quinta-feira, 1 de agosto de 2024

RELATO do LEITOR: A Estranha Sensação de Prever o Futuro (por Bosco Chancen)





RELATO do LEITOR: A Estranha Sensação de Prever o Futuro (por Bosco Chancen)

Quem já passou pela experiência de ter previsto algum acontecimento futuro, mesmo que corriqueiro e insignificante, com toda certeza teve admiração e espanto.


Alguns relatam que isto sempre vem acompanhado de um dèjà vu --- aquela sensação de sentir que o que estamos vivenciando naquele momento já vivenciamos no passado.  


Você está vendo determinada cena e tem a sensação de já tê-la visto antes, e prevê que, um segundo depois, um carro vermelho irá cruzar a esquina, porque teve também a sensação de tê-lo visto. E pronto. Um segundo depois, lá está o carro dobrando a esquina.


Uma dessas sensações me ocorreu uma noite, após eu encher um copo com água e pôr sobre a pia da cozinha, antes de ir para a sala, e o pensamento me vir à mente: “E se, do nada, enquanto eu for à sala, uma barata surgir próxima do copo?”. Não dei tanta importância ao pensamento, afinal o asco pelo inseto, nos leva a manter a cozinha sempre limpa. Deixei então o copo na pia e segui para a sala. Ao retornar, um minuto depois, não é que, de fato, encontrei uma barata próxima do copo, igualzinho como eu havia previsto!

 

Teria sido apenas coincidência? Ou eu havia tido uma premonição?


Seja como for, ter antecipado o acontecimento me causou sentimento de estranheza: teríamos o poder de prever o futuro mesmo que fosse apenas alguns segundos à frente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário