sábado, 8 de julho de 2017

8 FATOS MACABROS QUE PODEM ACONTECER COM UM CADÁVER


8 FATOS MACABROS QUE PODEM ACONTECER COM UM CADÁVER
Se você pensa que a morte cerebral marca o encerramento total das atividades físicas de nossos corpos, você está extremamente enganado. Muitas vezes, ela é acompanhada de atividades bizarras já presenciadas em velórios, necrotérios, hospitais, como cadáveres soltando puns em plena aula de anatomia prática, e causando pavor nos futuros médicos; cadáveres gemendo e rangendo dentes em velórios com familiares jurando que ele ainda está vivo; e até a mais bizarra de todas: cadáveres de mulheres grávidas em pleno processo de decomposição dando luz a uma criança morta e decomposta. Abaixo, enumeramos 8 fatos bizarros que podem acontecer com um cadáver.


1- Músculos
Se você estiver em um velório e subitamente tiver a impressão que o morto mexeu com a perna ou braço, não se assuste tanto pois pode ser apenas um espasmo muscular relativamente comum em cadáveres. Isto pode acontecer mesmo horas depois de constatada a morte cerebral. Os espasmos musculares são remanescências de impulsos nervosos e dão a entender que o cadáver está tentando recuperar a consciência, o que pode assustar muita gente.


2- Cabelos e unhas
Há uma ideia bastante popular de que os cabelos e unhas de cadáveres continuam acrescer mesmo muito tempo do corpo ter sido enterrado. Embora tenha sido apontado duas excessos a essa regra que você pode ver aqui, o que acontece é que após a morte a pele perde umidade e encolhe. Essa contração da pele expõe mais as cutículas das unhas e folículos capilares, o que dá a entender que as unhas e cabelos continuam a crescer.

3- Esfíncteres
Não raro, a morte é acompanhada de esvaziamento da bexiga e dos intestinos. Isso se dá devido ao relaxamento de músculos chamados esfíncter como o ânus. Sendo assim, alguns cadáveres podem urinar e defecar.


4- Rangidos e gemidos
Grande parte dos fenômenos estranhos que acontecem com cadáveres são devido a excesso de gazes produzidos por bactérias no sistema digestivo e também nos pulmões, podendo gerar gemidos e ranger dos dentes em um cadáver devido a vibração das cordas vocais, e que podem também gerar puns cadavéricos.


5- Olhos e língua
Os mesmos gazes secretados pelas bactérias nos intestinos podem fazer os olhos e a língua incharem e se projetarem pra fora do corpo. Então se um cadáver estiver pondo a língua para você e não tiver morrido enforcado, não pense que ele morreu lhe caçoando, pois é comum cadáveres apresentarem olhos esbugalhados e língua pra fora da boca.


6- Pele
Uma vez que as células da pele têm contato com o ambiente externo, elas absorvem o máximo de agentes necessários para sua manutenção. Isso pode manter a pele viva por muitos dias depois que o corpo morre.


7- Ereção
Se você estiver em um velório e inesperadamente o cadáver masculino tiver uma ereção, não pense que isto se deve a uma super dose de viagra tomado pelo morto, ou porque você é tão bela que até os mortos não resiste aos seus encantos, mas isso se deve simplesmente que as “partes baixas” de nossos corpos são altamente irrigadas pelo sangue e os músculos podem contrair e flexionar, em alguns casos em que o fluxo sanguíneo esteve intenso na região, alguns cadáveres podem ter ereções e até ejacularem.


8- Parto
Essa é a coisa mais assustadora que pode acontecer com um cadáver. É extremamente raro, mas se a mulher estava grávida no momento da morte, o acúmulo de gases intra-abdominais podem empurrar o feto pelo canal vaginal.
* Texto adaptado do Site Fatos Desconhecidos.

Um comentário:

  1. olá, você teria as referencias bibliográficas desses 8 fatos?

    ResponderExcluir