sexta-feira, 4 de novembro de 2016

HEAVY METAL E LITERATURA DE TERROR


HEAVY METAL E LITERATURA DE TERROR
É TÃO ESTRANHO PARA ALGUNS a possibilidade de se obter prazer do próprio medo, como se propõem os contos de terror, quanto para outros é a obtenção de prazer com a música HEAVY METAL, com seu som distorcido e com suas letras, em grande parte, de horror. Mas a verdade é que a explicação para tais enigmas podem estar juntos. Assim como seus temas. A afinidade entre ambos é de longa data. Muitas bandas de metal têm se inspirado em autores de terror para compor seus temas, exemplos:



O IRON MAIDEN tem uma música com o mesmo título de um conto de EDGAR ALLAN POE, Murders in the Rue Morgue (Assassinatos da Rua Morgue), O álbum The Grave Digger de 2001 da banda homônima, é dedicado a EDGAR ALLAN POE, e a alguns trabalhos seus, como The Raven (O Corvo) e "Fall of the House of Usher" (Queda da Casa de Usher), o guitarrista Michael Romeo do SYMPHONY X, gravou um álbum intitulado "The Dark Chapter", onde várias faixas são inspiradas em Poe, como "The Cask of Amontillado" (O Barril de Amontillado), "The Premature Burial" (O Enterro Prematuro), e "The Masque of the Red Death" (A Máscara da Morte Escarlate). Assim, como tantas outras, como METAL CHURCH, MANILLA ROAD, NIGHTWISH, etc.


Já o METALLICA tem se inspirado em H.P. LOVECRAFT, com a música Call of Ktulu, bem como, o já citado, IRON MAIDEN, com a capa para o disco Live After Death, em que há uma inscrição do próprio LOVECRAFT, inscrita na lápide do mascote Eddie. Tendo sido este também o grande inspirador para a música do DEICIDE, Dead by Dawn, em que o tema é o livro dos mortos Necronomicon, criado pelo mesmo autor, e etc. O que demonstra, portanto, de modo claro, de onde o HEAVY METAL, e seus subgêneros, têm tirado grande parte de sua inspiração.


Embora a literatura de terror não tenha apenas influenciado o HEAVY METAL, mas várias formas de arte, como o cinema, as estórias de quadrinhos e outras formas de músicas, como a clássica, etc, nenhuma, como o HEAVY METAL a reproduziu tão bem. Reproduzindo não apenas nas letras e música, como na temática das capas de discos e palcos, como também nos nomes de bandas. Bandas que expressam bem a temática de horror em suas músicas, com muito sangue, esquartejamento, decapitações, mortos-vivos, demônios, guerras, e etc, como em uma boa estória de horror, como em:


"Vomited Anal Tract" e "Feast on Dismembered Carnage" do "CARCASS", "Carnage in the Temple of the Damned" do "DEICIDE", "Premature Autopsy" do "ENTOMBED", "Post Mortal Ejaculation" do "CANNIBAL CORPSE", "Bitch Death Teenage Mucous Monster From Hell" do "IMPETIGO", ou "Blood, Pus and Gastric Juice" do "PUNGENT STENCH", "Mutilation", do "DEATH", etc.


E as músicas com temas satânicos, onde as letras falam de legiões de demônios malignos asquerosos aliados a anticristãos na incessante batalha contra o Bem, destruindo igrejas e massacrando anjos, santos, padres e todos os seguidores de Cristo, não poupando nem as freiras, que são estupradas violentamente por demônios putrefatos, como em:
The Invocation, do MORBID ANGEL, que narra a invocação gutural de um demônio, Sacrificial Suicidee In Hell I Burn, doDEICIDE, ou Satan's Curse doPOSSESSED.
O que nada fica a dever a muitos filmes de terror, com temáticas satânicas, como O Exorcista (The Exorcist, EUA, 1973), "Renascido do Inferno" (Hellraiser, 1987), O Dia de Satã(The Third Hand/Judgement Day, 1988), Balada para Satã(The Mephisto Waltz, 1971), e etc.

