sábado, 27 de maio de 2023

COINCIDÊNCIAS MACABRAS ENTRE SHOPPING BOULEVARD E EDIFÍCIO MANOEL PINTO DA SILVA



COINCIDÊNCIAS MACABRAS ENTRE SHOPPING BOULEVARD E EDIFÍCIO MANOEL PINTO DA SILVA


Localizado em área nobre da cidade de Belém, o Shopping Boulevard tornou-se também conhecido por ter se tornado, nos últimos anos, como o local preferido daqueles que desejam por fim à própria vida pulando de sua altura. 


Desde 2013, quando houve o primeiro suicídio até hoje, o shopping amarga 7 suicídios em suas dependências, o mais recente acontecido no dia 24 de maio deste ano. Em 10 anos, são quase um suicídio por ano, o que pode ser considerado uma taxa bastante alta de suicídios.


Porém o Shopping Boulevard não é o primeiro local de Belém a exercer tanta atração em suicidas. Nas décadas de 1970 e 1980, o Edifício Manoel Pinto da Silva também amargou a triste fama de ser o local preferido dos suicidas de Belém, que procuravam suas dependências para saltarem para a morte. Os dois casos são tão parecidos que vale comentar sobre suas semelhanças, e os motivadores para tanto suicídios.


Edifício Manoel Pinto da Silva


As Semelhanças

Construído em área nobre da cidade, na década de 1950, no estilo Art Decó, o Edifício Manoel Pinto da Silva foi o primeiro arranha-céu de Belém, e assim como o Shopping Boulevard, era a construção comercial mais badalada da época que se destacava por ser o prédio mais alto e imponente da cidade; era um edifício feito para servir de moradia e também para conter escritórios e lojas, o que proporcionava, semelhante ao já referido shopping, a livre entrada de pessoas em suas dependências (incluindo, claro, aquelas que tinham a firme intenção de se matarem). Havia também o importante fato de que o Edifício Manoel Pinto da Silva não tinha sido construído tendo em mente meios para impedir a possibilidade de eventuais suicídios, mas ao contrário, sua estrutura até facilitava: o edifício possuía parapeitos baixos não sendo um grande obstáculo a quem queria se jogar de sua área interna, que era agravada com o fácil acesso às áreas mais altas do prédio, e durante as décadas passadas nem se falava em telas de proteção muito menos em instalação destas.


Ponte Golden Gate, nos Estados Unidos,
um dos Lugares com Maior Número de Suicídios do Mundo 

Outro fator que exerce forte atração nos suicidas, que merece destaque e que está presente não apenas nos dois lugares citados aqui mas em qualquer outro lugar que tenha se tornado local de frequentes suicídios, é que estes locais passam a ser um referencial para aqueles que desejam tirar a própria vida, com as histórias de outros casos de suicídios exercendo uma forte influência de identificação com a dor sentida pelos suicídas anteriores, tornando-se um grande reforço para novos suicídios, e criando um mórbido ritual de escolher o mesmo local para se cometer novos suicídios.


Uma Coincidência Macabra

Quando um local se torna famoso por um número cresce de crimes ou casos trágicos, é comum que seja apontado como fruto de alguma maldição relacionado ao terreno onde fora construído, e, curiosamente, tanto o Edifício Manoel Pinto da Silva quanto o Shopping Boulevard possui uma macabra coincidência: os dois foram construídos em locais tidos como de mal agouro.


O Edifício Manoel Pinto da Silva fora construído em terreno do antigo Cemitério da Soledade, que se estendia até as imediações da Praça da República, embora quando de sua construção grande parte do Cemitério há muito já havia sido desativado, fato ocorrido em 1880.


Shopping Boulevar, Tarde de Quarta-Feira 24/05/2023

Já o Shopping Boulevard fora construído nas mediações do Igarapé das Almas, antigo igarapé que durante a guerrilha da Cabanagem, onde, 1840, os cabanos escondiam suas armas, daí dando o nome de Igarapé das Armas. Porém, após o fim do conflito, moradores das proximidades começaram a relatar o avistamento de figuras fantasmagóricas a rodar pela região, o que levou os moradores a acreditar se tratar da almas daqueles que morreram em tal conflito que vinham para recuperar suas armas, o que levou os moradores a passar chamar o pequeno rio de Igarapé das Almas.


É interessante também comentar que os dois locais acumulam grande número de relatos sobrenaturais, relatados por seus frequentadores e moradores, com alguns relatos apontando a presença de uma criança sempre vista na área de estacionamento do shopping, enquanto moradores do Edifício Manoel Pinto relatam a visão de estranhas pessoas em meio às atividades de seus moradores.  


Seja como for, com o tempo a fama de edifício preferido dos suicidas, do Manoel Pinto da Silva, foi se apagando da memória da população, devido ao fim dos suicídios em suas dependências, motivada grandemente pelo envelhecimento do edifício que deixou de ser uma novidade e badalado e principalmente porque deixou de ser um edifício comercial, o que fez que o acesso de pessoas às suas dependências fosse restringida apenas aos moradores ou aqueles permitidos por estes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário