domingo, 14 de maio de 2017

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS QUE PODEM DEMONSTRAR FALHAS DA MATRIX

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS QUE PODEM DEMONSTRAR FALHAS DA MATRIX

Com o lançamento do filme MATRIX, em 1999, uma ideia bastante antiga, que já vinha sendo discutida por religiões orientais e por filósofos, a ideia de que não vivemos em um mundo real, mas sim em um mundo ilusório, se popularizou entre fãs de filmes, ganhando com ele interpretação tecnológica.
MATRIX conta a história de um pequeno grupo de pessoas que, em um mundo futurístico, descobrem que o que eles achavam ser verdadeiro na verdade era apenas uma simulação de computador conectado diretamente aos seus cérebros; assim, todas suas experiências vividas, todos seus sentimentos e amigos não passavam de um resultado de um programa que imita a vida.

E embora a Matrix seja o melhor programa de computador já feito, não é perfeito, possui algumas falhas. No filme uma dessas falhas é a sensação de que já vivemos anteriormente a experiência que acabamos de viver no presente, sensação conhecida pelo nome deja vus. É esta falha da Matrix que é usada como exemplo de sua existência para convencer as pessoas de suas ilusões.
Com o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e a alta tecnologia muitos cientistas hoje tem defendido que, assim como no filme, podemos estar vivendo uma ilusão, acreditando que o universo e a vida de cada ser humano é real, produzido por algo semelhante a Matrix do filme. E assim como no filme, alguns fatos poderiam ser entendidos como falhas no programa que simula nossas vidas.


E aí, estão prontos para tomarem a pílula da verdade? Segue abaixo algumas experiência de descontinuidades e repetições de percepções relatadas por frequentadores do site Buzzfeed:
1. A esposa que foi vista em dois lugares diferentes.
Uma noite, um homem e sua esposa retornaram para casa depois do jantar. Quando ele abriu a porta, viu sua esposa sentada na mesa do computador trabalhando, algo que ele costuma ver ao chegar do trabalho, só que dessa vez ELA ESTAVA ENTRANDO EM CASA COM ELE. Quando foram deitar, ele contou para ela que, de alguma forma inexplicável, a tinha visto sentada na mesa do computador mais cedo. Ela ficou séria e lhe disse que, quando ele abriu a porta, ela também viu a si mesma sentada em frente ao computador. Assustador.
2. O casal que sonhou algo muito específico.
Esta é uma história simples. Um cara namora uma moça chamada Susan há dois anos. Uma noite, ele sonha que traiu Susan com sua ex-namorada. No sonho, enquanto ele transava com sua ex, via Susan olhando pela janela e chorando desesperada. Ele esqueceu o sonho, mas, um tempo depois, estava com Susan e ela lhe disse que tinha tido um sonho estranho recentemente. Ela descreveu exatamente o mesmo sonho que ele teve, mas do ponto de vista dela, olhando pela janela.


3. O sonho que virou realidade.
Com 15 anos, uma pessoa se lembra de ter tido um sonho no qual tudo estava escuro e ela ouvia uma voz. No sonho, ela ouvia sua mãe dizendo palavras de apoio, como "você está indo bem" e "já passou". Ela não prestou muita atenção nisso, mas uns meses depois seu brinco ficou preso na orelha e ela teve que ir ao hospital para removê-lo. Os médicos aplicaram um tipo de spray congelante na orelha que acidentalmente atingiu seu ouvido, alcançando o tímpano. Ela ficou inconsciente, mas ainda podia ouvir, e escutou sua mãe lhe dizendo exatamente as mesmas coisas que ela tinha ouvido no sonho uns meses atrás.
4. A mãe que estava em dois lugares.
Um garoto e sua mãe estavam no quintal perto de casa, tirando fotos de carros antigos que estavam à venda. De repente, se ouviu um ruído no meio do mato e a mãe disse ao garoto para correr. Enquanto corria, ele ouviu um som de batida, como se alguém estivesse subindo nos carros. Ele chegou em casa em pânico, mas encontrou sua mãe placidamente sentada lendo o jornal. Depois de adulto, ele perguntou à mãe sobre o episódio. Ela recordava algo sobre os carros que estavam à venda, mas não se lembrava do incidente.


5. O homem que perdeu uma hora de sua vida.
Um rapaz estava no carro com alguns amigos voltando de uma viagem. Seus pais ligaram para saber se ele estava longe, e ele respondeu que estaria em casa em meia hora. Logo depois, ele fez uma curva e viu o reflexo da lua cheia em um lago. A estrada estava deserta, não havia nenhum carro por perto e de repente tudo ficou escuro por um momento. Não havia luz no painel, os postes apagaram, até a música parou de tocar no rádio. Subitamente a música voltou, tocando a primeira faixa do CD, e ele pôde ver um veículo sendo parado pela polícia logo a frente, apesar de que um pouco antes não havia ninguém por perto.
Ele presumiu que havia dormido por alguns segundos, mas logo depois seu amigo que estava dirigindo também disse que achava que tinha dormido. Eles tiveram a mesma experiência e, além disso, o relógio mostrava que subitamente havia passado uma hora. Para não entrar em pânico, os dois convenceram a si mesmos que o carro deveria ter sofrido alguma pane elétrica que reiniciou o relógio e tudo mais. Mas quando o rapaz chegou em casa meia hora depois, seus pais disseram que ele estava uma hora atrasado. Até hoje ele não encontra explicações para aquele breve apagão e a hora perdida.


6. O homem que teve uma rápida segunda vida.
Um homem se lembra de trabalhar como vendedor em um mercado de peixes. Um dia ele levantou, se vestiu, tomou seu chá e foi ao porto comprar peixe, sua rotina normal antes de vender peixes o dia todo. Falou com os amigos, fumou, contou seu dinheiro, pagou o aluguel de sua barraquinha, voltou para casa, jantou, relaxou e foi dormir. Na manhã seguinte, ele acordou pronto para voltar ao porto em busca de peixe fresco, mas as coisas estavam diferentes. Ele estava na cama com sua mulher e era sábado, por isso não tinha que trabalhar. Foi tudo um sonho. Ele é um homem casado que nunca trabalhou em um mercado de peixes, mas de alguma forma viveu a vida completamente diferente de um vendedor de peixes solteiro, e não tem ideia de como isso aconteceu.



7. O boneco laranja que não queria ir embora.
Uma pessoa se lembra que seu pai tinha um macaquinho de brinquedo. Ele gostava de provocar dizendo que o macaquinho era seu "filho preferido". Ele sempre fazia essa brincadeira e a pessoa e seus irmãos entravam no jogo tentando roubar o macaquinho. Um dia eles conseguiram roubar o macaquinho e rabiscaram ele com uma canetinha, depois o jogaram no lixo. Eles riram quando o pai foi procurar o brinquedo. No final, o pai descobriu que eles tinham jogado o macaquinho no lixo. Alguns anos depois, agora com 17 anos, essa pessoa estava caminhando na rua em Toronto quando viu um objeto laranja na calçada. Ela se aproximou e viu que era exatamente o mesmo macaquinho, com as marcas da canetinha e tudo. A pessoa ainda está impressionada e não consegue descobrir como isso aconteceu, já que o lixo doméstico é enviado para um local bem distante de Toronto.



8. A mulher que se teletransportou.
Um rapaz estava esperando o trem quando uma mulher com olhos distantes pediu dinheiro a ele. Ela disse que seu irmão estava no hospital e ela queria levar flores para ele. Pensando que ela podia ser viciada em drogas, o rapaz lhe deu 5 dólares a contragosto, certo de que ela gastaria com o vício. Logo seu trem chegou e ele partiu. Enquanto o trem se distanciava, ele via pela janela a mulher pedindo dinheiro a outras pessoas para comprar "rosas".
O trem chegou a estação 15 minutos depois, ele foi até o ponto de ônibus e, bem na hora, o coletivo chegou. Ele subiu e leu seu jornal durante 5 ou 10 minutos, depois o ônibus fez uma parada de rotina. As portas se abriram e adivinha quem subiu no ônibus? Exatamente a mesma mulher de antes, com uma dúzia de rosas na mão. Ela olhou diretamente para ele enquanto passava para se sentar. Ele não acreditava, como era possível que ela tivesse tido tempo de pegar as rosas e chegar ali quando ele tinha pego o trem enquanto ela ainda estava na estação? O mistério ficou sem solução e sem explicação prática.



9. A dúzia de ovos cozidos mágica.
Um homem contou essa história de quando tomava café da manhã em um pequeno buffet que sua empresa oferecia todas as manhãs. A cozinha estava vazia e ele caminhou até a bandeja de cerâmica que continha 12 ovos recém-cozidos. Ele pegou um deles e foi até a lata de lixo para jogar fora a casca, mas quando voltou teve uma surpresa. Haviam 12 ovos na bandeja. Ninguém entrou na cozinha enquanto ele descascava o ovo, no entanto aquele ovo quântico tinha reaparecido misteriosamente na bandeja.
10. O homem misterioso que era visto sentando em um banco todos os dias.
Toda manhã, a caminho do trabalho, um homem passava pelo shopping center. Ele costumava ver um idoso que parecia esperar por alguém sentando em um banco. Era um homem de aparência normal, apesar de usar roupas que não estavam na moda, como boina, botas de cano alto e colete. Durante quatro anos ele viu esse homem todas as manhãs, mas a pessoa que ele parecia esperar nunca chegava. Um dia o homem conseguiu um novo emprego do outro lado da cidade. Após alguns dias no novo trabalho, ele saiu do metrô e, para sua surpresa, viu EXATAMENTE O MESMO SENHOR sentado em um banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário