segunda-feira, 7 de agosto de 2023

A AMAZÔNIA E A MULHER MARAVILHA

A AMAZÔNIA E A MULHER MARAVILHA

O que a Mulher Maravilha tem haver com a Amazônia? Muito!

Nos filmes da Mulher Maravilha ficamos a saber de que suas origens remonta a uma antiga lenda grega, que concebia uma antiga comunidade formada só de mulheres guerreiras perdida em uma remota ilha, mulheres hábeis na luta e na montaria de cavalos.

Quando os primeiros europeus chegaram na Amazônia, encontraram bravos indígenas de longos cabelos, que manejavam arco e flecha com enorme destreza e se locomoviam pela floresta com admirável agilidade, ao ponto de nunca serem pegos. Imediatamente, os europeus, que não haviam visto nada parecido com aquilo, associaram tal tribo à lendária história das amazonas gregas. E assim, logo surgiu uma das primeiras lendas europeias sobre o novo mundo; diziam-se que haviam encontrado as verdadeiras amazonas, que habitavam as misteriosas e imensas florestas do novo mundo.

Eram as Icamiabas, lendária tribo composta apenas por mulheres guerreiras, que, uma vez por ano, durante a Festa de Jaci, a deusa-guardiã da noite, personificação da lua, convidavam guerreiros de outras tribos para lhes gerarem filhos, que eram devolvidos aos pais quando nasciam meninos; e após horas de amor, mergulhavam no rio sob o brilho da lua, e ofertavam aos seus amantes o muiraquitã, amuleto em forma de pequenos animais, feitos da argila tirada do rio e transformado em colar.

É graças a esta antiga lenda grega que o maior rio do mundo ganhou o lendário nome de Amazonas e a maior floresta tropical do mundo, é chamada de Amazônia.

Um comentário:

  1. Interessante que elas arrancavam o peito direito para manejar melhor o arco, por isso a faixa na figura.

    ResponderExcluir