segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ESTUDIOSOS GARANTEM: A BÍBLIA DIZ QUE JESUS É LÚCIFER

ESTUDIOSOS GARANTEM: A BÍBLIA DIZ QUE JESUS É LÚCIFER
À primeira vista, afirmar que Jesus Cristo é Lúcifer pode parecer algo descabido e ofensivo para a maioria dos cristãos, mas somente para aqueles que desconhecem o significado original do termo “Lúcifer”, e que se prendem apenas ao significado distorcido e errado que o termo recebe hoje.


São Lúcifer
É preciso dizer também que não há nenhuma ligação direta entre o nome “Lúcifer” e satanismo, como prova disso pode-se apontar o fato de existir entre os santos da igreja católica um santo que foi bastante importante para a história do Cristianismo, que viveu durante o século 6 depois de Cristo, e que escolheu como seu nome religioso “Lúcifer”, provando que o termo possuía um significado bem diferente de hoje. E é  visando trazer à tona o sentido original do termo Lúcifer, e responder ao porquê de Jesus Cristo ser Lúcifer, que o presente texto se dedicará. Antes, porém, é preciso ir às sua origens.

Leia Também: São Lúcifer: O Santo que a Igreja Católica Não Divulga

Origem do Nome Lúcifer
Como grande parte dos simbolismos religiosos, o nome Lúcifer se originou da observação das constelações e comportamento das estrelas, nesse caso, do planeta Vênus, que na antiguidade era chamado de “estrela da manhã”, ou “estrela da tarde”.

Vista do Planeta Vênus ao Amanhecer. Vênus é a "Estrela" Mais Brilhante ao Nascer e Pôr do Sol


Como ainda hoje, os antigos viam que Vênus aparecia antes do nascer e do pôr do sol. Devido a isso, acreditava-se que Vênus fosse um mensageiro do sol, de seu renascer e morrer de todos os dias. Logo conceberam Vênus como o portador da luz, isto é, do sol. Vênus passou a ser chamado então de Lúcifer, palavra que em latim significa “Portador de Luz”. Como a luz também era associada ao conhecimento, que clareia as trevas da ignorância, o termo Lúcifer também foi associado ao conhecimento, como aquele que também traz o conhecimento aos homens. Vemos, portanto, que o termo Lúcifer nada tem haver com trevas, muito ao contrário.

Lúcifer não é o Diabo
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” - Isaías 14:12-14.

Mas muitos argumentam que  os versos bíblicos, acima, afirmam que Lúcifer é o Diabo, o anjo caído que quis se tornar mais poderoso que Deus. Porém, esta passagem bíblica quando vista em seu todo, vemos que não se trata do Diabo mas de um homem: “Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?” - Isaías 14:16. Trata-se do rei babilônico, chamado Nabucodonosor.

A confusão surge quando a frase “o que brilha”, em hebraico é traduzida como “Lúcifer” na  tradução para o latim da Bíblia, já que “o que brilha” e “portador de luz” possui considerável diferença.

Leia Também: Saiba Como a Imagem do Diabo Foi Criada pela Igreja 

Luciferianismo
Tendo como origem de seu significado um fenômeno astronômico, conhecido por vários povos que se basearam nele para criar as histórias de seus deuses, Lúcifer como o “Portador de Luz”, ou o “Portador do Conhecimento”, pode ser associado a um conjunto de deuses ligados ao conhecimento, ou ao autoconhecimento, tal culto tem o nome de Luciferianismo.

Prometeu
Prometeu Trazendo o Fogo aos Homens
Entre os deuses antigos associados a Lúcifer está o deus grego Prometeu, que segundo a mitologia grega, roubou o fogo que originalmente pertencia aos deuses e o deu aos homens para que estes se tornassem superiores ao resto dos animais. E, temendo que os homens se igualassem aos deuses, Zeus, o mais poderoso dos deuses gregos, em castigo a este feito, ordenou que Prometeu fosse condenado a ficar por 30 mil anos acorrentado a uma rocha e ter seu fígado devorado por uma ave; fígado que se regenerava todos os dias para ser novamente devorado pela ave. Prometeu, assim como o planeta Vênus, trouxe consigo a luz sob a forma de fogo e conhecimento aos homens.


Prometeu Sendo Acorrentado

Jesus Cristo é Lúcifer
Como vimos, por aparecer antes do nascer e do pôr do sol, a Estrela da Manhã, o planeta Vênus, teve importante papel simbólico nas mais diferentes religiões, tanto que o próprio Jesus Cristo se refere a si mesmo como Estrela da Manhã em uma passagem bíblica do Apocalipse, de João, como aquele que traz a luz, o iluminado: “Eu, Jesus... sou a Raiz e o Descendente de Davi, a RADIOSA ESTRELA DA MANHÃ.” (Apocalipse 22:16). Portanto, por meio de suas próprias palavras Jesus Cristo assume ser Lúcifer, a radiosa Estrela da Manhã. Curiosamente a Estrela da Manhã era identificada pelos antigos romanos com a deusa romana do amor, Vênus, a propósito, o amor também é uma das características tida como uma das mais importantes de Cristo.
  
Jesus Cristo e Prometeu e os Deuses Luciferianos
Deuses luciferianos são deuses que possuem certas características semelhantes, são em geral associados a luz e ao conhecimento. Jesus Cristo, por exemplo, por ser um deus luciferiano, possui certas semelhanças com Prometeu. Pois, assim como Prometeu se sacrificou para trazer o fogo --- um elemento que pertencia apenas aos deuses --- aos homens, os tornando superiores aos animais, Jesus Cristo também se sacrificou para trazer a vida eterna aos homens, uma qualidade que pertencia apenas a Deus e aos anjos, tornando os homens imortais e, por isso, superiores aos animais.

Filosofia Luciferiana
As religiões ou filosofias luciferianas buscam por meio dos ensinamentos de deuses luciferianos encontrar o autoconhecimento e vislumbrar o conhecimento do que existe por trás das aparências, daquilo que se esconde por  trás do véu de Maya, das formas ilusórias da existência, direcionando o homem na busca de seu papel na natureza e na vida.

Cristianismo Gnóstico
Para as religiões luciferianas, como para o antigo Cristianismo Gnóstico, que foi condenado como heresia pela igreja patrocinada pelo imperador romano Constantino, e que teve seus líderes mortos e seus devotos perseguidos pela igreja católica, para esta forma de Cristianismo o homem traz em si uma faísca da luz divina que deve ser estimulada. Para o Cristianismo Gnóstico, diferente do cristianismo atual, a vida eterna não vem apenas da aceitação de Jesus Cristo, mas de profundos conhecimentos secretos dados apenas aos iniciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário