BLACK SABBATH: UM ÁLBUM LANÇADO EM UMA SEXTA-FEIRA
13
Conta-se
que, no final da década de 1960, os membros de uma desconhecida banda inglesa chamada
Earth, ao passarem enfrente de um cinema, e verem uma fila enorme de pessoas
aguardando pacientemente sua vez de entrar para assistirem um filme de terror
que estava sendo exibido, alguém exclamou “então há pessoas que pagam para
sentirem medo!”, e ao ouvir isso, logo alguém do grupo teve uma ideia: “Que tal
então se misturássemos terror e Rock’n’Roll?” Ao ser dito isso, criou-se uma das mais frutíferas e duradouras
ideias dentro do Rock.
E assim surgiu a
banda Black Sabbath como conhecemos, que aliou o ritmo do Rock com letras e
temas sombrios dos filmes de terror acompanhados por acordes sombrios. Tal
união foi um sucesso, perdurando até hoje e se diversificando em dezenas de
estilos, e chegando ao seu auge nos criativos anos de 1980, com bandas que
ostentavam nas capas de seus álbuns ilustrações que remetiam a filmes de
terror, com figuras disformes, e, como a pioneira banda inglesa, traziam também
nomes que surgiriam mistério, violência, como nome de banda, com muitas
enveredando para temas satânicos.
O
primeiro disco do BLACK SABBATH — lançado em uma sexta-feira 13, de 1970 —,
traz em sua capa a figura obscura de uma mulher vestida de negro, em meio a
árvores, à espreita, enfrente de uma casa que aparenta se situar em um bosque.
Ao vê-la, é impossível não lembrarmos de uma bruxa; também é impossível não
lembrarmos de contos infantis em que as bruxas assumem o papel de vilã, como no
conto João e Maria.
Cartaz do Filme Black Sabbath |
Nesse
sentido, não podemos deixar de reconhecer que em sua capa já está claro uma das
propostas da banda, o clima de terror como um dos atrativos de sua música; reza
a lenda que por Influência do baixista Geezer Butler, um fã de filmes e contos
de terror, que também ajudou a batizar a banda com o nome de um filme de terror
da época, Black Sabbath, do diretor Mário Bava.
A famosa capa tem como plano de fundo o moinho Watermil, localizado em Mapledurhan, no condado inglês de Oxfordshire, um antigo moinho que ainda usa a força do pequeno rio ao lado como meio de girar o moedor de cereais.
A capa traz ainda em seu interior a figura de uma cruz invertida, e apesar de trazer um pequeno poema que lembra a escrita de um dos mais tradicionais e famoso escritor americano, Edgar Allan Poe, teve que ser mudada para poder entrar no conservador mercado musical dos Estados Unidos.
O que poucos sabem é que a capa foi feita sem que os músicos do Black Sabbath soubessem de sua proposta visual, um trabalho independente da gravadora Vertigo, que apostou na original proposta da banda de trazer o clima de terror para o Rock. O resultado foi uma das capas mais assustadoras do Rock, que transformou o belo lugar que comporta o antigo moinho em um cenário de terror.
Após o sucesso do primeiro álbum da famosa banda inglesa, o moinho Watermil se tornou um ponto turístico, atraindo curiosos fãs de um dos mais influentes álbuns do Rock.
O que poucos sabem é que a capa foi feita sem que os músicos do Black Sabbath soubessem de sua proposta visual, um trabalho independente da gravadora Vertigo, que apostou na original proposta da banda de trazer o clima de terror para o Rock. O resultado foi uma das capas mais assustadoras do Rock, que transformou o belo lugar que comporta o antigo moinho em um cenário de terror.
Após o sucesso do primeiro álbum da famosa banda inglesa, o moinho Watermil se tornou um ponto turístico, atraindo curiosos fãs de um dos mais influentes álbuns do Rock.
O Bebê de Rosemary |
O Exorcista |
O
estilo Sabbatiano, inaugurado com o álbum Black Sabbath, teria um grande
reforço, pois foi fortalecido com o surgimento de grandes clássicos do cinema
de terror.
BLACK
SABBATH (Sabá Negro)
O
clima de terror cinematográfico também está presente na primeira faixa do disco, no som de trovões, sinos e a interpretação angustiante de Ozzy Osborne ao
interpretar a medonha Black Sabbath, que conta a história de um
homem perseguido por um espírito malévolo.
THE
WIZARD (O Bruxo)
E
continua, por meio do som sombrio da gaita que serve de introdução a majestosa The
Wizard, com letra que evoca a vida oculta de um bruxo.
BEHIND
THE Of SLEEP (Atrás do Muro dos Sonhos)
A eletrizante
Behind The of Sleep, com sua letra de sentido misterioso, reflete uma mente
perturbada por sentimentos de culpa.
N.B.I.
Começa,
supreendentemente, com o que parece ser uma conversa entre um casal de amantes
sobre o amor. Porém, percebemos que o que parecia ser uma promessa de amor
entre dois amantes, trata-se nada mais nada menos, do que um pacto com o
próprio Lúcife, estando bem claro na famosa passagem: “My name is Lucifer,
please, take my hand” (Meu nome é Lúcifer, por favor, segure minha mão).
EVIL
WOMAN (Mulher Má)
Esta música
é um cover da banda CROW, banda estadunidense, formada em 1968. Apesar de não
possuir a sonoridade sombria, possui uma letra sombria, como não poderia deixar
de ser. Começa com “Eu vejo o olhar do mal em seus olhos; mulher me enchendo de
mentiras).
SLEEPING
VILLAGE (Vilarejo Adormecido)
Tendo
um começo lento, relaxante, que condi com seu título, porém com uma sonoridade
misteriosa, dá a vez a um Rock vigoroso, com uma letra que descreve um estado
de paz de espírito, que evoca um ambiente de sonho, uma sonolência entorpecida.
WARNING
O
álbum fecha com outro cover, agora um cover da banda Retaliation, do baterista
de Jimi Hendrix, Aynsley Dunbar. A música não possui uma letra sombria, retrata
o fim de um relacionamento, porém, podemos notar o acréscimo do toque sombrio
da guitarra de Tony Iommi e, principalmente, do baixo de Geezer Butler.
O
estilo sabbathiano de encarar os temas sombrios, ocultos, com teatralidade e de
modo cinematográfico visando, como em um bom filme de terror, causar medo em
seus admiradores, se mostrou bastante influente, uma das mais duradouras
influências do Rock, criando mesmo um gênero próprio, o BLACK METAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário