quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

JEAN LIBBERA - O HOMEM QUE NASCEU COM UM IRMÃO PARASITA NO CORPO




JEAN LIBBERA - O HOMEM QUE NASCEU COM UM IRMÃO PARASITA NO CORPO


Do século XIX até metade do século passado, uma espécie de circo era bastante popular nos Estados Unidos, que se especializaram nos chamados “freak show”, em que a grande atração eram pessoas com bizarras deformidades em seus corpos, que eram expostos como uma aberração ao público. Em geral, eram pessoas com uma triste história, que foram abandonadas quando criança por seus pais devido suas deformações e que, sem esperança de uma vida melhor, se submetiam à humilhação e ao constrangimento, sendo contratadas por donos de circo que viam nelas um bom motivo de ganharem dinheiro.


Garota Pé-Grande



Fanny Mills nasceu em 1860. Era portadora de uma grave anomalia denominada de Mal de Milroy, que fazia com que suas pernas ficassem enormes. Ela ficou conhecida como “A Garota Pé-Grande de Ohio”.


Garoto Lagosta



Outro que havia nascido com uma grave condição genética, foi Grady Franklin Stiles Jr. Portador de ectrodactilia, que fez com que nascesse com os dedos das mãos e dos pés grudados, dando a impressão de pata de caranguejo. Ele ficou conhecido, durante a primeira metade do século XX, de “Garoto-Lagosta”.


Mulher Barbada



Uma das atrações mais comuns nos circos de freak Show era a mulher barbada. Mas poucas se tornaram tão conhecidas quanto Annie Jones, cujos pelos em seu rosto começaram a crescer quando ainda era um bebê.


Homem de Duas Cabeças



Foi assim como o mexicano Pascal Pinon era conhecido. Pasqual tinha um enorme tumor em sua cabeça que aparentava ser uma segunda cabeça, ideia fortalecida com o desenho de uma cara feita no tumor.


Homem Cachorro



Hipertricose é o nome da doença que o russo Fedor Jeftichew era portador, que fazia com que os pelos crescessem em todo seu corpo, dando-lhe a aparência de um animal.


Esqueleto Humano Vivo



Ao atingir a adolescência Isaac W. Sprague passou a perder bastante peso, ficando apenas com a pele sobre os ossos, provocado por uma misteriosa condição. Impossibilitado de conseguir trabalho, Isaac recorreu, em 1885, aos freak shows como forma de ganhar a vida. Era conhecido como “O esqueleto humano vivo”.


Gêmeos Siameses



Gêmeos siameses são raro, e mais raro ainda é sobreviverem até adultos. O que fez dos irmãos gêmeos siameses tailandeses Chang e Eng Bunker, nascidos em 1811, uma grande atração de um circo estadunidense. Os irmãos eram unidos apenas pelo fígado.


Jean Libbera



Entre as várias formas de gêmeos siameses --- que acontece um caso em 50 mil nascimentos ---, um tipo ainda mais raro é o chamado “parasita vestigial”, em que um dos gêmeos cresce em seu tamanho normal enquanto o outro adquire um tamanho bem menor. E foi pertencendo a esse pequeno grupo de gêmeos siameses que nasceu o italiano Jean Libbera.


Jean Libbera nasceu em Roma em 1884, com um pequeno irmão grudado em sua barriga. O irmão, que era chamado de Jacques, tinha dois braços, duas pernas e a cabeça estava embutida no estômago de Jean.


Libbera havia tido 12 irmãos, um deles também nascera com um gêmeo parasita grudado no corpo, porém faleceu quando ainda era bebê.



Jean ganhava a vida se apresentando em um circo de freak show, com seu irmão que, assim como ele, vestia um smoke, sapatinhos e fralda, e quando precisava sair o cobria com uma capa. E embora haja dúvidas se o irmão parasita estava vivo, há relatos de que, apesar dos dois gêmeos dividirem entre si todos os órgãos de Jean, o gêmeo parasita podia mover seus membros.


Jean Libbera viveu até seus 50 anos, casou-se, teve quatro filhos normais, e voltou para a Itália, falecendo em algum período entre os anos de 1934 e 1936. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário