GALINHA TONTA: A HISTÓRIA DE QUE APRENDEU 3 IDIOMAS SONHANDO, É FAKE
Evaldson Bispo dos Santos, conhecido como Galinha Tonta, conta uma incrível história, de quando menino, morador da cidade mineira de São Francisco (MG), pertencia a uma família tão pobre que, para se alimentar, pedia comida junto com o irmão pela vizinhança de sua casa. Um dia enquanto estava comendo a comida doada por uma empregada, no fundo da casa, a patroa chegou, chutou o prato, e brigou com a empregada, dizendo que não queria nunca mais ver aquele menino lá. Galinha Tonta se sentiu tão humilhado que foi correndo chorar em sua casa.
Segundo ele, durante a noite ele sonhou com três crianças: uma americana, uma japonesa e uma alemã, que em seu sonho lhe disseram que iam ensiná-lo suas línguas. E assim foi, em poucos meses, Galinha Tonta já estava falando um pouco de inglês, japonês e alemão, mesmo sendo analfabeto.
Diz também que sua mãe, espantada com o filho, o levou até ao padre da cidade, e qual não foi a surpresa quando Galinha Tonta começou a conversar com o padre em alemão.
Segundo Galinha Tonta, aquele era apenas o primeiro sonho de uma longa sequência de sonhos com os três meninos que se estenderam por 15 anos, durante os quais ele recebia aulas dos três idiomas, ensinados pelas três crianças de seu sonho.
Com o passar do tempo, o caso se espalhou para além de sua cidade, e logo vieram repórteres para entrevistá-lo para programas de televisão; alguns destes programas o testaram levando-o para conversar com professores de línguas estrangeiras e com falantes estrangeiros das três línguas; e todos atestaram que Galinha Tonta, de fato, falava bem as três línguas.
Galinha Tonta: Pobre e Poliglota
Com as entrevistas, todos se perguntavam: Como explicar que uma criança extremamente pobre, ao ponto de não ter sequer comida, sem saber ler e escrever, com certa deficiência cognitiva (daí seu apelido Galinha Tonta), vivendo em uma região igualmente pobre, aprendeu a falar três idiomas, em que muitas outras crianças, em melhores condições que as suas, não seriam capazes?
Então, eis que um vídeo feito pelo próprio Galinha Tonta, nos ajuda a entender seu segredo. Ele teve ajuda de um padre, que lhe ensinou alemão, de um casal de norte-americanos e uma família de japoneses, que lhe ensinaram inglês e japonês, respectivamente.
Embora Evaldson Bispo dos Santos, no vídeo, não desminta o tal sonho, afirmando que o padre e as famílias estrangeiras apenas o ajudaram a melhorar seu aprendizado dos três idiomas, a verdade é que seu relato enfraquece muito nossa credibilidade na veracidade do sonho, já que sua importância diminuiu muito, tornando-se quase que totalmente desnecessário como explicação ao seu aprendizado, levando-nos a acreditar que o suposto sonho tenha sido um artifício inventado por ele para chamar atenção para o seu grande talento com idiomas, que o levou a ficar bastante conhecido em sua região e nacionalmente por meio de sua participação em inúmeros programas de TV.
Galinha Tonta parece ter sido alguém que, bastante interessado em idiomas, soube aproveitar muito bem as ocasiões que lhe apresentaram, o contato com estrangeiros de sua região, para aprender novos idiomas. O que não deixa de ser um grande feito, principalmente, devido à sua condição de pobreza.
Veja o vídeo do Galinha Tonta Clicando Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário