CRUCIFICAÇÃO: UM ANTIGO MÉTODO DE TORTURA E MORTE
A crucificação foi um dos mais antigos métodos de tortura e morte. Muito antes dos romanos já era usada por povos antigos. Por isso muitos deuses pagãos, bem antes de Jesus Cristo, já tinham sido representados crucificados.
A crucificação, além do extremo sofrimento dado ao condenado, que sofria com fortes cãibras e falta de ar, tinha por finalidade fazer com que o corpo fosse devorado por animais. Primeiro pelas aves, que devoravam os olhos, a língua e os lábios do condenado ainda vivos. E quando o corpo apodrecia e caia ao chão, eram devorados por chacais e abutres, de modo a restar muito pouco do cadáver. Pois o objetivo, além de servir de exemplo contra os revoltosos, tinha também o objetivo de fazer com que os corpos fossem totalmente consumidos por animais e destruídos pela ação do tempo, para que não sobrasse nada para ser sepultado e servirem de culto aos revoltosos.
Por isso, muitos historiadores acreditam que a passagem bíblica em que Jesus Cristo tem seu corpo reclamado por familiares e devotos, e recebido para sepultamento, seja pura invenção, pois jamais era permitido que o corpo de um inimigo de Roma pudesse ser sepultado e cultuado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário