segunda-feira, 5 de junho de 2023

POR QUE ALGUNS LUGARES ATRAEM TANTOS SUICIDAS?








Alguns lugares no mundo possuem o estranho poder de atrair suicidas, criando um estranho ritual de pessoas que escolhem sempre o mesmo lugar para pôr fim às suas vidas.


Um desses lugares é a famosa ponte Golden Gate, da cidade de San Francisco, Estados Unidos.


Ponte Golden Gate


O primeiro suicídio ocorreu apenas 10 semanas após sua inauguração, em 1937; desde lá, estima-se que 1800 suicídios ocorreram.


Momento em que uma Pessoa se Joga da Golden Gate,
Captado por Câmera Ligada 24 Horas por Vários Dias

A ponte tornou-se o lugar do mundo com a maior média de suicídios por ano, com cerca de 30 suicídios a cada ano, mesmo com todos os meios possíveis para evitá-los, tais como: telefones 24 horas espalhados ao longo da ponte, caso a pessoa deseje conversar com alguém preparado para essas eventualidades; policiamento ostensivo e também redes de proteção, que, segundo alguns, apenas adia o pulo.


Para Saber Mais, Acesse: Ponte Golden Gate: o Lugar com o Maior Número de Suicídios do Mundo.


Aokigahara: a Floresta dos Suicidas

Acima, uma das Placas na Floresta dos Suicidas que Tenta Desencorajar o Suicídio

Outro lugar com essa estranha característica, é o belo e sombrio bosque de Aokigahara no Japão, conhecido como a Floresta dos Suicidas, localizado em um dos pontos mais belos do Japão, próximo ao monte Fuji. Não se sabe desde quando a floresta passou a ser a preferida dos suicidas japoneses, muito menos quantas pessoas já puseram fim às suas vidas em seu ambiente. E com a criação da internet, o local passou também a ser o preferido de suicidas de outros países que viajam para o Japão apenas com esse intuito.




Os suicídios são tão frequentes neste lugar que, todos os anos, voluntários e bombeiros se juntam no outono, para recolherem cadáveres que não foram encontrados no ano anterior, pois a floresta é muito extensa.


Para Saber Mais, Acesse: Aokigahara: O Bosque dos Suicidas.


Shopping Boulevard 


E não é apenas em lugares famosos ou em megacidades que encontramos ambientes com o estranho poder de atrair suicidas. Pois mesmo em uma cidade relativamente pequena, como Belém, encontramos o mesmo estranho ritual, que tornou um shopping da cidade o lugar preferido para aqueles que desejam pôr fim em suas vidas.


Shopping Boulevard: Grandes de Segurança Postas
no Andar Onde Houve o Sétimo Suicídio

Com cerca de sete suicídios ocorridos em suas dependências, desde sua inauguração, em 2012, o Shopping Boulevard sofre o efeito deste estranho ritual que fez sua primeira vítima apenas um ano após sua inauguração.


Para Saber Mais, Acesse: Coincidências Macabras Entre Shopping Boulevard e Edifício Manoel Pinto da Silva.


O que Explicaria o Poder Destes Lugares para Atrair Tantos Suicidas?

À primeira vista, para alguns, apenas uma explicação sobrenatural poderia explicar o misterioso ritual de suicidas escolherem o mesmo lugar para pôr fim às suas vidas, mas a verdade é que, talvez, sua explicação seja bem mais simples do que aparenta.


A explicação óbvia é de que os lugares citados possuem livre acesso a qualquer pessoa, incluindo suicidas, mas essa explicação não é suficiente, visto que há outras pontes, outros bosques e outros shoppings, que também possuem acesso livre. Então deve haver um motivo maior para que determinados lugares específicos se tornem os preferidos dos suicidas.


O Fator X

Mas, sem dúvida alguma, o fator que mais exerce atração nos suicidas, que está presente não apenas nos lugares citados aqui, mas em qualquer outro lugar que tenha se tornado local de frequentes suicídios, é que esses lugares, devido às histórias trágicas de suicídios anteriores, cria sentimentos de solidariedade com a dor dos suicidas anteriores e  uma profunda identificação emocional em futuros suicidas, que passam a ver nesses lugares um referencial e um reforço para que cometam novos suicídios, criando assim este mórbido ritual de escolher o mesmo local para se cometer novos suicídios.


Se você está passando por momentos difíceis em sua vida, não perca a esperança e procure ajuda profissional, ligue para o Centro de Valorização da Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário