ABIGAIL:
A MAIOR HISTÓRIA DE TERROR DO HEAVY METAL!
Aqui
no blog temos comentado muito sobre a influência que tanto a Literatura de
Terror quanto, outra arte influenciada por ela, o Cinema de Terror, teve sobre
o Heavy Metal. Esta influência está bem visível em uma obra do Heavy Metal que
nada mais é do que um conto de terror musicado, em que a música assume papel
importante, pois ela ajuda a criar uma atmosfera aterradora que é fundamental para
uma história de terror. Estamos falando do disco conceitual ABIGAIL, do KING
DIAMOND, produzido após sua separação da lendária banda Mercyful Fate, em
meados dos anos 80. Abigail é seu segundo disco solo.
Discos
conceituais são obras em que todas as letras das músicas ajudam a contar partes
de uma mesma história, apresentando os mesmo personagens. Na história do Rock
alguns discos conceituais se tornaram bastante famosos como o The Wall, do PINK
FLOYD e o Tommy, do The Who, ambos retratando traumas psicológicos em seu principais
personagens. Fugindo deste ideal, Abigail traz uma história de terror, digna do
mais aterrador dos filmes de terror; nela é contada o nascimento de uma criança
maldita.
A
história começa quando a esposa do Conde LaFey anuncia sua gravidez. O conde,
desconfiado de uma suposta traição, joga-a escada abaixo, tirando sua vida e
também do bebê, no dia 7 de julho de 1777.
Ao ver a esposa morta, e motivado por um estranho desejo, ele arranca o
bebê das entranhas da condessa e o mumifica. O bebê era uma menina, e o conde
lhe deu o nome de Abigail...
Anos
depois, seu neto, Jonathan LaFey, e sua esposa, Mirian Natias, vão até a mansão
do conde para herdá-la, e o espírito de Abigail possui o corpo de Mirian...
Vamos às músicas (cada uma delas representa uma parte da história, e para
facilitar, colocarei os trechos das músicas em português):
1
– Funeral
O
disco começa com um ritual fúnebre. Abigail está em um caixão, rodeada por 7
cavaleiros negros, prestes a matá-la. Pelas palavras de O’Brien, o líder dos
cavaleiros, os mesmos começam um ritual para destruí-la. Ela deve ser morta com
sete estacas, duas nas mãos, duas nos pés, duas nos joelhos e a última deve ser
colocada na boca, para que Abigail não renasça.
“Abigail
deve ser pregada em seu caixão
Com
7 estacas de prata
1
em cada braço, mão e joelho
E
que a última das 7
Seja
cravada em sua boca
Para
que ela nunca possa se levantar
E
causar o mal novamente...”
2 – Arrival (Chegada)
O
ano é 1845. Jonathan LaFey e sua esposa, Mirian Natias, vão até a mansão do
Conde LaFey para herdá-la. No caminho, sua carruagem se depara com os 7 cavaleiros
negros, e um deles lhe diz:
“Nós
sabemos que você veio herdar
O
que é Seu... A Mansão
Ouça
nosso conselho e volte nesta mesma noite
Se
você recusar, 18 se tornará 9...
Jonathan
não dá ouvidos ao aviso dado pelos cavaleiros, e segue seu rumo. Porém, a frase
“18 se tornará 9”¹ ficou em sua mente...”
Obs:
"18 na verdade é 9" é uma referência á uma teoria de Anton LaVey,
fundador da Igreja de Satã, que diz que o número 9 é o número do ego. Ele assim
dizia porque a soma do resultado de qualquer multiplicação que o envolva,
exceto com o 0, retorna a ele mesmo (por exemplo, 2x9 = 18. 1+8 = 9, e assim
por diante).
3-
A Mansion in Darkness (Uma mansão na escuridão)
O
casal chega à mansão, que possui uma atmosfera extremamente assustadora. Ao
adentrarem na casa, Jonathan e Mirian foram se deitar, e ao olhar na parede,
Jonathan percebeu que uma sombra estava se mexendo, como se estivesse viva. Mas
ignorou o fato, e voltou a dormir...
“E
a casa começou a respirar
Parecia
estar viva
Sim
a casa começou a respirar, viva...”
4 – The Family Ghost (O fantasma da família)
Na
noite seguinte, enquanto Mirian dormia tranquilamente, Jonathan foi acordado
pelo fantasma de seu avô, o Conde LaFey. O conde leva Jonathan até a tumba de
Abigail, e lhe faz uma terrível revelação: Mirian está possuída por Abigail! O
fantasma do Conde LaFey ordena que Jonathan mate Mirian antes que seja tarde demais...
“O
espírito de Abigail possuiu Sua Esposa
E
só existe um jeito de Você impedir
O
renascimento do próprio mal
Você
deve tirar a vida dela agora...”
5 - The 7th Day of July 1777 (O dia 7 de Julho de 1777)
Jonathan
estava totalmente confuso, então o fantasma de seu avô contou toda a história
(mencionado no segundo parágrafo).
Então
ele a empurrou escada abaixo para morrer...
"’Não’,
ela gritou
Em
1777, no dia 7 de julho...”
6 – Omens (Presságios)
Ao
acordar no outro dia, Jonathan percebe muitas coisas estranhas acontecendo nos
arredores da mansão. O sino da igreja estava tocando, mas não havia ninguém
nela; as flores do jardim estavam morrendo; e um berço vazio apareceu do nada,
balançando no ar...
"Mirian,
venha cá e veja o que eu encontrei
Está
se movendo
Um
berço vazio balançando no ar
Eu
não trouxe isto aqui, foi você?"
7 – Possession (Possessão)
Mirian
está grávida. Mas não é uma gravidez normal, pois sua barriga não para de
crescer, e ela está sendo devorada viva por dentro. Jonathan LaFey entra em
desespero e se lembra do que seu avô lhe dissera. Ela está possuída...
“Falando
em línguas diferentes
Mirian
estava sendo devorada por dentro
Novamente
ela disse
‘Eu
estou tendo o seu bebê meu amor, amor’
Mas
não era amor, oh não
Ela
estava possuída, possuída...”
8 – Abigail
Finalmente,
Abigail se revela, controlando a mente e o corpo de Mirian, e começa uma
discussão com Jonathan. Jonathan pretende chamar um padre para praticar um
exorcismo, e nesse exato momento, Mirian volta a si, pedindo para que ele a
jogue escada abaixo, pois é o único jeito de impedir o renascimento de Abigail.
"Oh
Jonathan, sou eu Mirian
Nosso
tempo acabou
Lembre-se
dos degraus, é o único jeito"...
9 – Black Horsemen (Cavaleiros Negros)
Quando
Jonathan ia jogá-la pela escada, ele se distraiu com uma estrela, e Abigail
voltou a dominar o corpo de Mirian, empurrando-o pela escada. Jonathan morre na
queda, e Mirian começa a dar a luz à Abigail. Ela não resiste e morre no parto.
“A
dor do parto foi tão forte
Que
Miriam veio a falecer
Seu
olhar final era um par de olhos amarelos
Você
ainda a pode ouvir gritando
Se
Você andar pelas escadarias em Julho”
Os
7 cavaleiros negros chegam a mansão, e encontram Abigail no sarcófago em que
fora mumificada, comendo, possivelmente, os restos mortais de Mirian. Eles
capturam o bebê e a levam para uma capela na floresta, onde eles farão o ritual
que acabará de uma vez por todas com o espírito maligno. Essa parte é contada
na primeira música do disco, “Funeral”.
Fim.
KING
DIAMOND possui outros discos conceituais, mas nenhum ainda superou ABIGAIL em
perfeição e terror.
Matéria proveniente dos blogs:
*Big Roger Theory
*Carnival Diablos
Matéria proveniente dos blogs:
*Big Roger Theory
*Carnival Diablos
Nenhum comentário:
Postar um comentário