RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE
Relatos de EQMs (Experiência de Quase-Morte) são fascinantes. Já ouvi dezenas de relatos de pessoas dizendo que “voltaram à vida” após um período em que foram consideradas mortas, revelando terem tido experiências incríveis, como sentir-se deixando o corpo, visto seu corpo inerte no leito de cirurgia e transportadas para lugares fantásticos. Em muitos casos o paciente é capaz de relatar tudo que se passou durante a cirurgia, o que foi feito e dito pelos médicos, ou ter visitado parentes em lugares distantes, descrevendo suas roupas e o que eles faziam; o que é confirmado posteriormente pelos próprios parentes.
As EQMs são fascinantes, antes de tudo, por confrontar o sujeito mais cético e materialista (que acredita que a ciência é a única fonte de conhecimento verdadeiro), devido grande parte das experiências acontecerem em um ambiente cercado de ciência, ocorrendo durante cirurgias ou salas de UTI, em que o paciente está conectado a aparelhos médicos, que medem o batimento cardíaco e a atividade cerebral, e, muitas vezes, o paciente está sob efeito de anestesia, sem nenhuma atividade mental, com aparelhos mostrando que houve parada cardíaca e um período que se assemelha com a morte do corpo.
E ainda mais impressionante, são os relatos de EQMs em que o paciente retornou da experiência de quase-morte curado da grave doença que o levou ao coma, sendo comprovado por exames médicos e pela própria equipe médica que o auxiliou.
Fatos Comuns às Experiências de EQM
Nas experiência, estão lá, além do sair do corpo e vê-lo do teto, o túnel de luz e a experiência de que “a vida toda se passou como se fosse um filme”, e a sensação de total ausência de dor, paz profunda, amparo, ausência de corpo e o subir além do teto do hospital, para fora de nosso planeta. Outra sensação comum é a sensação de presenças próximas, que pode ser familiar ou não, e o aviso de que “não chegou sua hora” ou a experiência de tomar a decisão de voltar para o corpo ou não, sendo a volta ao corpo marcada pelo retorno a sentir a dor causada pelo acidente ou doença que vitimou o paciente.
Mas engana-se quem acha que as experiências de EQM são sempre agradáveis, uma pequena parcela delas são extremamente desagradáveis. Lembro do relato do Ênio, no canal Afinal, O Quem Somos Nós, no youtube, e do desconforto dele ao relembrar sua experiência para a câmera e a frase pronunciada por ele: “Eu não desejo isso para ninguém”.
Ênio havia sido acometido de um AVC, e mandado para a UTI, ele se viu em uma cidade abandonada, com pessoas vivas, porém despedaçadas pelo chão, que pediam ajuda, enquanto um enorme ser amedrontador caminhava por entre elas. Ênio não conseguia sair de tal ambiente, sempre se deparando com a horrível criatura e também com as pessoas em pedaços. Para ele sua experiência havia durado 5 longos dias de extrema angústia neste lugar, até retornar ao seu corpo.
Especialistas Também Têm EQM
Interessante também são os casos de EQMs acontecidos com aqueles que justamente teriam a função de explicá-las, e, no entanto, se mostram tão ignorantes quanto qualquer outra pessoa. São os casos das EQMs ocorridas com experientes neurocirurgiões, com grande conhecimento sobre o funcionamento do cérebro humano, incapazes de entender como foi possível que eles próprios, em coma, sem atividade cerebral alguma, puderam ter experiências complexas e extremamente realistas. Foi o caso do neurocirurgião e professor da universidade de Harvard, o estadunidense Eben Alexander, que em 2008, passou 7 dias em coma devido a uma meningite, e que durante esses dias viveu experiências incríveis.
Eben relata que se sentiu transportado, primeiro para um lugar escuro e tomado por lama, como se ele fosse um organismo primitivo, e, em seguida, para um lindo campo com árvores, flores e borboletas, em que uma mulher de roupas simples e branca, com asas, o recebeu, e lhe disse: “Que não havia nada a temer”.
EQM e Religião
As EQMs acontecem independente da crença religiosa ou da descrença das pessoas, e também de condições sociais, profissionais e econômicas, sendo bastante individuais apesar dos vários elementos em comum. E após ter acompanhado vários delas chamou-me especial atenção o fato de que tais experiências não se assemelham às descrições feitas por nenhuma religião conhecida (o que é afirmado pelos próprios indivíduos que a experimentaram), que descreva o que aconteceria após a morte, o que seria de esperar caso as EQMs fossem fruto apenas da imaginação pessoal dos pacientes.
Os Relatos de EQM
Para quem acompanha os relatos é natural que assista com desconfiança devido a natureza fantástica e inacreditável do que é narrado. Contudo, não existem fatos considerados ainda como inexplicáveis que tenham sido tão bem amparados pela ciência e por profissionais da medicina, quanto as EQMs. Além disso, deve-se levar em conta que as pessoas que relatam suas experiências estão expondo suas caras e identidades para quem quiser ver, não obtendo nenhum lucro e enfrentando o risco de serem taxadas de loucas ou perder a credibilidade em seus empregos, muitos profissionais da medicina.
Para quem tem curiosidade de assistir tais relatos, recomendo o canal do youtube, Afinal, O Quem Somos Nós, que, no princípio, era comandado por um neurologista, e atualmente por um físico, que conduz a entrevista.
Tenho notado que o que move os participantes a relatar suas experiências é a necessidade de dividir com outras pessoas suas experiências, motivados principalmente pelos relatos de outros participantes que lhes dão segurança e certeza de que não foram as únicas pessoas a ter tais experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário