O ESTRANHO CASO DO HOMEM QUE VIROU PIANISTA AO SER ATINGIDO POR RAIO
A ciência moderna trata de fenômenos que acontecem a todo instante, que podem ser reproduzidos à exaustão, como a ebulição da água, ou até mesmo a explosão de uma estrela, que são explicados por leis físicas gerais.
Mas como explicar fenômenos que são tão únicos, mas tão únicos, que não podem ser comparados a nada, que acontece apenas uma vez em milhares de anos, e que não podem ser explicados por leis gerais? Nessa hora a ciência falha, não consegue explicar. Entramos então no mundo do insólito, do extraordinário, daquilo que é tão estranho que não conseguimos classificá-lo. É o curioso caso de pessoas que voltam do coma falando idiomas que nunca aprenderam. Ou o estranho caso do médico ortopedista estadunidense Tony Cicoria.
O Estranho Caso de Tony Cicoria
Durante um passeio com a família, Tony Cicoria, 42 anos na época, ao usar um telefone público, durante a chuva, foi atingido por um raio, que o atingiu em cheio.
Tony conta que foi jogado para trás e que se sentiu sair do próprio corpo, voltando a ele por meio da massagem cardíaca feita por uma mulher que também esperava para telefonar.
Duas semanas depois passou a sentir uma vontade irresistível de ouvir música tocada em piano --- tipo de música que não fazia parte de seu gosto musical. Comprou então um CD de música de piano, que não parou de ouvir. Mas logo passou a sentir vontade irresistível de tocar piano, mesmo sem ter um piano em casa. Coincidentemente, foi o período em que uma antiga babá disse que estava de mudança, e se não poderia deixar um piano em sua casa. Foi nessa época que uma música passou a se repetir em seus sonhos. No sonho ele estava em um palco e ouvia a música, e tinha a nítida sensação que a música era sua. Tony comprou algumas partituras de música para piano e passou a ter aulas de piano com uma professora. Anos depois, Tony Cicoria conseguiu compor a música que ele ouvia em seus sonhos. E em 2008, ele subiu ao palco para tocá-la, que ele a chamou de The Lightning Sonata (A Sonata do Raio).
O fato é impressionante não apenas por alguém ter seu interesse musical despertado após o acidente com um raio, mas também por ter idade avançada para começar a tocar piano, e ter progredido tão rápido e tão intensamente, ao ponto de compor música no estilo mais complexo de musica, que é a música clássica.
Uma Explicação para o Caso Tony Cicoria
Oliver Sacks |
O caso de Tony Cicoria chamou atenção de um dos melhores neurologistas do mundo, Oliver Sacks, que deu uma possível explicação para o caso, afirmando de que o raio teria trazido à tona talentos musicais latentes e reorganizado seus neurônios. Porém sem provar nada. Explicação que não convenceu nem um pouquinho o próprio Tony Cicoria, que acredita que adquiriu seus dons musicais após ter tido uma Experiência de Quase Morte. Fenômeno em que é comum pessoas que tiveram tal experiência relatarem terem voltado com conhecimentos, dons, sentimentos que não possuíam antes.
O Estranho e o Insólito
Todos os anos, milhares de pessoas no mundo inteiro são atingidas por raios, que são fenômenos bem explicados pelas leis da eletricidade. Muitos morrem, outros sobrevivem com poucas sequelas ou nenhuma. Mas, certamente, pouquíssimas pessoas tiveram seu interesse aguçado por música após ser atingidas por um raio; até agora conhecemos apenas Tony Cicoria.
O caso de Tony é tão único que para explicá-lo teríamos que explicar o porquê de ter acontecido somente com ele e não com outras milhares de pessoas atingidas por raio.
Assim, mesmo que a explicação do neurologista Oliver Sacks fosse correta, o caso de Tony continuaria sendo um grande mistério, uma exceção a todas as regras.
Seria seu caso fruto de um mal funcionamento das leis do universo? Produto de uma zona em que coisas aconteceriam de forma independente das leis do universo, que pertenceria ao mundo do insólito, do estranho e do inexplicável?
Nenhum comentário:
Postar um comentário