quinta-feira, 3 de novembro de 2022

GLÂNDULA PINEAL E AYAHUASCA



GLÂNDULA PINEAL E AYAHUASCA 

No fundo do cérebro humano há uma glândula tão pequena quanto um grão de milho, mas capaz de produzir o mais poderoso alucinógeno, conhecido pelo homem, o dimetiltriptamina (DMT), responsável por criar nossos sonhos e nos transportar para o mundo de Morfeu. 


Morfeu Deus Grego dos Sonhos
 e Mensageiro dos Deuses

A glândula pineal, sempre fora associada a crenças místicas. Povos antigos a consideravam como o “terceiro olho”, uma espécie de olho místico, capaz de nos fazer vislumbrar o que os olhos da carne não enxergam — é por meio dela que enxergamos as imagens de nossos sonhos. 

Glândula Pineal

Antigos hindus acreditavam que por meio de exercícios mentais seríamos capazes de estimulá-la, levando-nos, por um momento, a sermos capazes de olhar através do Véu de Maia — nome dado por eles aos obstáculos que oblitera nossos sentidos e fontes de ilusões —, nos fazendo ver a verdadeira realidade que se oculta por detrás dos nossos sentidos carnais. Era também o que os antigos egípcios chamavam de o “olho de hórus”, fonte de intuições e de conhecimentos intuitivos. 


Ayahuasca

E quando estamos próximos da morte, esta mesma glândula é estimulada a produzir uma maior quantidade possível de seu alucinógeno, produzindo os maravilhosos relatos daqueles que estiveram no limiar da morte, e que, por alguma razão, voltaram à vida descrevendo túneis de luzes, criaturas angelicais, um mundo paradisíaco e mágico. Incrivelmente, o chá do jagube e da chacrona — ayahuasca —, guardado em segredo pelos pajés da Amazônia há milhares de anos, teria a propriedade de elevar os vivos ao mundo dos espíritos da floresta.


Teria ela o poder de estimular a glândula pineal, criando sonhos lúcidos, semelhantes aos vivenciados por aqueles que estiveram no limiar da morte? Teria sido por isso que fora chamado pelos pajés de o Chá dos Mortos? 


Um comentário:

  1. Muito Interessante... Também tem o chá de jurema preta que tem o mesmo efeito do chá de ayahuasca, porém a substância alucinógena é proveniente da entre casca da sua raíz da árvore. Alguns que beberam relatam que ela é mais forte.

    ResponderExcluir