UM BATE-PAPO MANEIRO SOBRE CIÊNCIA E O SOBRENATURAL
Não há quem não conheça alguém que relate já ter vivido algum fato estranho, diferente de tudo que já experimentou na vida, ou que a maioria de seus conhecidos tenham experimentado, e que ainda o deixa bastante confuso por não ter explicação. Seja incríveis coincidências, extremamente improváveis; seja previsões de fatos improváveis, que se confirmaram realmente, ou visões de estranhas presenças que não deveriam estar ali, etc. Quando se fala de experiências desse tipo, é bastante comum chamá-las de sobrenaturais. Mas o que significaria, precisamente, esta palavra? Seriam experiências, de fato, inexplicáveis? E a ciência pode testá-las? Para responder a isso, segue o texto abaixo.
O que é o sobrenatural?
É o que está para além do natural; o que não depende nem pode ser explicado pelas leis da natureza, da matéria/energia, aparentando ter regras próprias.
O que são experiências sobrenaturais?
São experiências que contrariam fatos comuns e que não possuem explicação satisfatória baseada na experiência já vivida pelo indivíduo e também pela grande maioria dos indivíduos humanos.
É claro que só isso não é suficiente para definir uma experiência sobrenatural, pois há experiências vividas por pouquíssimas pessoas --- como ter voado de foguete --- que são incomuns para a grande maioria dos seres humanos, ou experiências estranhas mas que possuem explicação psicológica ou psiquiátrica --- alucinações provocadas por drogas ou problemas mentais. Por isso não são consideradas sobrenaturais. Para que essa definição seja mais precisa, é necessário que, além de serem de difícil explicação, contrarie leis físicas e não sejam explicadas por outros meios, psicologia, psiquiatria, etc.
A ciência pode provar que o sobrenatural não existe?
Pela definição de sobrenatural, acima, meio que já fica subentendido a resposta. Mas para compreendermos melhor a relação entre o conceito de sobrenatural e a ciência, tomemos a pergunta: “O que havia antes do Big Bang?” Segundo a ciência, o Big Bang foi o início do universo e também das leis físicas que conhecemos hoje. Esta pergunta não pode ser respondida pela ciência, porque, como a ciência explica as coisas com base nas leis físicas que conhecemos, não podemos usar essas mesmas leis para explicar algo que existiu quando elas ainda não existiam --- pelo menos como conhecemos hoje. É nessa área onde as leis físicas parecem não agir, que se situa o conceito de sobrenatural. Portanto, de modo geral, a ciência não poderia provar a não existência, nem a existência de algo que, a princípio, escapa de seu alcance, como é o sobrenatural.
Um Ativo Divulgador Científico Brasileiro que se Propõe a Negar a Existência do Sobrenatural |
Além disso, a ciência exige que o fenômeno estudado aconteça em momento e local predeterminados e apropriado, no caso, em um laboratório, e que possa ser reproduzido inúmeras vezes para que possa ser estudado, explicado e reproduzido. Contudo, os fenômenos tidos como sobrenaturais são, em geral, imprevisíveis e incontroláveis. Exemplo: As experiências de quase morte (EQM).
Acrescente-se a isso que, em geral, é muito difícil provar que algo não existe, mesmo algo material. Por exemplo, torna-se difícil provar que não existe um gato verde, porque mesmo que seja procurado em todo canto da terra (algo já difícil por si só) um gato verde, e não encontrado, sempre ficará a impressão de não ter se procurado bem, e em todos os cantos possíveis; já demonstrar que existe um gato verde, é bem mais fácil, uma vez que basta apenas apresentar um exemplar. E se é difícil a demonstração de que não existe gato verde, imagine provar a não existência de algo que, por definição, é infinitamente mais complexo do que um gato, no caso, a inexistência do sobrenatural.
Acima o Mágico Estadunidense James Randi que Propôs um Milhão de Dólares para Quem Provar que o Sobrenatural Existe |
Então o que pensar dos desafios científicos feitos com a intenção de provar que o sobrenatural não existe, oferecendo somas de dinheiro às pessoas que aceitarem o desafio de demonstrar que possuem poderes, e/ou tiveram experiências sobrenaturais?
Quem já passou por alguma forma de experiência inexplicável, sobrenatural, evita falar a respeito, pois sabe que seu relato pode se tornar motivo de riso, piada, ou, pior, a pessoa pode ser vista como louca. E são justamente essas pessoas que mais se interessam pelo assunto, porque buscam uma explicação, e se interessam em encontrar pessoas que também passaram pela mesma experiência. E, ao contrário destas, as pessoas que nunca passaram por experiências semelhantes, são aquelas que sempre têm uma boa explicação para dar que nega ou ridiculariza a experiência do outro, e crêem saber mais do assunto do que os primeiros. Mas a recusa de se expor, é um bom sinal da honestidade da pessoa, ao contrário daquelas que buscam lucrar de alguma forma relatando suas experiências ou poderes tido como sobrenatural, na grande maioria das vezes até inventam poderes inexistentes ou experiências que nunca tiveram, só para lucrar e chamar atenção para si. Então, logo de cara, já dá para prever que tipo de pessoa aceitaria desafios envolvendo dinheiro.