segunda-feira, 8 de abril de 2019

"PROFECIA DOS PAPAS" PREVÊ QUE PAPA FRANCISCO SERÁ O ÚLTIMO PAPA

"PROFECIA DOS PAPAS" PREVÊ QUE PAPA  FRANCISCO SERÁ O ÚLTIMO PAPA
Toda vez que morre um papa e começa os preparativos para a nomeação de um novo papa, uma antiga profecia vem à mente de todos: a profecia da sucessão papal, de São Malaquias. Tal profecia, segundo especialistas, tem previsto, com assombroso acerto, os papas eleitos. Ultimamente, ela tem se tornado especial para nosso tempo, já que profetiza que o Papa Francisco será o último papa. O que isto pode significar: o fim do mundo? O fim da igreja católica? Ou um novo modo de escolher os líderes da igreja católica?

São Malaquias


São Malaquias
São Malaquias nasceu na Irlanda do Norte. Nesse ponto não há acordo entre historiadores, para alguns ele nasceu em 1194, para outros 1178, enquanto para outros a data é 1110. Era chamado de “monge santo”, “anjo vestido de bispo”. Participou da construção do monastério de Ibrach, no condado de Kerry. Pesquisadores afirmam que foi durante uma viagem a Roma com o objetivo de visitar o Papa Inocêncio II, que São Malaquias teve “a inspiração de traçar uma espécie de cronologia papal”. De volta à Irlanda, renunciou às suas funções de bispo e a todas as honrarias para viver de oração e caridade. Retirando-se para um convento onde ficou até sua morte, em 1148, ou 1151, ou ainda para alguns, 1154.

As Profecias de São Malaquias
Foi Arnold Wion o primeiro a imprimir as profecias de São Malaquias na obra Lignum Vitae, impressa em Veneza, em 1505.

As profecias de São Malaquias prevê a nomeação de 112 papas. Como toda profecia, as palavras de São Malaquias a respeito dos papas são vagas e permitem toda forma de interpretação. Algumas profecias buscam identificar o futuro papa por meio de algum detalhe que o associa ao lugar que nasceu, ao seu nome de família ou nome próprio, ou algum elemento presente em seu brasão papal.

O primeiro Papa de que Trata a Profecia de São Malaquias:
LEMA: “Ex Castro Tiberis”
PAPA: Celestino II, nascido Guido di Castello.
PAPADO: De 1143 a 1144
A expressão em latim refere-se com clareza ao local de origem desse papa. Celestino veio de Cittá di Castello (castrum = castelo), localidade à beira do rio Tibre (Tiberis).

2º Papa:
LEMA: “Inimicus Expulsus” (inimigo expulso)
PAPA: Lúcio II, nascido Cherardo Caccanemici dell’Orso
PAPADO: De 1144 a 1145.
Nesse caso, a profecia não se refere ao local de nascimento, nem a família, mas a um momento histórico que foi determinante para esse papa. Lúcio II pediu ajuda do rei Rogério II, da Sicília, contra o povo de Roma que se havia rebelado. O papa em pessoa comandou os soldados, morrendo de um ferimento recebido durante o ataque ao castelo de Campidoglio.

3º Papa:
LEMA: “Ex Magnitudine Montis”
PAPA: Eugênio III
PAPADO: De 1145 a 1153
Nesse caso o lema se refere à localidade de nascimento do papa. Eugênio III nascera em Montemagno (Monte Grande), nas proximidades de Pisa.

Últimos Papas
As profecias continuam prevendo os papas até chegar aos últimos papas do século XX e finalmente ao último papa.

109º Papa


João Paulo 1º
LEMA: “De Medietate Lunae” (“Pelo Período de uma Lua”)
PAPA: João Paulo 1º
PAPADO: 1978


Papa João Paulo 1º com seu Futuro Sucessor, João Paulo 2º
O italiano morreu de um provável ataque cardíaco 33 dias após assumir o pontificado. Ou seja, ficou no cargo aproximadamente o tempo de um ciclo lunar.

Comentário:
Incrivelmente, a profecia se mostrou precisa, pois João Paulo 1º morreu após completar o um "período de lua". 

110º Papa:


João Paulo 2º
LEMA: “De Labore Solis Optimo” (“Pelo Excelente Trabalho do Sol”)
PAPA: João Paulo 2º
PAPADO: De 1978 a 2005


Papa João Paulo 2º com seu Futuro Sucessor, Papa Bento 16
Pode se referir ao incansável empenho de João Paulo 2º: ele foi o papa que mais viajou ao redor do mundo. Ou ao fato de que nasceu e morreu em dias com eclipse solar.

Uma Interpretação da Década de 80
Sabemos que profecias requer interpretação, e alguém com bom poder de interpretação. Tornando-se bem mais fácil esta tarefa após a profecia supostamente já ter se realizado, levando a maioria das profecias não serem úteis. Sabendo disso, em relação aos dois últimos papas que já conhecemos, Papa Bento 16 e Papa Francisco, publicamos abaixo, uma tentativa de interpretação das profecias de São Malaquias em relação a esses dois papas, feitas durante a década de 80, por uma coleção de revista chamada Os Grandes Profetas, publicada pela editora Nova Cultural, bem antes do surgimento do Papa Bento 16 e Papa Francisco.

Papa Bento 16


Bento 16
A Coleção Os Grandes Profetas escreveu sobre a profecia de São Malaquias sobre o sucessor de João Paulo II, Papa Bento 16, identificado nas profecias de São Malaquias por “De Gloria Olivae”:

“O pontificado de João Paulo 2º deverá terminar com o terceiro conflito mundial. A esse papa sucederá um ‘mensageiro de paz’, correspondendo a um período de trégua e talvez de bem-estar para a humanidade. Mas durará pouco. ‘De Gloria Olivae’, na opinião de alguns intérpretes, será um papa italiano e é provável que assuma o nome de Pio XIII (ou, de qualquer modo, continuará uma das últimas linhas sucessoriais). Seu pontificado não será longo e, no final, ele abandonará Roma. Mas para essa cidade retornará a fim de concluir a tarefa que lhe foi confiada.” - Coleção Os Grandes Profetas.


Papa Bento 16 com seu Sucessor, Papa Francisco
Comentário:
Como podemos ver, a interpretação das profecias pela revista errou ao afirmar que o pontificado de João Paulo II terminaria com “o terceiro conflito mundial”. Errou também a afirmar que o próximo papa seria italiano, errou já que Bento 16 é alemão, nem assumiu o papado com o nome Pio XIII. Não previu sua renúncia ao papado. Mas acertou ao dizer que “seu pontificado não será longo”, já que ele renunciou.

Comparemos esta interpretação com a revista Superinteressante, que interpretou a profecia de São Malaquias sobre o sucessor de João Paulo 2º, após Papa Bento 16 já ser bem conhecido:

O Penúltimo
LEMA: “Gloria Olivae” (“Glória da Oliveira”)
PAPA: Bento 16
PAPADO: De 2005 a 2013
“Era da ordem de São bento, cujo símbolo é uma oliveira. E foi o primeiro papa pertencente à Ordem dos Olivetanos, também conhecidos como beneditinos.” - Revista Superinteressante.

Comentário:
Como podemos ver, segundo a revista Superinteressante, a frase “Gloria Olivae” identifica com precisão Papa Bento 16, já que oliveira é o símbolo da ordem beneditina, de onde Papa Bento 16 é um membro.

O Último Papa


Papa Francisco
A Coleção Os Grandes Profetas interpretou desta forma as profecias de São Malaquias a respeito do último papa, no caso Papa Francisco, cujo o lema da profecia é: “Petrus Secundus”, diz a revista:

“Esse papa (que, provavelmente, não será italiano) concluirá um ciclo da Igreja Católica. Seu pontificado estará cheio de amarguras e de sangue, os homens parecerão enlouquecidos e nem mesmo a fé conseguirá aliviar as feridas de suas almas. O papado de Pedro II terminará no ano 2013 e acabará em sangue. De acordo com algumas interpretações, esse papa ‘será crucificado como o príncipe dos apóstolos’. É provável, assim, que esse papado coincida com um período dos mais dramáticos da história da Igreja e da própria humanidade. Mas é importante deixar claro um aspecto: isto não significa necessariamente o fim da Igreja Católica, porque enquanto existir morte haverá religiões no mundo. O que se espera é uma transformação radical, surgindo talvez uma igreja universal única, que adotará o mesmo Deus e que colocará todos os profetas em um mesmo plano.” - Coleção Os Grandes Profetas.

Comentário:
A interpretação da Coleção Os Grandes Profetas começa com um acerto: “esse papa (que provavelmente, não será italiano)”, acertou já que Papa Francisco é argentino. Errou também a data, acreditando que o papado do Papa Francisco acabaria em 2013, ao contrário, foi seu início, já que ele substituiu Papa Bento 16 que renunciou em 2013. Quanto ao resto da interpretação, não podemos ainda dizer se acertou ou não, já que o papado do Papa Francisco ainda continua.

Quanto a revista Superinteressante, é desta formas que interpretou as profecias de São Malaquias sobre Papa Francisco:

O Desolador
LEMA: “Petrus II” (“Pedro 2º”)
PAPA: Francisco
PAPADO: a partir de 2013
“A profecia dizia que o sucessor de Bento 16 assumiria o nome de Pedro 2º. Ela errou: o novo papa se batizou como Francisco. E é até bom que esteja errada porque o restante do lema dizia: ‘Tu, in desolacione suprema sede. Ecce Petrus Romanus, ultimus Dei Pontifex!’ A tradução seria algo como: ‘Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, o último papa do Deus verdadeiro!’ Ainda segundo São Malaquias, esse papa ‘alimentará seu rebanho entre muitas turbulência, e então a cidade das sete colinas será destruída e o formidável juíz julgará o seu povo’. A cidade seria Roma, onde fica o Vaticano.” - Revista Superinteressante.

Comentário:
As profecias de São Malaquias argumenta que o último papa, no caso seria o Papa Francisco, reinaria “na suprema desolação do mundo” e que “alimentará seu rebanho entre muita turbulência”, essas afirmações combina com o grande número de casos de pedofilia que tem sofrido a Igreja Católica; fato que tem repercutido com bastante força durante o papado de Papa Francisco, que tem levado a Igreja Católica a perder grandes números de fiéis, causando “desolação” e grandes “turbulências” em seu papado. Quanto a isso, as profecias de São Malaquias parecem estarem corretas. Mas ao fato deste ser o último papa, e o que devemos entender por “último papa”, não temos ainda meios de nos decidir se tal profecia está correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário