sexta-feira, 25 de agosto de 2023

EXISTE REALMENTE SÍMBOLOS SATÂNICOS NO CLIPE DE LUÍSA SONZA?



EXISTE REALMENTE SÍMBOLOS SATÂNICOS NO CLIPE DE LUISA SONZA?


Você já reparou que quando algum filme de terror, sobre possessão ou seita satânica, aparece ninguém sai acusando o diretor do filme ou seus atores de satanismo ou de terem feito pacto com o demônio, mas quando alguma música aparece usando do forte simbolismo de filmes de terror, logo acusam o compositor ou os intérpretes da música de satanismo? 


O Rock está cheio desses casos, desde o surgimento da lenda de que o genial bluesman Robert Johnson teria feito um pacto com o demônio em troca de dons musicais, o Rock ficou impregnado de histórias atribuídas a pactos com o diabo na história de muitos músicos, tanto que alguns passaram a encarar isto com humor e até afirmar que “O diabo é o pai do Rock”.


Porém, esquecemos que tanto o cinema quanto as letras de músicas são formas de contar histórias, que tanto pode ser de amor quanto de aventuras, ou mesmo terror, sem que necessariamente o compositor ou a banda sejam satanistas ou que tenham feito algum pacto com o demônio. Um bom exemplo disso é a história conhecida da banda de Rock Black Sabbath, que, em início de carreira, quando os integrantes da banda, passaram em frente a um cinema onde estava sendo exibido um filme de terror, viram o quanto esta forma de filme atraía gente, pensaram logo: “Por que então não cantamos histórias de terror?”. E estavam certos, pois ao unirem letras de músicas sobre loucura, espíritos maléficos e possessão demoníaca --- certamente inspirados por filmes e livros, como O Bebê de Rosemary e O Exorcista ---, conseguiram chamar atenção do público, alcançando fama e, consequentemente, fortuna, sem que tenha sido feito algum pacto diabólico, ou vendido suas almas ao diabo --- como diz uma lenda do Rock---, mas apenas perceberam o que o público queria naquele momento e aproveitaram bem a novidade. E a influência de filmes de terror foi tanta que até emprestaram o nome de um filme de terror à banda.




Recentemente um clipe da música Campo de Morango, da cantora Luísa Sonza, chamou atenção por trazer de volta esse questionamento, em que a cantora deitada em uma cama em meio a inúmeros morangos, esmaga o fruto em seu corpo, fazendo com que simulem sangue, enquanto é acompanhada por dançarinas que se esfregam entre si e simulam uma orgia sexual em meio ao sangue.




O clip, que ora lembra um estupro sangrento, ora um aborto, é de péssimo gosto. Porém, não bastando isso, logo surgiram aqueles que viram nele símbolos de uma orgia satânica, um culto à entidade Lilith, com ocultistas e satanistas de tic toc se unindo a cristãos (quem diria, sinais dos novos tempos) e alertando o perigo, de que Luísa Sonza estaria possuída, ou sob a influência de Lilith. E como era de se esperar, também pastores evangélicos surgiram alertando seus fiéis do culto satânico que estaria sendo feito pela cantora aos olhos de todos.




Chegam ao cúmulo de afirmarem que a influência diabólica da cantora estaria até mesmo presente em sua mudança facial --- seria a harmonização facial um instrumento do demônio?!


Um das razões para que ocultistas e satanistas de youtube acreditem que a funkeira estaria sob a influência satânica de Lilith estaria no uso simbólico do sangue, insinuando aborto e o roubo da energia vital, que representa o sangue --- note sua importância nas histórias de vampiros.


Comparando Cenas de O Exorcista (Esquerda) com o Clipe de Luísa Sonza

Mas aposto que na verdade o que fez tanto satanistas de tic toc quanto pastores evangélicos (quem diria finalmente estão unidos por uma mesma causa) associarem a cena da cama sangrenta do clipe ao satanismo, possessão e a um culto satânico, foi a semelhança com a cena da cama do filme O Exorcista (já escrevemos aqui a grande influências dos filmes de terror na crença em seitas satânicas, clique aqui), já que embora o sangue tenha um forte significado simbólico, ele não significa necessariamente uma relação com o demônio, ou com culto satânico, uma vez que este fluído corporal pode significar inúmeras coisas --- eu, por exemplo, ao analisar pela primeira vez a cena da cama no clipe, imaginei que simbolizasse um protesto feminino, e que o sangue representasse a menstruação, outro símbolo marcadamente feminino. 


Seja como for, recentemente, a cantora declarou que  a cena do clipe é a encenação de um pesadelo que ela tivera. 




Teria ela assistido O Exorcista antes de dormir?

Um comentário:

  1. A Luísa tonta rsrsrs quer dizer sonza não tem nada de satanista, só é uma mulher desnecessária querendo aparecer, engajar na mídia ✌️

    ResponderExcluir