terça-feira, 14 de março de 2017

A TERRÍVEL PARALISIA DO SONO: A ORIGEM DO FILME ‘A HORA DO PESADELO’



A TERRÍVEL PARALISIA DO SONO: A ORIGEM DO FILME ‘A HORA DO PESADELO’
O filme A HORA DO PESADELO — um sucesso de bilheterias e de crítica de 1984 —, conta a história de um grupo de adolescentes que têm algo em comum: terríveis pesadelos com uma figura monstruosa, com rosto tomado por horríveis cicatrizes de queimadura e com garras feitas de metal que os assola logo após dormirem.

Seus sonhos tonam-se como um portal para encontros assustadores com esta criatura, levando-os a temerem a hora de dormir, medo que aumenta ainda mais quando passam a descobrirem, aos poucos, que Freddy Krueger não é apenas fruto de seus sonhos mas o espírito de um Serial Killer de crianças, que retorna para se vingar daqueles que o mataram, usando os pesadelos dos filhos de seus assassinos como meio para sua vingança pós morte.


Esta é a história deste famoso clássico do cinema de terror. Porém o que poucos sabem é que o diretor de cinema Wes Craven se inspirou em um fenômeno bastante comum, que ataca milhões de pessoas no mundo inteiro, todas as noites, para fazer seu famoso filme: a PARALISIA DO SONO. E lá está, em grande parte, toda a agonia sentida por aqueles que já passaram pela Paralisia do Sono, como a sensação de acordar no meio da noite e não poder se mexer acompanhada da sensação de peso sobre seus corpos ou sufocamento. Muitos relatam também, assim como no filme, a horrível presença de uma, ou mais, estranha criatura que, diferentemente de Freddy Krueger, é descrita como semelhante a uma sombra com formas humanas e olhos vermelhos.
PARALISIA DO SONO

Não poucas vezes estes começam seus relatos afirmando que estavam dormindo em seus quartos quando, subitamente, acordaram sem conseguirem se mexer, é quando veem os famosos homens-sombras parados olhando-os, ou dirigindo-se em suas direções. Durante estas visões a tentativa de pedir socorro por meio de gritos é inútil, assim como qualquer outro movimento. Alguns relatos incluem como explicação para a sensação de peso ou sufocamento, a ação direta destas criaturas enforcando-os ou sobre seus corpos.
 E assim como no famoso filme de terror, o pavor de voltar a dormir se instala imediatamente àqueles que sofreram os efeitos macabros da terrível Paralisia do Sono.
O fenômeno da Paralisia do Sono já vem sendo relatado há muito tempo, tanto que é muito provável que alguns leitores que estejam lendo este texto já se deparam alguma vez com alguns de seus sintomas.


Obra do Pintor Suiço J. H. Füssli Retratando o Pesadelo -
Note que Ele Retrata o Pesadelo como Influência de uma Criatura Sobrenatural
Certamente, alguns de seus sintomas deram origens ao que na idade média eram definidos como pequenos demônios que visitavam alguns desavisados durante o sono: os súcubos e os íncubos, demônios ligados a atos sexuais que visitavam homens e mulheres respectivamente.

MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A PARALISIA DO SONO
A Paralisia do Sono é algo, relativamente, tão comum que até mesmo eu já passei pelas macabras sensações dela. Abaixo, algumas das terríveis sensações sentidas por mim:
Uma noite, logo após apagar a luz do quarto e deitar-me na cama para dormir, senti o colchão atrás de mim afundar, levemente, próximo aos meus pés, e o afundamento a se estender, aos poucos, ao longo do colchão, como se alguém gatinhasse para deitar-se ao meu lado, com muito cuidado para não acordar-me, tão pesado, que fazia meu corpo se voltar para trás. Nesse momento, uma sensação de terror me possuiu a mente, pois eu sabia que havia apenas eu no quarto e sabia também que havia trancado a porta com a chave antes de dormir. Tomei coragem e olhei para trás através da penumbra do quarto, esperando ser surpreendido pela imagem; e foi com grande alívio que, ao me virar, vi que nada estava alí.
Outro dia, acordei no meio da noite, com um grande peso sobre meus ombros, abri os olhos e tentei mexer-me, porém nenhum movimento se seguiu ao meu desejo, nem mesmo minhas pálpebras se movimentavam, tentei gritar, mas nenhum movimento se deu em meus lábios ou som saiu de minha boca; em seguida senti como se alguém me segurasse pelos tornozelos e me puxasse para fora da cama, deixando parte do meu corpo para fora do colchão. Porém, finalmente, ao conseguir me movimentar, com grande falta de ar, notei, espantado, que estava na mesma posição que fui dormir. Sai do quarto e aos poucos fui conseguindo respirar...

