos, que aliou o ritmo do Rock com letras e temas sombrios dos filmes de terror acompanhados por acordes sombrios. Tal união foi um sucesso, perdurando até hoje e se diversificando em dezenas de estilos, e chegando ao seu auge nos criativos anos de 1980, com bandas que ostentavam nas capas de seus álbuns ilustrações que remetiam a filmes de terror, com figuras disformes, e, como a pioneira banda inglesa, traziam também nomes que surgiriam mistério, violência, como nome de banda, com muitas enveredando para temas satânicos.


O primeiro disco do BLACK SABBATH — lançado em uma sexta-feira 13, de 1970 —, traz em sua capa a figura obscura de uma mulher vestida de negro, em meio a árvores, à espreita, enfrente de uma casa que aparenta se situar em um bosque. Ao vê-la, é impossível não lembrarmos de uma bruxa; também é impossível não lembrarmos de contos infantis em que as bruxas assumem o papel de vilã, como no conto João e Maria.


Cartaz do Filme Black Sabbath
Nesse sentido, não podemos deixar de reconhecer que em sua capa já está claro uma das propostas da banda, o clima de terror como um dos atrativos de sua música; reza a lenda que por Influência do baixista Geezer Butler, um fã de filmes e contos de terror, que também ajudou a batizar a banda com o nome de um filme de terror da época, Black Sabbath, do diretor Mário Bava.



A famosa capa tem como plano de fundo o moinho Watermil, localizado em Mapledurhan, no condado inglês de Oxfordshire, um antigo moinho que ainda usa a força do pequeno rio ao lado como meio de girar o moedor de cereais.










A capa traz ainda em seu interior a figura de uma cruz invertida, e apesar de trazer um pequeno poema que lembra a escrita de um dos mais tradicionais e famoso escritor americano, Edgar Allan Poe, teve que ser mudada para poder entrar no conservador mercado musical dos Estados Unidos.

O que poucos sabem é que a capa foi feita sem que os músicos do Black Sabbath soubessem de sua proposta visual, um trabalho independente da gravadora Vertigo, que apostou na original proposta da banda de trazer o clima de terror para o Rock. O resultado foi uma das capas mais assustadoras do Rock, que transformou o belo lugar que comporta o antigo moinho em um cenário de terror.

Após o sucesso do primeiro álbum da famosa banda inglesa, o moinho Watermil se tornou um ponto turístico, atraindo curiosos fãs de um dos mais influentes álbuns do Rock.


O Bebê de Rosemary
O Exorcista
O estilo Sabbatiano, inaugurado com o álbum Black Sabbath, teria um grande reforço, pois foi fortalecido com o surgimento de grandes clássicos do cinema de terror.


BLACK SABBATH (Sabá Negro)
O clima de terror cinematográfico também está presente na primeira faixa do disco, no som de trovões, sinos e a interpretação angustiante de Ozzy Osborne ao interpretar a medonha Black Sabbath, que conta a história de um homem perseguido por um espírito malévolo.

THE WIZARD (O Bruxo)
E continua, por meio do som sombrio da gaita que serve de introdução a majestosa The Wizard, com letra que evoca a vida oculta de um bruxo.

BEHIND THE Of SLEEP (Atrás do Muro dos Sonhos)
A eletrizante Behind The of Sleep, com sua letra de sentido misterioso, reflete uma mente perturbada por sentimentos de culpa.

N.B.I.
Começa, supreendentemente, com o que parece ser uma conversa entre um casal de amantes sobre o amor. Porém, percebemos que o que parecia ser uma promessa de amor entre dois amantes, trata-se nada mais nada menos, do que um pacto com o próprio Lúcife, estando bem claro na famosa passagem: “My name is Lucifer, please, take my hand” (Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão).

EVIL WOMAN (Mulher Má)
Esta música é um cover da banda CROW, banda estadunidense, formada em 1968. Apesar de não possuir a sonoridade sombria, possui uma letra sombria, como não poderia deixar de ser. Começa com “Eu vejo o olhar do mal em seus olhos; mulher me enchendo de mentiras).

SLEEPING VILLAGE (Vilarejo Adormecido)
Tendo um começo lento, relaxante, que condi com seu título, porém com uma sonoridade misteriosa, dá a vez a um Rock vigoroso, com uma letra que descreve um estado de paz de espírito, que evoca um ambiente de sonho, uma sonolência entorpecida.

WARNING
O álbum fecha com outro cover, agora um cover da banda Retaliation, do baterista de Jimi Hendrix, Aynsley Dunbar. A música não possui uma letra sombria, retrata o fim de um relacionamento, porém, podemos notar o acréscimo do toque sombrio da guitarra de Tony Iommi e, principalmente, do baixo de Geezer Butler.

O estilo sabbathiano de encarar os temas sombrios, ocultos, com teatralidade e de modo cinematográfico visando, como em um bom filme de terror, causar medo em seus admiradores, se mostrou bastante influente, uma das mais duradouras influências do Rock, criando mesmo um gênero próprio, o BLACK METAL.

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