quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

AS DIFERENTES FASES DO CORPO HUMANO APÓS A MORTE E O RENOVAR DA VIDA

AS DIFERENTES FASES DO CORPO HUMANO APÓS A MORTE E O RENOVAR DA VIDA
Quando a morte do corpo acontece, segue-se a decomposição do mesmo que pode ser dividida em várias fases bem definidas, cuja descrição, embora seja desagradável de ser descrita, são muito importantes para compreendermos o que é precisamente a vida e a morte e como se dá a incrível renovação da vida em nosso planeta.
Fase 1: Logo após o coração parar de bater, dá-se início a decomposição do corpo. O corpo se esfria, cerca de dois graus por hora, demorando entre 13 a 15 horas para ter a mesma temperatura do ambiente.



Fase 2: Nesta Fase temos o que se chama livor mortis, que é quando o coração para de bombear o sangue e este passa a se depositar na parte mais baixa do corpo, criando manchas de cor arroxeada ou preta. Este processo dura cerca de 8 horas para se completar.


Rigor Mortis

Fase 3: Duas horas após a morte, temos o que é chamado de rigor mortis, que é quando após a ausência de circulação do sangue, as células não podem trocar cálcio, o que leva ao enrijecimento do corpo, que começa na face e nas extremidades do mesmo. Porém após 12 horas, com o começo da decomposição das células, o corpo volta ser flexível.

Fase 4: Ocorre a autólise. Isso é a morte celular. Começa cerca de 12 horas quando o corpo relaxa do rigor mortis. As células não estão recebendo oxigênio e outras substâncias químicas importantes e começam a morrer.

Fase 5: Aqui já estamos na decomposição propriamente dita. Quando a autólise dá-se início, o corpo muda de cinza para verde, e para outras cores, veias brancas começam a aparecer, devido a produção de gases pelas células mortas. Substâncias produzidas pelo estômago para digerir os alimentos começam a corroer o próprio corpo.



Fase 6: Insetos começam a aparecer. Penetrando pelas cavidades do corpo: olhos, ouvidos, boca, vagina, pênis, ânus. Pondo ovos que se tornarão larvas, que devoram a carne, acabando com sua integridade. Esse processo demora de 15 horas a um dia e depende da temperatura do ambiente. Certos corpos podem atrair insetos mais cedo do que outros.

Fase 7: Dependendo da temperatura do ambiente, após cerca de um dia, corpos em decomposição começam a cheirar muito mal, devido a produção de gases pelo conteúdo no estômago, e gases produzidos por ácidos, o que faz com que o corpo comece a inchar. Os olhos e a língua são empurrados para fora do corpo devido a pressão dos gases. A pessoa deixa de ter a aparência que tinha. Apertado pelas roupas, o corpo parece grotesco, e continua a pressão dos gases sobre as partes moles do corpo. Agora os insetos já abriram grandes buracos ao redor das cavidades naturais do corpo, como olhos, pênis, ânus, vagina.



Fase 8: Enquanto o corpo se enche e se enche de gás, as células mortas na pele e na carne não têm mais a elasticidade que tinham antes e começam a empolar, descascar e rachar. Isso faz com que os gases e fluidos escapem e o corpo comece a se transformar em mingau, mergulhando em uma poça de produtos químicos e fluidos, e se esvazie de volta a algo que se aproxima do seu tamanho normal. A quantidade de fluidos expelidos é muitas vezes suficiente para larvas de insetos de olhos, boca e outros orifícios e às vezes pode ser expectorada com alguma força semelhante a vômito.

Fase 9: Decomposição avançada: vermes e insetos eliminaram a maior parte da pele e da carne. Ossos começam a aparecer. Muitos insetos evitam artérias e nervos e, portanto, essas características permanecem, especialmente em torno do rosto e das áreas expostas. Os globos oculares e a língua já se foram há muito tempo; as áreas ao redor dos genitais são apenas buracos abertos expondo ossos. O cabelo se solta do couro cabeludo; unhas encolhem; as gengivas encolhem e secam expondo os dentes e a mandíbula.

Fase 10: Esqueletização. Isso pode levar anos. A pele não afetada por insetos, geralmente aquela em contato com o solo, torna-se um couro duro e fica preta. Depois de quatro a seis anos a céu aberto, toda a carne se foi, o esqueleto seca. Cabelos e unhas, que levam mais tempo para se decompor, começaram a explodir.



Decomposição Esquelética: Este processo pode levar de um ano a 10.000 anos ou mais, dependendo das condições do ambiente.

Estranhamente, a mancha no chão deixada por produtos químicos corporais pode permanecer por vários anos, apesar da chuva e outros elementos. Como você viu, insetos e outros bichos devoram nosso corpo após a morte.

O que é a Vida e a Morte?


Se pudéssemos acelerar todo o processo de decomposição de um corpo, desde a primeira fase (decaimento da temperatura corporal até alcançar a temperatura ambiente) até a absorção total pelo ambiente, veríamos que a vida nada mais é do que aquilo que cria um equilíbrio entre a estrutura de nosso corpo e as forças exteriores do meio ambiente, e que se opõe a destruição e absorção do corpo pelo mesmo; mantendo a estrutura do organismo apesar da influência de agentes exteriores (insetos e elementos da natureza); e a morte seria o fim deste equilíbrio, o agir apenas das forças da natureza sobre o corpo, agora, inerte e totalmente passivo. Fato que está presente já na primeira fase da morte, até a total absorção por animais necrófagos (que se alimentam de carne morta) e pelo meio ambiente.

A Incrível Renovação da Vida
Como vimos, nosso corpo após a morte, servirá de alimento para várias espécies de animais tendo cada fase da decomposição animais específicos, como moscas e besouros, que se alimentarão dele, e a parte não absorvida por eles será absorvida pelo solo tornando-se nutrientes que alimentarão vegetais, que serão devorados por animais, e estes se tornarão alimentos de outras espécies de animais sucessivamente, se transformando em outras matérias ou em parte de outras formas de vida. Nesse passar de uma forma à outra de vida, é possível que a matéria que já fez parte de um corpo humano, volte a ser parte de vegetais ou de animais que poderão se tornar alimentos de consumo humano, que voltará a ser absorvido por corpos humanos na forma de alimento, e cujos os átomos que já fizeram parte de um corpo humano poderá se transformar em um óvulo de mulher ou um espermatozoide de um homem. E esses óvulos e espermatozoide poderão se juntar e dar origem a um novo ser humano. Ou seja, a matéria que já pertenceu a um corpo humano poderá se transformar novamente em um outro ser humano, recriando o ciclo da vida humana. Portanto, é bem possível que cada um de nós tenha sido feito com a matéria que já fez parte de várias formas de vida, tanto animal quanto humana. Aí está a beleza da decomposição de um corpo e sua renovação em outra forma de vida.
  


3 comentários:

  1. Nossa achei muito interessante fiquei chocada e maravilhada com o final!amei.👏👏

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que esse lindo processo da renovação de vida, não ocorre aqui no Brasil, pois aqui não há enterros naturais. O corpo "padrão" daqui, é o corpo embalsamado, em um caixão selado dentro de uma caixa de cimento, ou seja, o mais longe possivel de um processo de degradação natural....triste demais

    ResponderExcluir
  3. Nossa! fiquei bestificada, com tantas informações que eu não fazia idéia! Isso é uma transmutação fascinante!! Esee final FOI chocante!!

    ResponderExcluir