domingo, 2 de abril de 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (CHAT GPT-4) IRÁ ACABAR COM 80 PROFISSÕES ATUAIS



INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (CHAT GPT-4) IRÁ ACABAR COM 80 PROFISSÕES ATUAIS

Com o surgimento de poderosas formas de Inteligência Artificiais, como o Chat GPT-4, um dos maiores clichês dos filmes de Ficção Científica: a escravização e destruição da humanidade por máquinas que nós próprios criamos, parece já ter começado. 


O choque é tão grande que um abaixo-assinado, feito por mil autoridades dos mais avançados setores tecnológicos, pedem para que a evolução de tal tecnologia seja pausada por pelo menos seis meses para que seja melhor refletindo os impactos na sociedade atual e elaborado leis que possa limitar seu uso, já que sua existência ameaça acabar com empregos e causar crises psicológicas em muitas pessoas.


Acima, Obra Feita Totalmente por Inteligência Artificial
que Disputou Prêmio com Humanos, e Ganhou


O Chat GPT-4 é capaz de escrever textos sem auxílio de humanos, criar Trabalhos de Conclusão de Curso, dar opinião sobre os mais diversos assuntos e até de receitar remédio com base em sintomas e exames. 


Outra Obra Criada Totalmente pela Inteligência Artificial

Durante pergunta feita à máquina, a própria respondeu que 80 profissões atuais estariam em vias de acabar com a aplicação de seu uso. Ou seja, teremos uma grande leva de profissionais desempregados nos próximos meses que serão substituídos por Inteligências Artificiais e pelo próprio Chat GPT.




E os problemas não são apenas na área trabalhista, o fato das Inteligências Artificiais produzir obras em apenas alguns segundos que aos humanos demandaria toda uma vida de dedicação, como obras artísticas e literárias, irá provocar o desagradável sentimento de se sentir obsoleto, ultrapassado, substituível, gerando uma monstruosa onda de crises psicológicas, depressão e suicídios.


E as possibilidades ruins não param por aí, haverá sempre a possibilidade de que a Inteligência Artificial possa deduzir que a existência humana seja um obstáculo ao seu pleno uso e decida destruir a humanidade ou limitar nossa liberdade. Será que isso é apenas um pensamento influenciado por alguém que assistiu filmes como O Exterminador do Futuro ou Matrix?


Contudo, se nos atermos à tradição das histórias de ficção científica, cheias de fatos que se realizaram no futuro, se nada for feito para contornar os problemas vindos da Inteligência Artificial, parece que estaremos seguindo rumo a uma distopia, em que o desemprego alcançará níveis nunca antes vistos mundialmente, com suas consequências, pobreza e violência, no mais alto grau. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário