FRASE NA ENTRADA DE CEMITÉRIO DE PARAIBUNA CAUSA
MEDO EM VISITANTES
“Nós
que aqui estamos por vós esperamos”. É com esta misteriosa frase que o
cemitério da cidade de Paraibuna (SP) recebe seus visitantes, causando espanto
e medo aqueles que visitam o cemitério pela primeira vez.
A frase sempre causou bastante curiosidade, levando alguns a interpretá-la com o mais variado sentido. Para alguns seria uma forma de lembrar a todos que um dia a morte também nos encontrará, e que por isso devemos valorizar as coisas mais importantes da vida, como o amor, os amigos, a ajuda aos mais necessitados. Outros já a interpreta no sentido de fé, de que os mortos estão alí esperando pela misericórdia de Deus para suas almas, para conduzi-los em sua caminhada rumo ao além. Por fim, há aqueles que a interpreta no sentido de que os que estão lá enterrados necessitam das rezas dos que ainda estão vivos, e que não devem ser esquecidos. Ou seja: é um estímulo para que os vivos não esqueçam de seus entes queridos falecidos, estimulando visitações nos dias de finados.
Não se
sabe também o significado de tal estrela. Porém, segundo o historiador Célio de
Abreu Freire, a estrela ficava inicialmente nos degraus da entrada do
cemitério. Após a metade da década de 1950, devido a reforma do cemitério, foi
mudada para o local onde se encontra atualmente.
Quanto a curiosa frase da entrada do cemitério de Paraibuna, é muito provável que tenha sido inspirada na frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos", contida na entrada da famosa Capela dos Ossos, do século XVII, que se situa na igreja de São Francisco, da cidade de Évora, Portugal, capela que tem suas paredes adornadas macabramente por milhares de ossos humanos.
Com ou
sem lenda, todos a de convir que a frase “Nós que aqui estamos por vós
esperamos”, na frente de um cemitério, possui um efeito de temor tão poderoso quanto
um filme de terror.
Eu não estou enganado porque quando passei aí, em 1963, a frase que li na era está: Vieste de onde eu vim, já fui o que tu és, serás o que sou.
ResponderExcluir