“APÓS A CHUVA DA TARDE — A LENDA DE CAMILLE MONFORT” (RESENHA por MARLON VILHENA)
Romances históricos são uma boa pedida quando nos lembramos destes tempos atuais, velozes, cada vez mais demandantes de responsabilidades e preocupações com o estado das coisas e o futuro. Romances históricos com doses de suspense e terror nos fazem percorrer uma época de outrora. E ainda aprendemos algo com acontecimentos verídicos, inseridos em uma narrativa que nos deixa presos às personagens e aos seus ambientes. Por isso afirmo que é um presente o que Bosco Chancen nos oferece com sua obra Após a Chuva da Tarde.
Há alguém nesse enredo que viralizou internet adentro no último ano: a bela e sedutora Camille Monfort. Podem procurar por ela, se já não o fizeram. Há dezenas, talvez centenas de vídeos e textos na World Wide Web, oriundos não só do Brasil, mas de outros países além-mar, falando sobre esta cantora lírica que veio para Belém do Pará, e que provocou uma breve, porém profunda comoção durante a Belle Époque da Amazônia brasileira. Seria Camille somente uma artista fenomenal e transgressora dos costumes de então, ou uma encarnação de algo obscuro e terrível — e, por que não dizer, fascinante?
Mulher jovem, envolta em mistérios, Madame Monfort conquistou inúmeros seguidores e devotos enquanto esteve na capital paraense, devotos esses considerados emblemas da alta sociedade belenense, como o famoso jornalista Paulino de Brito, o renomado escritor Inglês de Sousa, o respeitado arquiteto Francisco Bolonha e sua esposa Alice Tem-Brink, apenas para citar algumas das ilustres personalidades que cruzam as várias páginas deste grande “romance gótico amazônico” de Chancen.
Com personagens intrigantes, repleto de enigmas que remontam a séculos, costurados com múltiplas lendas locais com que nos acostumamos a ouvir e a ler desde nossa infância, Após a Chuva da Tarde é um trabalho que merece ser lido e comentado não apenas na Amazônia, mas em todos os cantos deste imenso Brasil. Bosco Chancen conseguiu unir ideias aparentemente desconectadas em uma trama quase hipnótica — seria isto um efeito de Camille e seus encantos? Bom, que tal conferir?
Adquira o Livro Pelo Link: https://loja.uiclap.com/titulo/ua53303/
Nenhum comentário:
Postar um comentário