sábado, 28 de maio de 2016

O IMPERADOR CONSTANTINO E A CRIAÇÃO DA BÍBLIA - Parte II


CONSTANTINO INVENTOU O CRISTIANISMO?
Leia Antes: O Imperador Constantino e a Criação da Bíblia - Parte I
É preciso dizer que antes de existir o Cristianismo como conhecemos hoje, havia várias seitas cristãs, com concepções bem diferentes entre si e centenas de evangelhos com concepções também diferentes dos aceitos hoje. Havia, por exemplo, os Ebionitas, um grupo de cristãos que não acreditavam na divindade de Cristo; os cristãos gnósticos, que acreditavam que a salvação da alma estaria na prática de certos conhecimentos secretos só ensinados aos que fizessem parte da seita; os cristãos judeus, que mesmo cultuando Cristo mantinham-se fiéis a tradição do Judaísmo; e tantas outras concepções.

O IMPERADOR CONSTANTINO E A CRIAÇÃO DA BÍBLIA - Parte I


O IMPERADOR CONSTANTINO E A CRIAÇÃO DA BÍBLIA
Após o livro e, principalmente, o filme, O Código da Vinci, a antiga ideia de que a religião cristã foi manipulada e até modificada pelo imperador romano Constantino para lhe servir como instrumento político a fim de manter seu poder sobre o Império Romano, se popularizou, atingindo camadas bem mais populares da população, originando desde conversas calorosas em mesas de bar a protestos e boicotes feitos por religiosos cristãos ao filme e livro citado. Desse modo, aproveitando ainda da popularidade da questão, o texto presente tem a finalidade de mostrar o papel que o Imperador Constantino — tido como o primeiro imperador romano cristão — teve no desenvolvimento do Cristianismo. E para confirmar o que será dito aqui, tanto fatos históricos quanto bíblicos serão usados.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

GÁRGULAS



GÁRGULAS
Nada mais característico da arquitetura gótica medieval do que as gárgulas. Elas ficavam lá, bem no alto, agachadas sobre grandes catedrais e altos castelos, olhando para os que passavam abaixo delas, com seu olhar assustador, como pequenos demônios prestes a atacar quem se aproximasse. Porém, ao contrário do que possa parecer, não havia nelas nada de demoníaco. Gárgulas eram apenas escoadouros d'água que ficavam na parte saliente das calhas de telhados que se destinava a escoar, no verão, as águas da chuva e, no inverno, neve, dando a impressão de cuspirem estes elementos a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, tinham aspectos assustadores e monstruosos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

SHIBARI, O SECRETO TESTE DE VIRGINDADE DAS GUEIXAS


SHIBARI, O TESTE DE VIRGINDADE DAS GUEIXAS
O que irão ler é algo guardado sob extremo sigilo. Por isso, saboreiem bem o texto, pois não é todos os dias que um segredo milenar japonês é revelado...
Um casal vestido com trajes típicos sai de uma das salas. Ela, com longos e estampados vestidos de seda; ele, com um quimono de cor branca, com pequenos adornos de cores sóbrias.
Um pequeno público senta-se ao redor, em grandes tatames, sob uma leve penumbra que preenche o lugar, aromatizado por doce perfume de flores e ervas; serão testemunhas do estranho ritual que daqui a pouco irá se iniciar.

terça-feira, 17 de maio de 2016

RELATO DO LEITOR: A Promessa da Defunta (por Bosco Silva)

RELATO DO LEITOR: A Promessa da Defunta (por Bosco Silva)


Esta história era contada por meus familiares que conheceram os envolvidos. Vamos a ela:


Três amigas fazem uma promessa quando jovens: “Que a primeira a morrer venha dizer às outras como é onde está”.


Após a promessa, os anos se passaram. Casaram-se e se distanciaram uma das outras. E com o passar da idade, a promessa, aos poucos, foi se apagando da memória, mas não por completo.


Quando finalmente a primeira morreu, uma das amigas, ao saber do ocorrido, imediatamente, foi ao seu velório desfazer o trato. E ao ouvido da defunta no caixão, lhe disse: “Amiga, desfaço o trato, deixe que eu própria descubra o seu paradeiro após minha morte”.


Porém, a terceira permaneceu ignorando a morte da outra.


Então, numa noite, sob a luz de velas, em seu quarto, com a casa fechada, na ausência de seu marido e filhos, a terceira amiga ouviu passos a se arrastar em sua casa, no silêncio da noite. Os passos pareciam seguir lentamente em direção à porta de seu quarto. O medo aumentou quando ela reconheceu que os passos não eram familiares. E quando pararam próximos à porta do quarto,  vencendo o medo, ela perguntou: “Quem é?”. Porém, nenhuma resposta foi dada. E com medo, se cobriu toda com o lençol. A porta, então, se abriu lentamente, fazendo ranger as dobradiças enferrujadas. E um vento frio inundou o quarto nesse instante. Ela tremia sob o lençol, enquanto o arrastar de sandálias entravam no quarto, e pararam ao lado de sua cama, e uma voz antiga e familiar lhe sussurrou ao pé do ouvido:


“Não posso lhe contar onde estou, mas posso lhe dizer que onde estou é assim...”


E o vento apagou a luz das velas. Inundando o quarto de trevas.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

IGNORÂNCIA E PRECONCEITO AO HEAVY METAL



IGNORÂNCIA E PRECONCEITO AO HEAVY METAL
Passeando pela internet topei com um texto que exemplifica bem os preconceitos e a ignorância que, volta e meia, são conferidos ao rock, geralmente feitos por religiosos. Desta vez, voltado exclusivamente à banda de Heavy Metal inglesa IRON MAIDEN. O texto (que foi extraído do Blog do Zé Piciña) me chamou tanta atenção, pelo fato de se basear em tanto preconceito que chega ser cômico. Deste modo, não pude resistir em publicá-lo com alguns comentários.

RELATOS VERÍDICOS SOBRE VAMPIROS DA HUNGRIA



RELATOS VERÍDICOS SOBRE VAMPIROS DA HUNGRIA
Bem antes do escritor irlandês Bram Stoker criar sua versão moderna do vampiro, por meio de seu famoso livro Drácula, publicado em 1897, histórias de vampiros sugadores de sangue há muito tempo antes já apareciam em lendas, contos populares, histórias folclóricas, e também como sinais em restos humanos de antigos cemitérios em vários países da Europa, que ostentam cabeças humanas decepadas e postas entre as pernas do suposto vampiro, como um meio de fazer com que o morto-vivo não saísse de sua sepultura para sugar o sangue dos vivos. E estas sepulturas estão aí, cada vez mais sendo descobertas, para provar como a questão era levada a sério.

terça-feira, 10 de maio de 2016

KRYSTIAN BALA, O ESCRITOR SERIAL KILLER



KRYSTIAN BALA, O ESCRITOR SERIAL KILLER

Numa pequena cidade polonesa, um corpo é pescado de um rio, com sinais de uma morte sórdida: mãos atadas por uma corda ao redor do pescoço. Indicando que o homem foi amarrado para facilitar o afogamento. A polícia identifica como sendo o cadáver de Dariusz J, dono de uma pequena agência de publicidade, sem dívidas ou inimigos.


Vários anos se passam sem que a polícia de Wroclaw consiga revelar seu assassino, até que um investigador do caso, navegando pela internet em 2007, ao visitar um fórum de discussão de um romance policial, nota que o crime do livro discutido tem bastante semelhança com o assassinato de sete anos trás. O que o leva a comprar e examinar o romance em detalhes.



O livro se chama AMOK, o primeiro romance de um escritor novato, lançado em 2003, chamado Krystian Bala. E após o fim de sua leitura o investigador fica impressionado com os detalhes que o livro narra sobre um crime extremamente semelhante ao caso real. O investigador é levado a conclusão de que não é mera coincidência, o escritor narrou o próprio crime que ele cometeu.


Este, sem dúvida, seria um tema interessante para um romance policial, se não tivesse um grande detalhe: tudo que foi narrado é real até as últimas palavras.


Krystian Bala foi condenado a 25 anos de reclusão, embora continuasse argumentando que se inspirou em notícias de televisão para escrever o livro. Contudo foi encontrado algumas ligações de Bala ao caso, como uma ligação telefônica de Krystian para o morto, antes de desaparecer, e o motivo do crime: Krystian Bala, um homem possessivo e controlador, desconfiava que Dariusz mantinha um caso com sua ex-esposa.


Com a repercussão do crime, Amok tornou-se um best seller na Polônia. O que motivou Bala a escrever um segundo livro na prisão. O relatório de evidências da polícia, contudo, informa que ao inspecionar seu computador na prisão encontrou planos de matar uma nova vítima, para combinar com seu segundo romance.


Espero que os leitores brasileiros não generalizem, pois este é um dos poucos casos em que um escritor encarna na própria vida a ideia do escritor que concretiza o que escreve, um tema bastante explorado em filmes e livros policiais.  


domingo, 8 de maio de 2016

CONTO: O SEGREDO DA GUILHOTINA



O SEGREDO DA GUILHOTINA
de Villiers de L'Isle-Adam (1838 - 1889)
Para saber se a cabeça de uma pessoa é capaz de manter a consciência quando separada do corpo por meio do corte preciso da guilhotina, um médico propõe a um homem preste a perder a cabeça, que pisque três vezes com o olho direito para confirmar que ele mantem a consciência mesmo após ter a cabeça cortada. Porém, algo sai errado na sinistra experiência. Descubra lendo esta que é uma das histórias mais belas e assustadora da literatura, do francês Villiers de L’Isle-Adam.

sábado, 7 de maio de 2016

RELATO DO LEITOR: Uma Incrível Experiência Fora do Corpo (por Rômulo Martins)



RELATO DO LEITOR
O leitor Rômulo Martins divide com nossos leitores uma experiência surpreendente, ocorrida recentemente com ele, durante o seu atendimento em um pronto socorro.  
ERA 04:25hs DA MADRUGADA, quando eu dei entrada no hospital, a segunda vez em cinco dias; eu me identifiquei, disse o que estava sentindo; entrei numa sala onde fui examinado, por enfermeiras; e, em seguida, fui encaminhado a um consultório, onde fui atendido por um médico, que prescreveu alguns medicamentos injetáveis e me encaminhou para uma enfermaria, onde eu seria medicado.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

“NIGHT OF THE DEMON”: UM CLÁSSICO DO ROCK ’n’ HORROR



“NIGHT OF THE DEMON”: UM CLÁSSICO DO ROCK ’n’ HORROR
Já foi dito que a banda inglesa DEMON é uma das mais injustiçadas bandas de rock que já existiu. Talvez isso se deva, em grande parte, a temática escolhida pela banda. E pode-se dizer tudo a respeitos de seus músicos, menos que não sejam corajosos, pois precisa de muita coragem para iniciar uma carreira musical com o nome DEMON (Demônio, em português) como nome de banda, com um primeiro álbum intitulado de The Night of Demon (em português A Noite do Demônio), e com um trabalho de capa como os rapazes da pequena cidade inglesa de Staffordshire começaram.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

RELATO DO LEITOR: O Fantasma da Ilha de Cotijuba (por Ivanilson Rodrigues)

RELATO DO LEITOR
Com a história contada pelo leitor Ivanilson Rodrigues, o blog BORNAL inaugura a secção RELATO DO LEITOR, onde será publicada experiências narradas pelo próprio leitor, contando algum caso ocorrido com ele próprio, ou com alguém próximo dele; casos difíceis de ser explicados. E espero que esse caso estimule outros leitores a dividirem sua experiência com os demais leitores.

NÃO ACREDITAVA EM FANTASMAS. Sempre fui do tipo que só acredita vendo. Por isso a experiência que vou contar  testemunhada por mim e por minha esposa , mudou definitivamente o modo deu entender essas coisas.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

O INCRÍVEL CASO DO MONGE COM O CORAÇÃO INDESTRUTÍVEL



O INCRÍVEL CASO DO MONGE COM O CORAÇÃO INDESTRUTÍVEL
Vivemos em um mundo rodeado de mistérios; muitos, certamente, produzidos por mal entendidos, erros de interpretação, ou por pura enganação de pessoas inescrupulosas, que tentam por meio deles tirar alguma vantagem, como os falsos milagres criados por religiosos que os usam para impressionar, e cativar, devotos incautos, como as dezenas de pastores que exploram a ignorância e esperanças alheias, e que nunca põe em prática o que ensina a seus devotos. Porém, há também aqueles que parecem ser tão evidentes, que mesmo com todas as evidências possíveis ainda o concebemos como impossíveis. O poder da mente sobre o corpo parece ser um desses casos.

terça-feira, 3 de maio de 2016

A REENCARNAÇÃO DE BENJAMIN BREEG - Parte II


A REENCARNAÇÃO DE BENJAMIN BREEG
PARTE 2 — As Mãos Assassinas de Benjamin Breeg


Os dias seguintes se passaram em tranquilidade, embora Harry soubesse que se devia muito mais a sua atitude de evitar aborrecimentos que propriamente à naturalidade.
Seu contato com a esposa diminuíra muito, já que tentava a todo custo não machucá-la, e para tanto, esperava que esta fase ruim de sua vida passasse sem danos. Para ele era apenas uma questão de tempo, de readaptação à sua nova vida.

A REENCARNAÇÃO DE BENJAMIN BREEG - Parte I





A REENCARNAÇÃO DE BENJAMIN BREEG

PARTE 1 — HARRY E SEUS NOVOS ANTEBRAÇOS


Quando o telefone tocou, naquela madrugada, foi para uma agradável surpresa:
— Harry, aqui é seu médico — com sua prótese mecânica, Harry atende com dificuldade o telefone —, temos uma boa notícia para você: encontramos finalmente um doador. Precisamos que você esteja no hospital, imediatamente.


domingo, 1 de maio de 2016

SEXO, PROSTITUIÇÃO E ASSASSINATOS NO VATICANO

SEXO, PROSTITUIÇÃO E ASSASSINATOS NO VATICANO
O Vaticano é um pequeno território encravado na Itália, com leis e moedas próprias, pertencente a igreja católica, que assim como esta, é também dirigido pelo papa, o maior representante da igreja.
Nesse pequeno país - um dos menores países do mundo - é claramente contraditório a vida de ostentação e opulência vivida nesta rica região da Itália com o caráter de simplicidade e de renúncia de riquezas professada pela doutrina religiosa da qual representa, fundada por Jesus Cristo, líder religioso que fez voto de pobreza e que pregava a divisão e a distribuição de toda riqueza aos menos favorecidos. E ao contrário disso, o Vaticano acumula bastante dinheiro, sendo o Banco do Vaticano um dos mais ativos do mundo.

A HISTÓRIA DE ANN, A BONECA POSSUÍDA



A HISTÓRIA DE ANN, A BONECA POSSUÍDA
Já vimos histórias de carros, roupas e casas mal-assombradas. E com o filme Chuck, o Boneco Assassino, passamos a conceber a possibilidade de um brinquedo, como um boneco ou uma boneca, ser a morada de um espírito maléfico. E, com o recente filme Annabelle, supostamente baseado em uma história real, passamos a suspeitar da veracidade de tal possibilidade. O certo é que o tema das bonecas possuídas por espíritos ainda está rendendo muito; tanto que a novidade mais recente é a exposição de uma boneca assombrada, de nome Ann, ao vivo, 24 horas por dia, em um canal do youtube.