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A PARALISIA DO SONO
Para a ciência não há nada de sobrenatural na experiência da Paralisia do Sono, tudo é apenas produto de uma falha entre nossa consciência e substâncias cerebrais que comandam nossos movimentos, durante nosso dormir e despertar, criando com ajuda de nossa imaginação os inconvenientes descritos acima e também os homens-sombras, sendo estes, para a ciência, apenas produtos criados pela nossa mente durante o momento em que nos situamos na zona entre o acordar e o estar dormindo.
Abaixo, a Paralisia do Sono, sendo abordada no Fantástico:


OS HOMENS-SOMBRAS

No entanto, mesmo após ser dada a explicação científica para a Paralisia do sono, muitos, assim como os adolescentes do filme A Hora do Pesadelo, ainda mantém a ideia de que as estranhas visões causadas pela Paralisia do Sono são reais. E algumas explicações tem sido dada para a existência destas criaturas, interpretando-os como sendo:
* Fantasmas;
* Demônios;
* Seres Extra-terrestres;
* Ou seres de outras dimensões.
Abaixo, uma suposta gravação de um Homem-Sombra:


Seja como for, o curioso é que, de fato, as explicações científicas que explicam as estranhas visões durante a Paralisia do Sono como mero fruto da imaginação estimulada por este fenômeno, não são suficientes para explicar a existência dos Homens-Sombras, já que muitos relatam terem vistos estes em momentos em que estavam bem acordados, em atividades longe de seus quartos de dormir, como eu:

Quando adolescente, me encontrava no quintal de casa enquanto minha irmã escrevia sentada à mesa na cozinha; era noite, e como a porta da cozinha estava aberta, dava para vê-la perfeitamente de fora. De repente, vi algo que se assemelhava a uma sombra humana, porém com a grande diferença desta ter três dimensões, ou seja não sofria os efeitos físicos naturais de uma sombra, como a deformação sofrida causada pela superfície em que é projetada, entrar na cozinha e ficar atrás de minha irmã, parada, como se estivesse olhando oque ela estava escrevendo. Como a sombra era bastante alta, não dava para ver do seu ombro para cima; e como da primeira vez a vi de relance, o que me levou confundir ela com um membro da família. Perguntei então: “Pergunte para fulano quanto foi o jogo”. Nesse momento a sombra começou a se mover como uma pessoa e a sair do seu lado. Em resposta, minha irmã respondeu: “Mas ele ainda não chegou”. Imediatamente questionei: “Mas então quem estava ao seu lado agora?”. E recebi como resposta que ela se encontrava a sós todo aquele momento.

HIPÓTESES ACERCA DOS HOMENS-SOMBRAS
Sei que as descrições de Homens-Sombras usando chapéus ou agasalhos pode gerar a pergunta, talvez acompanhada por risos: “Para quê uma sombra usaria chapéus ou coisas do tipo?”, contribuindo para a confirmação de ser apenas uma ridícula criação da nossa imaginação. Mas, e se essa não fosse sua real aparência, fosse apenas uma forma de camuflagem, um modo de não ser tão visível; temos que admitir que tomar a aparência de uma sombra seria um ótimo meio para isso, o que também explicaria usos de chapéus, casacos etc.
Outro fato que, para mim, é um obstáculo a ideia de ser apenas criação de nossa imaginação, é que as descrições da estranha criatura são bastante parecidas, mesmo nos relatos de pessoas que moram em outros países, com culturas bastante diferentes uma das outras, ao contrário, dos frutos de nossa imaginação que são bastante presos a influência da cultura particular de cada indivíduo, como roupas, moralidade, etc.


Isto seria uma explicação bastante razoável para seres extraterrestres ou de dimensões paralelas a nossa. Penso que se estes seres existissem mesmo não haveria nenhuma dificuldade para criarem contatos destas formas, despistando suas existências por meio de supostas criações de nossas imaginações.
Abaixo, o Documentário "The Nightmare":


Nenhum comentário:

Postar um comentário