terça-feira, 23 de outubro de 2012

LITERATURA E PINTURA (de Bosco Silva)



Uma das supremas qualidades da literatura para mim é, sem dúvida, o poder de criar situações ou personagens que nunca existiram, mas que pelo fato de obedecer a leis físicas pode existir no presente, no passado ou no futuro; e mesmo que ela não obedeça a tais leis, poderá ser interpretada de forma simbólica, metafórica, podendo novamente se adequar a realidade. Por isso podemos ver em muitos escritores, antecipadores de realidades futuras. Esta característica é também compartilhada com a arte da pintura: o artista põe na tela impressões que em seu conjunto não existem, mas que passa a existir como possibilidade; sua arte lhe torna um criador, como um deus que passa dar existência a algo que então não existia. E podemos ver esta ideia estampada nas obras de artistas maravilhosos, em que a ideia se confunde com o real, tanto que se torna, à primeira vista, extremamente difícil de diferenciá-las.
Abaixo, alguns bons exemplos disso.
O forte de Steve Hanks é a representação da luz em suas telas, muitas vezes presente através do reflexo da água.



É maravilhoso imaginar uma paisagem que alguém jamais havia visto, e torná-la visível para outros!




Já Robin Eley explora o contraste com a luz por meio da representação de plásticos em suas pinturas extremamente realistas.




Nossa, como essas pinturas são reais! São tão realistas quanto fotos!





Robin Eley (acima) deve se sentir como um deus após o sétimo dia de criação, contemplando sua obra.
Outro artista maravilhosos é Lee Price, que possui um tema incomum, gosta de retratar pessoas vistas de um ângulo acima delas, dedicando-se a prazerosos momentos da gula.






Um comentário:

  1. Essa fusão de elementos perceptivos diferentes, e até antagônicos, em um só blog, é uma proposta muito interessante. Dá para captar uma coisa nova vindo de suas antenas. Só sinto falta de vocês falarem mais da realidade de Belém do Pará. Tirando o Círio. Como é lugar, culturalmente?

    Marisa, Jundiaí.

    ResponderExcluir