sábado, 30 de setembro de 2023

A TRÁGICA HISTÓRIA DA MAIS FAMOSA MARCHA NUPCIAL INGLESA E O ROMANCE “APÓS A CHUVA DA TARDE”

A TRÁGICA HISTÓRIA DA MAIS FAMOSA MARCHA NUPCIAL INGLESA E O ROMANCE “APÓS A CHUVA DA TARDE”


Em 1707, um talentoso músico inglês, chamado Jeremiah Clarke (1674 - 1707), após ter seu amor rejeitado por uma linda dama da nobreza, e indeciso entre afogar-se ou enforcar-se, decidiu como tirar a própria vida jogando uma moeda para o alto. A moeda, incrivelmente, caiu em pé, de borda presa na areia. E não ligando para isso, à noite, Clarke tiraria a própria vida dando um tiro em sua cabeça, no Cemitério de Saint Paul, em Londres.


Jeremiah Clarke

Contrariando, as normas da época que proibia que suicidas fossem enterrados em locais santos, no dia 2 de dezembro de 1707, Jeremiah Clarke foi enterrado na cripta da Catedral de Saint Paul, onde trabalhava como organista. 


E por ironia do destino, a música pela qual Jeremiah Clarke ainda é lembrado hoje, “The Prince of Denmark’s March”, é usada em cerimônias de casamento, principalmente, pela nobreza inglesa, que sela o amor entre casais mas que foi incapaz de realizar o seu próprio.


Catedral de Saint Paul, Londres

Mas como pôde o corpo de um pobre músico suicida do séc. XVII quebrar as duras normas da época contra sepultamentos de suicidas e ter sido sepultado na mais famosa igreja da Inglaterra?




Talvez o segredo esteja com a formosa dama que o rejeitou. Talvez ela o tenha rejeitado não por ter sido um plebeu, sem títulos de nobreza e riqueza, mas porque, devido a um terrível segredo de família, a união entre os dois seria insustentável, e que ela só revelou sua condição à ele quando Clarke precisou vencer a morte, porém, saindo da cripta com irresistível desejo por sangue. 




Esta foi a solução que o autor do romance “Após a Chuva da Tarde” deu para a trágica história de amor do infortunado compositor inglês, fazendo com que não apenas o amor dele fosse correspondido, mas que transcendesse o tempo, a distância e a morte.


O romance dá continuidade a história de amor de Jeremiah Clarke, não mais nas frias e sombrias paisagens europeias, mas na ensolarada Belém das mangueiras e da chuva da tarde, de 1896, quando a cidade enriquecia com a exportação da borracha, proporcionando a vinda de grandes artistas da Europa, tudo isso sem perder as características fundamentais dos romances góticos vampiresco, misturando personagens reais e fictícios com vampiros e entidades das lendas urbanas e folclóricas da Amazônia, sem esquecer uma boa dose de realismo mágico.




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