segunda-feira, 2 de abril de 2018

EDDIE E ESQUELETO: UMA MACABRA ORIGEM EM COMUM


EDDIE E ESQUELETO: UMA MACABRA ORIGEM EM COMUM
Nenhum outro mascote de banda de Heavy Metal tornou-se tão popular quanto Eddie, a simpática caveirinha criada e desenhada pelo desenhista Derek Riggs para as capas dos álbuns da banda inglesa Iron Maiden, presente em dezenas de capas de seus discos. Edward T. Head, mais conhecido como Eddie, nos anos de 1970 era apenas uma cabeça que dava um toque de horror aos shows, na época, de uma desconhecida banda chamada Iron Maiden, e que ficava atrás do baterista. Com o tempo, um corpo o foi incorporado, e Eddie passou a adotar o visual dos diferentes temas de que tratava os títulos dos novos álbuns da banda inglesa.


O interessante é que quase ao mesmo tempo que Eddie nascia, outro personagem tão famoso quanto e tão amedrontador quanto ele, porém com doses de simpatia também, surgia; tratava-se do Esqueleto, o arqui-inimigo do musculoso He-Man, super herói em forma de boneco, que posteriormente tornou-se desenho animado bastante popular entre os meninos da década de 1980.



O que poucos sabem é que existe um paralelismo entre Eddie e o Esqueleto, que se encontra na origem na criação de ambos personagens; uma origem sombria e terrível que ajudou seus criadores a criá-los.

EDDIE, O MASCOTE
Derek Riggs Admirando uma de Suas Obras

Derek Riggs nos conta que era década de 1970, o movimento punk explodia com sua rebeldia característica nas ruas de Londres, e para ilustrar aquela época, ele pretendia desenhar uma figura em avançado estado de decomposição, uma caveira ainda com alguma porção de carne pútrida em seus ossos nas ruas de Londres. E como nunca havia visto um corpo humano em tal estado, "Então me lembrei de uma montagem de fotos que eu tinha feito nos anos 70, quando estava na escola. Parte dessa montagem era uma fotografia de uma cabeça em decomposição que tinha ficado presa em um tanque. 


Foto que Inspirou a anatomia de Eddie

Essa foto estava na revista Time e a legenda dizia que era a cabeça de um soldado americano que ficou presa em um tanque vietnamita. Muitos anos depois, encontrei a mesma foto em uma coleção da Time Photos. A legenda dizia que era a cabeça de um soldado inglês em um tanque Nazista. Então agora eu acho que a foto não era nada mais do que um pouco de propaganda política de guerra. De qualquer forma, eu usei essa foto como referência para desenhar a cabeça do monstro", lembraria Derek Riggs anos depois.


Derek Riggs
A simpática caveirinha parecia mesmo estar destinada ao Iron Maiden, pois foi rejeitada por inúmeras vezes por produtores de bandas que não viam em tal desenho um bom desenho para uma banda de Rock, porém foi imediatamente acolhida pelos membros da Donzela de Ferro quando estes bateram os olhos nele.

ESQUELETO, O ARQUI-INIMIGO DE HE-MAN
Mark Taylor

Quando Mark Taylor tinha 9 anos de idade, seu pai o levou para passear em um antigo parque de diversão, chamado “Pike”. Ao entrar na assustadora “casa do terror”, Mark sentiu o cheiro pútrido e velho do lugar, e ao adentrar em um escuro corredor, seu pé acionou uma mola que, por sua vez, acendeu luzes que iluminaram e fez cair um boneco assustador, um semi esqueleto, que balançava, à sua frente, seguro pela corda que o enforcava.


Para Mark Taylor algo lhe dizia que aquilo não era apenas um “boneco” de circo, mas o assustador cadáver de um homem. E anos mais tarde, Mark Taylor se tornou desenhista trabalhando para a grande gigante fábrica de brinquedos Mattel; e quando precisou criar um personagem assustador para servir como inimigo para o super musculoso e poderoso He-man, Mark, não pensou duas vezes, incorporou ao personagem o que de mais assustador havia presenciado em sua vida, a terrível experiência vivida com o esqueleto enforcado do parque de diversão. Este terrível acontecimento de infância seria a inspiração para sua mais famosa criação: o Esqueleto, o arqui-inimigo de He-man.


A Múmia de Elmer McCurdy que Mark Taylor Viu Quando Menino
O mais curioso de toda essa história é que anos mas tarde durante a gravação de mais um episódio do seriado televisivo “O Homem de Seis Milhões de Dólares” se descobriria que o jovem Mark Taylor tinha toda razão, pois aquilo não era um boneco mas o cadáver mumificado de um homem com uma horrível história ainda a ser descoberta. Isto foi descoberto quando um membro da equipe técnica do famoso seriado, ao mudar o suposto boneco de lugar, acabou por quebrar seu braço ou dedo, acabando por expor seus ossos e articulações, o que levou a equipe a desconfiar se tratar não de um boneco, mas de uma múmia.

A MÚMIA DE ELMER McCURDY

Marcas de tiros no pescoço e no peito, junto de moedas da época e bilhetes encontrados no interior da múmia ajudaram a descobrir sua identidade. O corpo seria de Elmer McCurdy, um antigo bandido, nascido em janeiro de 1880 e falecido em 7 de outubro de 1911.


Elmer McCurdy Morto

Elmer era um ladrão de trem que em 1911 havia cometido mais um de seus roubos a trens. O que o levou a se esconder no rancho de um amigo, chamado Dave Sears. O amigo com medo de ser tido como cúmplice de seus crimes, o delatou ao xerife. Durante troca de tiro com a polícia, Elmer McCurdy foi morto. Como nenhum parente havia reclamado pelo corpo, o dono da funerária para onde havia sido levado seu corpo, o embalsamou, pensando em ganhar algum dinheiro exibindo seu corpo a curiosos, que, como pagamento, depositavam moedas em sua boca, que eram recolhidas pelo dono da funerária.

Porém, após cinco anos, um esperto dono de circo fingiu ser um de seus parentes e exigiu levá-lo consigo. O corpo de Elmer passou a ser uma das atrações do circo daquele que viu em tal oportunidade uma boa possibilidade de ganhar dinheiro. Após ganhar um bom dinheiro, o homem morreu, e a múmia do Elmer foi parar em um depósito. Nos próximos anos o corpo de Elmer McCurdy fora vendido para sucessivos museus de cera e circos. E com o passar dos anos, a identidade do corpo não apenas se perdeu como o cadáver mumificado passou a ser visto como apenas um boneco, até que foi vendido para o parque de diversões em Long Beach (Califónia), onde ele virou um dos bonecos assustadores no trem fantasma. Até que finalmente Elmer McCurdy foi enterrado. Sua lápide ostenta a curiosa citação: "morto em 1911, enterrado em 1977". E para garantir que o corpo de Elmer tenha descanso, colocaram 60cm de concreto em cima do caixão que era para ninguém mais incomodar o coitado.



Eddie e Esqueleto, dois personagens queridos cuja a morte trágica de alguém ajudou a dar lhes vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário