AS ORIGENS VAMPIRESCAS DA LENDA DE JOSEPHINA CONTE, A MOÇA DO TÁXI
Quem não conhece a lenda da Moça do Táxi, que em seu aniversário seu pai lhe dava de presente uma corrida de táxi pelas ruas de Belém, costume que, segundo a lenda popular, continuou mesmo após sua morte, com o espírito da defunta a sair do cemitério e pegar um táxi em dia de seu aniversário.
A lenda de Josephina Conte é bastante conhecida na cidade de Belém, mas o que poucos sabem é que a lenda possui origens vampirescas, com estranhos acontecimentos que ocorreram durante sua morte e enterro; e, certamente, foram os verdadeiros motivadores para que a lenda surgisse.
A Defunta
Josephina Conte, nascida em 1915, era a quinta filha de uma rica família descendente de italianos, cujo pai era um grande empresário do ramo do calçado, proprietário dos Calçados Boa Fama; era uma jovem vivaz, de rosto angelical, que gostava de apreciar o carnaval de rua de Belém, dos anos 20, e, mesmo com todo os cuidados de médicos vindos da Europa, faleceu de misteriosa doença, em 1931.
Alguns relatos afirmam que a moça teria falecido de tísica, isto é, de tuberculose, com boatos a afirmar que em suas chapas dos pulmões estranhas figuras pontiagudas apareciam.
Tísica
A tuberculose não possuía cura até os anos de 1940, causando magreza e palidez excessiva, tosse com grande quantidade de sangue expelido e morte. E por ser uma doença bastante comum que atacava famílias inteiras, levando-as à morte, a doença, no passado, era vista como uma maldição que atacava aos poucos um a um os membros da família. O que levava os doentes a serem expulsos de suas famílias, ou de suas comunidades, e visto como portador de uma terrível maldição.
E devido a magreza e palidez excessivas do enfermo, e o sangue expelido em roupas e cama à noite, pensava-se que a causa deveria ser alguma forma de entidade malévola que se alimentava da energia e do sangue do doente.
Sendo assim, a tuberculose foi uma das grandes motivações para o aparecimento da lenda dos vampiros nos países europeus. Desferindo no doente uma enorme carga de preconceito e profundos sentimentos supersticiosos: dois fortes fatores para a criação de lendas, que tiveram, sem dúvida, também fortes influências no surgimento da lenda da Moça do Táxi
O Caixão Aberto
Segundo disse o senhor Jorge Conte, sobrinho de Josephina, para matéria de site, o cortejo fúnebre da famosa defunta, ao contrário do costume da época, saiu do cemitério para a fábrica da família, já que seu pai queria que o cortejo saísse de lá, e durante o percurso do carro fúnebre, seu caixão se abriu, segundo ele, devido aos solavancos provocados pelos buracos de rua no carro fúnebre que tinha a carroceria transparente, sendo visto pelos transeuntes, dando a impressão a estes que Josephina Conte havia retornado à vida.
Aqui vemos outro elemento fundamental para o surgimento da lenda dos vampiros, que também parece ter influenciado o surgimento da lenda da Moça do Táxi, pois é bem provável que os primeiros sinais de decomposição do corpo tenha sido um dos fatores prováveis para que o caixão tenha aberto sua porta durante o cortejo. Pois, como se sabe, com a morte do corpo, gases começam a ser produzidos pelas bactérias do organismo, levando o cadáver a aumentar de volume.
A falta de compreensão sobre a decomposição do corpo humano, no passado, foi fundamental para o surgimento da lenda dos vampiros, pois não apenas a decomposição produz gases, aumentando o volume do corpo, causando a ruptura do caixão, mas também mudança de posição do corpo --- daí a imagem tão explorada pelo cinema de Drácula abrindo lentamente seu caixão. Fato que muitas vezes, levava os antigos, ao abrir sepulturas e ver o caixão com a porta rompida, acreditava que o morto havia saído de seu túmulo, fazendo com que estacas de ferro fossem atravessadas no peito do cadáver para prendê-lo ao solo e impedi-lo de sair e sugar o sangue dos vivos.
Portanto, a presença dos dois elementos fundamentais da origem dos vampiros, descritos acima, na origem da lenda da Moça do Táxi, autoriza-nos a afirmar que também esta é uma lenda vampírica.
Para Saber Mais, Adquire o Livro "Após a Chuva da Tarde", Clicando Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário