quarta-feira, 2 de setembro de 2015

TARTINI E A MÚSICA DO DIABO



Numa noite, no longínquo ano de 1756, o grande compositor italiano Giuseppe Tartini fora dormir mais cedo. Porém, devido a uma inquietação profunda, abriu os olhos bem no meio da noite. Olhou em direção aos seus pés, e viu, espantado, um pequeno demônio escuro sentado em sua cama que lhe olhava fixamente.

Tartini tentou mexer-se, esboçar alguma reação, ou mesmo um grito de horror, mas nada parecia mover-se em seu corpo, estava petrificado como um cadáver, somente seus olhos moviam-se, observando aquela horrível criatura que lhe encarava, por sua vez, com um olhar ameaçador. Subitamente, a sombria criatura pegou o violino que estava próximo da cama, e começou a tocar aquela que seria a música mais bela que Tartini havia ouvido na vida; o pequeno demônio tocava com uma habilidade e precisão que ele jamais havia visto em toda sua vida: era ao mesmo tempo tão infernal como a mais terrível tempestade e tão doce quanto a mais suave das brisas.


Estátua em Homenagem ao Grande Giuseppe Tartini
E como Tartini nada podia fazer exceto olhar e ouvir a criatura a tocar tentou memorizar a música, até que o diabo, por fim, desapareceu em uma nuvem de fumaça, deixando o violino cair sobre a cama. Foi quando, finalmente, Tartini pôde se mover, e tendo a música ainda em sua mente, pegou o violino e pôs-se a tirar suas notas. Surgindo a famosíssima sonata Trilo do Diabo. E embora fosse a música mais bela que havia tocado, Tartini reconhecia que não chegava aos pés da música tocada pelo próprio diabo.


Sonho, realidade, ou apenas um bom modo de popularizar sua obra, o certo é que o Trilo do Diabo é ainda hoje um desafio para qualquer violinista.    

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