ESCRITOR PARAENSE É PLAGIADO NA EUROPA
Em julho de 2023, publiquei um resumo do romance "Após a Chuva da Tarde — o Cão Fantasma do Palacete Bolonha — um Romance Gótico Amazônico”, de Bosco Chancen, no facebook para divulgação do livro, que continha a história de Camille Monfort, uma cantora lírica francesa que veio para a cidade de Belém em 1896, para concertos, causando alvoroço na cidade por seu espírito livre das convenções sociais da época, e tendo sido acusada de vampirismo. O texto viralizou na internet, sendo compartilhado milhares e milhares de vezes, e até em outros países, onde foram feitos vídeos e matérias sobre a personagem.
O romance "Após a Chuva da Tarde" foi registrado na Biblioteca Nacional, obtendo seu ISBN em 2022, e a primeira versão do livro foi publicada na Amazon em 2020, no formato ebook, recebendo o selo ASIN da própria empresa que, supostamente, protegeria os direitos autorais da obra.
Porém, eis que, em 2023, encontro na própria Amazon um livro publicado pela Amazon polonesa, com o nome de minha personagem contido em seu título: “Camille Monfort ou Les Échos de la Voix Éternelle: Éditions Nuit Éternelle”, de certa Anastasia Vrykolakas, e também contendo na capa a mesma foto usada por mim na divulgação do livro — foto feita por Philipe Kling David.
Imagem do Stories da Leitora Anita Malcher |
A julgar pela sinopse do livro, o plágio não apenas usa o nome da personagem em seu título, como usa todas as características de minha personagem, mais a ambientação da história (cidade de Belém/Amazônia) e os argumentos históricos contidos no texto de divulgação foram usados pelo plagiador, configurando plágio claro. E como a empresa Amazon participa dos lucros de venda de seus produtos, a empresa pode ser considerada como cúmplice na violação dos direitos autorais do livro, cabendo ação judicial contra a empresa e reparação pelos danos causados ao autor da obra.
Encaminhei a denúncia para a Amazon, e até agora não recebi nenhuma resposta da empresa.
Para Adquirir o Romance "Após a Chuva da Tarde" Clique em: Editora Uiclap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário