(RESENHA): “CASA DE CABA”, de Edyr Augusto
CASA DE CABA traz a vingança de Isabela Pastri, que, quando criança, assistiu a mãe ser estuprada e o pai espancado pelo traficante Wlamir Turvel, que se torna governador do Pará. Isabela busca vingança. O que leva o criminoso a mandar assassinar seus pais e irmãs, no apartamento da família em pleno dia de fogos no Largo de Nazaré, na tentativa de liquidá-la.
A obra, que ainda conta com a vinda a Belém de uma estrela internacional do rock que ajuda na divulgação dos crimes de Turvel, segue o estilo de Edyr: narração enxuta, com o mínimo de descrição, com parágrafos curtíssimos em um mínimo possível de páginas.
A trama de vingança possui clichês usados à exaustão em filmes, como o tradicional diálogo de acerto de contas entre heroína e vilão, em que todas as questões pendentes são postas antes da ação e do jorro de sangue.
Casa de Caba é mais uma obra de Edyr que tem inacreditáveis coincidências --- o que é uma forma bastante simples e cômoda de resolver problemas de enredo: do nada, o protagonista encontra alguém que o ajuda. No Pssica, é o motorista brasileiro que, em pleno Suriname, atropela, sem querer, a protagonista que foge de seus algozes, pedindo ajuda em português, e é salva por ele após se revelar que trabalha na embaixada do Brasil. Já em Casa de Caba a protagonista dorme na Praça da Trindade, e após pedir para usar o telefone para um morador, descobre que o morador achou, casualmente, os documentos dela com as provas contra o assassino de sua família.
A falta de verossimilhança também foi um dos motivos que atrapalharam minha imersão na trama. Pois, como suspender a descrença com uma personagem que chega a idade adulta virgem, e que para desenvolver seu plano, torna-se garota de programa, perde a virgindade com o primeiro cliente e, da noite para o dia, adquire a desenvoltura da mais experiente atriz pornô, capaz de fazer de tudo na cama, sem a menor dificuldade ou constrangimento?
Edyr Augusto |
Casa de Caba, por suas inconsistências, foi um banho de água fria após a leitura do ótimo Pssica.
Leia a Resenha de Pssica, Clicando Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário