quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

THE WARRIORS, OS SELVAGENS DA NOITE



THE WARRIORS, OS SELVAGENS DA NOITE
Há filmes que marcam nossas vidas para sempre. E um desses filmes, certamente para muitas pessoas, um pouco mais maduras, digamos, é o filme The Warriors, que no Brasil ganhou o subtítulo ”Os Selvagens da Noite”, que foi lançado em 1979, e dirigido por Walter Hill.


The Warriors embora tenha como tema as gangues de delinquentes juvenis semelhante ao famoso filme Laranja Mecânica, de 1970, diferentemente deste não possui questionamentos filosóficos ou sociais, mas altas doses de adrenalina pura, com um dinamismo que não deixa ninguém parado.


O filme que se passa em Nova Iorque no ano de 1979, mostra uma cidade dominada pelas gangues de rua, que brigam entre si e também contra a polícia. Então para trazer um pouco de paz às ruas, Cyrus, o líder da maior gangue da cidade, os Gramercy Riffs, declara uma trégua e convoca uma reunião geral no Bronx com a intenção de unir todas as gangues para a dominação total da cidade. No entanto, durante o seu pronunciamento, é assassinado por Luther, líder dos Rogues. Fox, membro dos Warriors, do distante bairro de Coney Island, testemunha seu ato e é visto por ele. Para se salvar, Luther imediatamente acusa os Warriors de assassinar Cyrus, fazendo com que os Riffs matem Cleon, líder do grupo, e persigam o resto da gangue por toda a cidade, após anunciarem numa estação de rádio que querem todos os Warriors, vivos ou mortos. Assim, começa a corrida dos Warriors pela noite, tentando chegar ao seu território, lutando contra todas as gangues e a polícia, que agora os procuram.


O filme é adrenalina pura, mostrando várias formas de gangues, com seus uniformes e jeitos pessoais, e os Warriors (guerreiros, em português) tentando sobreviver a elas.



Porém, o que poucos sabem é que este filme é uma filmagem do livro The Warriors, escrito por Sol Yurick em 1965, e que foi publicado em português em nosso país, em 2015. O escritor Sol Yurick se inspirou em gangues verdadeiras que povoavam os bairros de Nova York, havendo mais de 100 gangues catalogadas pela polícia. A tentativa de trégua entre gangues comentada no filme e no livro existiu verdadeiramente uma trégua depois da "reunião de paz" realizada pelas próprias gangues na Hoe Avenue Boys Club, em 1971.

Reencontro de Alguns dos Atores do Filme

Abaixo, algumas gangues da época:








        Abaixo o Documentário Sobre as Gangues de Nova York "Flyin' Cut Sleeves", de 1993; e, mais abaixo, um Lider de Gangue Discursa em uma Reunião de Gangues:




Nenhum comentário:

Postar um comentário