sexta-feira, 12 de maio de 2023

SAIBA COMO A IGREJA CRIOU A IMAGEM DE JESUS CRISTO



SAIBA COMO A IGREJA CRIOU A IMAGEM DE JESUS CRISTO

Alguns anos atrás causou certa discussão a imagem de Jesus feita por um programa de computador que, por meio de características físicas dos judeus do tempo em que, supostamente, Jesus teria vivido, teria feito a imagem mais próxima do que seria o verdadeiro rosto de Jesus Cristo, criando a imagem de um homem de rosto moreno, cabelo crespo e densa barba negra.


Imagem de Jesus Cristo Criado por Inteligência Artificial, em 2008

Independente da questão se Jesus existiu ou não (sim, a questão ainda está em aberto), ou foi apenas uma criação mitológica com base em deuses gregos, a verdade é que as primeiras imagens do Jesus bíblico foi primeiro retratado, não como um judeu de pele morena e cabelos pretos encaracolados, mas com pele branca e fisionomia grega, já que a igreja tomou como base os deuses da antiga Grécia para criar a imagem de Jesus Cristo (seguramente, não apenas a aparência mas também muitas das características do Jesus bíblico), como podemos ver por meios das mais antigas imagens de Cristo retratadas em catacumbas e sarcófagos dos primeiros cristão da Síria e Roma, em que Cristo aparece dividindo o mesmo ambiente funerário com deuses gregos, mas também possuindo fisionomias semelhantes a esses deuses, tais como Hermes, Orfeu, Hércules, Asclépio e Mitra.


Hercules com Cérbero, o Cão de Três Cabeças, em uma Catacumba Cristã

A presença de deuses gregos que, tal qual Jesus, também venceram a morte, em locais funerários dos primeiros cristãos, demonstra que os primeiros cristãos cultuavam Jesus assim como cultuavam também outros deuses que venceram a morte. Porém, essa concepção mudaria com o tempo, com autoridades da igreja defendendo e criando meios de diferenciar Jesus do paganismo e o tomando como superior aos demais deuses, e único deus verdadeiro. O que levou o teólogo e Pai da Igreja, Justino Mártir (100 - 165), percebendo a imensa semelhança de Jesus com deuses gregos, e tendo a intenção de diferenciá-lo dos demais para dar maior poder e notoriedade a seu culto, argumentou que tal semelhança não se devia a um plágio da igreja, mas a influência dos demônios que fizeram com que outros povos e religiões copiassem as características do Cristo futuro só para torná-lo um deus semelhante aos demais e assim confundir os devotos do verdadeiro deus.


Hermes, o Bom Pastor



Conhecido como o Bom Pastor, centenas de anos antes de Jesus, Hermes tinha o poder de curar pessoas, era o deus mensageiro e por isso tinha livre acesso ao Hades, região para onde iam as almas dos mortos. Hermes era representado carregando um cordeiro nos ombros, imagem que posteriormente seria usado pela igreja para retratar Jesus Cristo.


Jesus Cristo, o Bom Pastor

Asclépio, o Milagreiro



Asclépio tinha o dom da cura, saia pelo mundo curando doentes e praticando milagres em enfermos e aleijados; causou a ira de Zeus quando ressuscitou um homem morto.



Orfeu



Munido de sua lira, Orfeu tinha poder de encantar todas as criaturas com sua música, incluindo animais que lhe prestavam culto; sua imagem envolta de animais influenciou na criação da imagem do menino Jesus adorado por animais na manjedoura. Orfeu desceu ao reino dos mortos em busca de sua amada Eurídice. Seu culto possuía ensinamentos sobre a vida após a morte.


O Menino Jesus Sendo Adorado Pelos Pais e por Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário