domingo, 6 de novembro de 2022

O GÓTICO NA ARQUITETURA, LITERATURA, PINTURA, MÚSICA

O GÓTICO NA ARQUITETURA, LITERATURA, PINTURA, MÚSICA

A primeira vez que a palavra GÓTICO foi usada nas artes, foi para denominar a arquitetura de catedrais medievais extremamente altas, com adornos apontados para o firmamento, que abusavam de grandes vitrais e arcos interiores gigantescos. O nome foi usado em referência aos povos bárbaros Visigodos, como forma de dizer que aquelas construções possuíam formas bárbaras, em um sentido ruim, quando comparadas com a arquitetura até então reconhecida como modelo de beleza, a arquitetura neoclássica, que se inspirava em construções gregas e romanas.



Assim, vemos que, desde o início, o espaço sempre fora importante para a concepção gótica, no caso das catedrais, estas eram extremamente altas para dar ao ser humano a noção de sua pequenez perante Deus. Mas adiante veremos também que o espaço será também bastante importante para a criação da atmosfera sombria, misteriosa e sobrenatural, para as histórias góticas --- noções que também já estavam presentes nas catedrais góticas, com suas gárgulas, criptas e o encontro entre a escuridão e a luz em seus interiores. Sendo assim, este texto irá abordar o gótico, por intermédio das imagens mais importantes para ele.


Literatura Gótica

Foi durante a revalorização da arquitetura gótica, ocorrido na Inglaterra durante a primeira metade do século XVIII, que o termo gótico foi usado para denominar o tipo de literatura que o escritor inglês Horace Walpole havia criado com seu livro O Castelo de Otranto, de 1764; cuja história se passa na idade média, tendo como ambientação castelos medievais, com calabouços, passagens secretas, câmaras de tortura, sons fantasmagóricos em seus corredores, portas nunca abertas a guardar segredos infames, etc., elementos que ajudaram a dar à Literatura Gótica, uma de suas característica fundamental: o clima tenso e misterioso.


Caspar David Friedrich


Houve também pintores que captaram essa atmosfera misteriosa, decadente e lúgubre, das histórias góticas. É o caso do pintor alemão Caspar David Friedrich (1774 - 1840).




Caspar captava em seus quadros o clima de desolação, tristeza e decadência de um passado de glória, por meio das imagens de ruínas de catedrais, de antigos monastérios e cemitérios.




Ele também viu nas árvores desfolhadas e galhos retorcidos, como garras prestes a nos agarrar, o lado sombrio das florestas. Suas pinturas tiveram profunda influência em filmes de terror.




Sem dúvida, Caspar David Friedrich foi o mais gótico dos pintores clássicos.


O Século XIX


Mas foi durante o século seguinte, século XIX, que as grandes obras literárias do gênero foram criadas.

 

Foi também nesse período que se deu a troca do castelo mal-assombrado pelas mansões soturnas e obscuras da era vitoriana. Período que a Literatura Gótica passou a usar cenários urbanos, deixando a idade média como inspiração, passando a ter as ruas frias, escuras e enevoadas de Londres como o cenário perfeito para suas histórias.



Esse período ficou tão conhecido, que é a imagem que nos vem à cabeça quando pensamos em Literatura Gótica, e esquecemos que nem sempre foi assim.


Foi também nesse período que surgiu o elemento monstruoso, que enriqueceu a Literatura Gótica --- Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro, O Retrato de Dorian Gray, etc.


Mary Shelley e sua Criatura


Além dos monstros, as obras Frankenstein ou o Novo Prometeu, de Mary Shelley, e O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, trouxeram a ciência para à Literatura Gótica, como elemento causador do monstruoso. A Literatura Gótica não precisava mais se valer do sobrenatural para explicar seus monstros. Fazendo do laboratório, assim como o castelo e as mansões vitorianas, um espaço deflagrador de mistérios e clima tenso.

  

Uma grande influência, vinda não das artes e ciência, deu-se por conta da Rainha Vitória.


Após a morte de seu esposo, Príncipe Albert, a Rainha Vitória mergulhou em profundo luto, com vestimentas sempre negras. Isto motivou os ingleses a compartilhar o sentimento de luto de sua rainha com vestimentas que abusavam da cor negra. O que, junto com a névoa vindo do Rio Tâmisa e as paredes enegrecidas dos prédios, devido a fumaça negra das fábricas, tornou Londres o cenário ideal para as sombrias histórias góticas. Contribuindo para a imagem do gótico que temos hoje.

 

Século XX

Desde o surgimento de O Castelo de Otranto, a Literatura Gótica ficou bastante popular, e tornou-se moda em muitos países da Europa, fazendo com que autores a adaptassem a cultura e ambientação de seus países; assim nasceram: Wieland, de C. B. Brown (Estados Unidos); O Aparicionista, de Schiller (Alemanha); O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux (França), Eu e Outras Poesias, de Augusto dos Anjos (Brasil), etc.


A Literatura Gótica continuou se adaptando a novas correntes artísticas e culturas. No século XX, ela deu origem aos livros e filmes de terror, às Distopias, e demais estilos de arte.




Porém, é preciso dizer que nem tudo que é terror é gótico, assim como uma obra gótica não é necessariamente uma história de terror. Ou, de modo geral, não é só porque um livro ou um filme usa de imagens habituais ao estilo gótico, que o torna gótico.


Livros como Jane Eyre, de Charlotte Brontë, e A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, são góticos, mas não são terror.


Para ser gótico é fundamental que alguns elementos estejam presentes, como:


AMBIENTAÇÃO: o local onde a história se passa é fundamental, tem quase a mesma importância de um personagem. Porém, não basta apenas ser sombria, labiríntica, antiga, com infinitos cômodos, precisa ter uma ligação com a história que reflete em seus personagens: um segredo guardado, um acontecimento trágico, lembra um período de glória, etc., podendo ser um castelo, uma mansão, ou mesmo uma caverna, ou até uma espaçonave; o importante é que preencha os requisitos.


O PASSADO ASSOMBRA O PRESENTE: o passado é fundamental em uma obra gótica, seja em forma de um segredo familiar, um crime, um pacto, assombrando um personagem ou um grupo; o passado pode vir também sobre a forma de que aquela casa, ou família já teve um passado de glória, embora viva em total decadência.


O SOBRENATURAL: o sobrenatural pode se mostrar não apenas em forma de fantasmas reais, mas também pode se manifestar em forma simbólica, ou de falsos fantasmas, ou na forma de um fenômeno que mais tarde será totalmente explicado, não de forma sobrenatural.


A TRANSGRESSÃO: a transgressão pode aparecer em forma de monstro, de um crime, de pacto, ou algo que transgrida as leis sociais, como o incesto.


ATMOSFERA TENSA: Todos os elementos anteriores, leva a uma das maiores características das histórias góticas: a atmosfera tensa, a sensação de que a qualquer momento um segredo terrível pode ser revelado, ou a sensação que há algo que prende os personagens a casa, ao local onde se passa a história.

    

Música e Vestimentas Góticas


No século XX, a Literatura Gótica não apenas influenciou artes não-literárias, como o cinema e jogos eletrônicos, mas também a música e as vestimentas sombrias dos jovens.


Personagens femininas da década de 60 e 80 --- Mortícia, Vampirella, Elvira (foto acima) ---, inspiradas no personagem Drácula e nas vestimentas vitorianas, passaram a ser inspiração para muitas jovens.

 






E na década de 1980, a atmosfera sombria da Literatura Gótica passou a influenciar a música, especialmente o Rock. Nasciam assim as bandas góticas, como Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, The Sister of Mercy, The Damned, etc.  que usavam de uma sonoridade mais grave e roupas negras para transmitir a atmosfera sombria da Literatura Gótica, com letras soturnas inspiradas na literatura sombria, expondo certo pessimismo e desesperança, em parte produzido pela Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, que ameaçava, de uma hora para outra, explodir o mundo em um guerra atômica.


O Neogótico Literário


Passados mais de dois séculos após a criação do Castelo de Otranto, a Literatura Gótica continua bastante popular, hoje, por meio do Neogótico, romances góticos atuais que recriam os ambientes e os costumes da Londres do século XIX.


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