Acima, Cartaz do Filme Cujo Nome foi dado de Nome a uma das
Primeiras Banda de Heavy Metal Demonstrando a Influência dos Filmes de Terror 
Contudo, o que mais surpreende, é que enquanto na literatura as ESTÓRIAS de terror são aceitas com grande grau de admiração artística, na música a mesma manifestação é muitas vezes vista com desdém e com enorme PRECONCEITO. O que em grande parte é motivada por convicções religiosas. E enquanto em filmes de terror os personagens demoníacos são vistos como meras expressões artísticas, com o intuito de diversão, no HEAVY METAL, estes são vistos pelo público exterior, em grande parte, como parte de um plano demoníaco. E, assim, esquecem, por fim, que a música, tal qual a literatura, são formas de expressão artística, tendo como uma de suas finalidades a mera diversão.
AMBIENTES DESCONHECIDOS
Geralmente temas que contém lugares e/ou épocas passadas, como na idade média, com seus guerreiros e lutas ferozes. E quanto mais longínquas e desconhecidas forem, melhor a sensação de mistério, será.
PERSONAGENS FASCINANTES
Personagens ferozes com condutas diferentes das nossas, não convencionais, violentos e misteriosos.
PERIGO
O perigo é um elemento fundamental em tais estórias, tanto em contos de terror quanto em letras de músicas. Representa a fuga do banal, do cotidiano. O elemento que estimula a adrenalina. Um elemento, por sua vez, inseparável do sentimento de medo.
MEDO DO DESCONHECIDO
O medo é uma reação biológica, um sentimento que, em nós, é ativado todas as vezes que nossa vida, ou nosso corpo, correm perigo. É um sentimento extremamente primitivo de proteção. E de todas as formas de medo a mais forte, e, seguramente, a mais antiga forma, é o medo do desconhecido, como bem viu, o autor de contos de terror, H.P. LOVECRAFT.
Sentimos medo do desconhecido, não simplesmente por ignorar seu objeto, mas por ignorá-lo, não podermos dominá-lo. O que pode ser visto, de modo contrário, nos próprios contos de terror, disso obtendo seu prazer, já que o que mais surpreende nos contos de terror é o prazer obtido do próprio medo, daquilo que em si é visto como desagradável. Mas isto possui uma explicação clara: podemos obter prazer de quase todos os sentimentos, desde que definidos bem seus limites, como nos demonstram bem os sado-masoquistas, que obtém prazer da própria dor. Do mesmo modo, estabelecido o medo dentro de certo grau de segurança, pode-se, com o auxilio da imaginação, obter prazer em dominá-lo, em se divertir em ver que este não corresponde à realidade. Assim, pode-se obter prazer em ler um conto de terror em meio à segurança e ao conforto de nossas casas, ou assistir a um filme de terror em meio à escuridão e segurança de uma sala de cinema.
MORTE
Porém, de todas as ideias desconhecidas - não experimentadas por nós próprios, como indivíduos - a morte surge como a grande inspiradora para a maioria dos autores de terror. Aqui o medo do desconhecido surge em seu grau máximo. E é justamente aqui que as estórias de terror fazem-se valer. Pois, através de suas estórias tenta-se dominar o próprio medo da morte, transformando-o em puro prazer, e assim tornando-o banal, como de fato deve ser visto, já que a morte é algo extremamente natural. Embora a dita boa literatura ou a boa música, a expulse, como tema, a todo custo. Aqui mais uma vez a literatura de terror e o rock horror se unem, desmistificando a morte.
Contudo, a banalização da morte deve ser visto, aqui, não como a insensibilidade ao sofrimento, mas como a tomada de consciência de que esta é natural e cotidiana, e como tal deve ser tomada como tema, nos ajudando a aceitá-la, levando-nos a nos relacionar melhor com ela. Como faz as bandas de HEAVY METAL com as figuras de suas capas de discos.
HORROR E TERROR
Em meio a tais estórias, dois sentimentos se completam, duas formas de medo: o horror e o terror.
O horror é o medo voltado para coisas cotidianas, pertencente ao nosso mundo, como o horror a um inseto, à violência, ladrões, corpos mutilados, etc.
Por outro lado, o terror seria o medo voltado para algo que ultrapassaria nosso mero cotidiano, nossa experiência de mundo, como o medo da ideia do que virá após a morte, de fantasmas, demônios, etc.
SOBRENATURAL
O sobrenatural é o suporte para o sentimento de terror, com seus elementos que despertam em nós nossos medos mais primitivos: o Diabo, o inferno, as trevas, o castigo do pecado, etc.
CONCLUSÃO
Por tudo que foi dito a literatura de terror, e como parte desta o rock horror, merecem respeito como formas de arte que expressam um dos sentimentos ancestrais no ser humano: o medo.


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